Aviso aos navegantes deste blog

Prezados amigos, estive internado em hospital,em caráter de emergência,entre 04 de julho e 26 de julho de 2010.Durante esse período,fiquei impossibilitado de atualizar este tão querido blog. Além do mais,ao regressar à minha residência constatei que o meu PC também não estava funcionando a contento.Somente depois de sanados todos os problemas do computador, poderei ler as inúmeras mensagens recebidas e respondê-las.Meu estado de saúde melhora a todo momento, mas permaneço sendo submetido a hemodiálise , às 3as, 5as e sábados, por períodos de 4 horas.Procurarei mantê-los informados. Ótimas Notícias: 1.Depois de longo período inativo, nosso computador já está recuperado!!! 2.Apesar desse longo período de inatividade, o blog www.esperantoforadatoca.blogspot.com foi incluído no rol dos concorrentes que estão participando do concurso TopBlog2010,na categoria COMUNICAÇÃO( pessoal). Detalhe: na lista, em ordem alfabética, dos selecionados,procurar dentre os que começam com as letras "www". Prazo para votação :O período de votação do SEGUNDO TURNO pelo Júri Popular (Internauta) e avaliação pelo Júri Acadêmico é do dia 10/10/2010, às 02:00am até 10/11/2010, às 11:55pm horário de Brasília. Abraços do amigo de sempre Fernando J G Marinho

domingo, 25 de junho de 2006

ESPERANTO FORA DA TOCA


Para início de conversa, deixo aqui minha primeira sugestão: abertura do arquivo www.npoint.com.br/sementeira/asestrelasdomar.pps (É bem possível que essa apresentação faça com que você reconheça que o esperanto não é uma utopia).

ENATED- I Encontro Nacional de Tutores de Educação a Distância (“Inconferência” on-line, 10 a 21 de julho de 2006).

Não me lembro como descobri o sítio
www.vivenciapedagogica.com.br. Só sei que acabei me cadastrando como usuário do mesmo em 18 de abril 2006. Para quem se interessa por educação de um modo geral e por educação a distância, em particular, afirmo tratar-se de algo extremamente interessante. Merece ser visitado. Quanta informação atualizada!

Em 2002 tomei conhecimento da existência de um recurso pedagógico, considerado verdadeiro “ovo-de-Colombo”
:” WebQuest” . Esse recurso é devidamente explorado nas páginas de “Vivência Pedagógica”. Estimulado por tal tipo de leitura, vislumbrei a possibilidade de dar prosseguimento ao projeto de criação de uma “WebQuest” destinada a despertar o interesse de educadores e de educandos de todos os níveis, por uma análise isenta de preconceitos a respeito da importância da adoção de uma língua neutra internacional (Querendo saber mais a respeito do andamento do projeto interrompido,visite a página www.npoint.com.br/sementeira/projetowebquest.html .) Assim como acontece com o esperanto, WebQuest é, também, assunto que deveria ser conhecido por um número infinitamente maior de pessoas. O dito popular “uma mão lava a outra” expressa exatamente o que considero viável: difundir o esperanto no meio educacional, utilizando a metodologia preconizada por Bernie Dodge e tornar essa metodologia mais valorizada do que já é, pelo enriquecimento e diversificação do repertório de temas que constituem os sítios em formato WebQuest.

Ao examinar as mais recentes novidades publicadas nos boletins informativos do portal “Vivência Pedagógica”, tomo conhecimento da notícia da realização do I Encontro Nacional de Tutores de Educação a Distância ( “Inconferência” on-line, 10 a 21 de julho de 2006). A página nos fornece os indispensáveis esclarecimentos para que não hesitemos em participar desse interessantíssimo encontro. Meu primeiro impulso, após a leitura dessa página, foi o de efetivar minha inscrição como participante do encontro e, posteriormente, de acordo com o calendário previsto, propor a discussão do tema “Divulgação do esperanto no meio educacional” , ciente de que estaria assumindo a responsabilidade de “dinamizar e conduzir a discussão desse tema no espaço virtual e no período que a comissão organizadora atribuísse para esse fim”. Infelizmente, acometido de inesperada pneumonia, fiquei impedido de realizar em tempo útil a preparação adequada para a condução dos debates sobre o tema que seria proposto. Entretanto, nada impediu que me inscrevesse como simples participante do evento. Dentre as iniciativas que pretendia tomar estava a criação e divulgação deste blog, com a antecedência necessária para que esperantistas freqüentadores das nossas listas de discussões também viessem a se interessar pelo ENATED , enriquecendo com suas contribuições os debates sobre o tema em questão. Nem tudo acontece como gostaríamos que ocorresse, mas...
Oportunamente, tentarei fornecer mais notícias sobre o andamento do encontro que aguardo com ansiedade.
Até breve!
Fernando J G Marinho