Aviso aos navegantes deste blog

Prezados amigos, estive internado em hospital,em caráter de emergência,entre 04 de julho e 26 de julho de 2010.Durante esse período,fiquei impossibilitado de atualizar este tão querido blog. Além do mais,ao regressar à minha residência constatei que o meu PC também não estava funcionando a contento.Somente depois de sanados todos os problemas do computador, poderei ler as inúmeras mensagens recebidas e respondê-las.Meu estado de saúde melhora a todo momento, mas permaneço sendo submetido a hemodiálise , às 3as, 5as e sábados, por períodos de 4 horas.Procurarei mantê-los informados. Ótimas Notícias: 1.Depois de longo período inativo, nosso computador já está recuperado!!! 2.Apesar desse longo período de inatividade, o blog www.esperantoforadatoca.blogspot.com foi incluído no rol dos concorrentes que estão participando do concurso TopBlog2010,na categoria COMUNICAÇÃO( pessoal). Detalhe: na lista, em ordem alfabética, dos selecionados,procurar dentre os que começam com as letras "www". Prazo para votação :O período de votação do SEGUNDO TURNO pelo Júri Popular (Internauta) e avaliação pelo Júri Acadêmico é do dia 10/10/2010, às 02:00am até 10/11/2010, às 11:55pm horário de Brasília. Abraços do amigo de sempre Fernando J G Marinho

quarta-feira, 20 de setembro de 2006

Esperanto no portal da enciclopédia livre

Para ter uma visão bem ampla do que realmente é o esperanto, não deixe de fazer uma visita ao portal " WIKIPÉDIA- A enciclopédia livre (http://pt.wikipedia.org/wiki/Esperanto)

terça-feira, 12 de setembro de 2006

VALE A PENA CONTAR AQUI NESTE "BLOG"?

As duas mensagens abaixo transcritas foram extraídas de uma lista de debates ,bastante conhecida no meio esperantista brasileiro, denominada EKi(http://www.monda.org/eki).
Achamos extremamente oportuna a indagação do co-idealista Emílio Cid , incansável batalhador pela divulgação do esperanto: "Vamos sair da toca pessoal ???".
Fernando J G Marinho

Mensagem: 2
Data: Mon, 11 Sep 2006 19:37:49 -0300

De: "Emilio Cid"
Assunto: Vale a pena contar aqui na lista ??

Aconteceu aqui em Santos algo que eu não sei se devo contar para vocês, ou omitir como geralmente se faz.
Mas vou contar:
Apareceu aqui um polonês que fez palestras EM ESPERANTO em um congresso na universidade Sta. Cecília.
Ele fez 3 palestras, sempre com um tradutor e ainda uma oficina sobre Esperanto na Educação.
A platéia era grande, com cerca de 300 pessoas vindas de todo pais. Ele foi a grande atração do congresso, seu nome Prof. Dr. Przemyslaw Grybowski. Alem de ser uma autoridade em pedagogia, ele é super-hiper carismático. Muitos ficaram interessados em aprender Esperanto por causa dele.
O principal palestrante, a grande atração estrangeira do congresso, usava apenas o Esperanto, com tradução simultânea de Clovis Alves Fortes (de MG). Isso mostrou o Esperanto como língua realmente funcional, útil e muito atraente.
Antes de passar em Santos, o Pshemek (apelido) passou nas cidades de SP, Uberlândia,Catalão, Ceres, Paracatu,Cristalina,
Goiânia,Brasília,BH,Campo Grande,Taguatinga, entre outras.
Eu fico me perguntando, por que NINGUÉM dessas cidades comentou NADA sobre a passagem dele aqui no Brasil ?
Será que isso não importa ? Eu somente fiquei sabendo dele porque a Super-Mima me mandou uma mensagem particular.
Se acontece algo em sua cidade, é MUITO IMPORTANTE PARA O MOVIMENTO avisar na lista com antecedência e depois mostrar fotos, escrever um sucinto relatório com conclusões, análises, críticas e elogios. Como o futuro jornalista Adonis já comentou, isso é muito importante.
Se algo acontece em Santos e eu não falo nada, vocês ficam pensando que NADA aconteceu em Santos. Se algo acontece em Varginha e ninguém fala nada, todos ficam pensando que nada aconteceu em Varginha. E assim fica-se com a impressão de nada aconteceu em lugar algum. Isso leva muito desânimo para quem está no movimento.
Se acontece algo de legal em Mirandópolis e que deu certo, se eu ficar sabendo, eu posso copiar aqui em Santos. Se tem algo que deu errado, eu posso evitar.
INFORMAÇÃO é vital ao nosso movimento.
-------------------------
Por causa da Mima, fiquei sabendo da vinda o Polonês aqui para minha cidade.. Tentei contatá-lo diretamente por e-mail e também a direção do congresso, mas não obtive resposta. Os esperantistas que organizaram a vinda dele, tampouco se lembraram de entrar em contato com o nosso grupo Esperantista daqui. Muito menos fui convidado para o congresso, nem que para um breve contato pelo Esperanto.
Mas não teve problema. Peguei minha cara de pau e entrei no congresso sem crachá mesmo. Felizmente ninguém me barrou. Quando perguntei pelo polonês que fala esperanto, logo me perguntaram se eu falava também, e onde poderiam aprender a língua.
Tive uma sorte incrível e achei o polonês. Com minha cara de pau me apresentei. Esperava um europeu frio, encontrei um jovem Prof. Dr. muito aberto e simpático. Consegui filmar uma conversa com ele, e dentro de 2 dias mostro para vocês.
Infelizmente por falta desse contato anterior, o Pshemek não pode dar informações precisas sobre onde aprender Esperanto na Baixada Santista, passou apenas os cursos da internet. Poderíamos montar uma turma extra para aproveitar esse entusiasmo, mas infelizmente por FALTA DE COMUNICAÇÃO isso não aconteceu.
Por favor, sigam o exemplo do Sartorato e outros poucos que contam tudo o que acontece.
Bom, o Pshemek agora esta em SP e irá para Campo Grande, se você quiser entrar em contato com ele, me escreva que eu passo seu endereço em particular.
Vamos sair da toca pessoal ???
Emilio
[Esta mensagem continha anexos]

Mensagem: 5
Data: Mon, 11 Sep 2006 23:55:21 -0300
De: pnascentes
Assunto: Re: Vale a pena contar aqui na lista? Prof. Dr. Przemyslaw Grybowski
Caro Emílio,
Dou a mão à palmatória, como dizia vovó. E trato de aprender a lição.
Também tive o prazer, de repente, não mais que de repente, de conhecer o
Prof. Dr. Przemyslaw Grybowski. Também imaginei um europeu frio e encontrei
um jovem Prof. Dr. muito aberto e simpático. E também fui a ele apresentado
pela Super-MiMa. E pude filmar uma classe dele com jovens adolescentes do
Educandário espírita Lázaro Zamenhof, em Sobradinho, próximo a Brasília.
Gravei uma animada e excelente entrevista com ele para nosso programa na
União Planetária, "Esperanto Instrumento de uma Globalização Solidária".
Como não poderia deixar de ser, para minha alegria, gravei também uma
entrevista com a Neusa Priscotin Mendes, a MiMa. Assim que as pudermos
editar, irão ao ar.
Bom, agora acabei contando. Também conto a honra que tive de fazer palestra,
dia 1 de setembro último, na sala Oficina das Idéias, ocorrida na Feira do
Livro de Brasília, como parte da programação da barraca conjunta
BEL/Associação Brasiliense de Esperanto/Taguatinga Esperanto-Klubo. O tema
foi "Mudança de Paradigma na Comunicação Internacional - o Esperanto".. Na
ocasião o afinado grupo musical Nova Era, de Brazlândia, apresentou três
músicas em esperanto. Integram o grupo os esperantistas Amélia, Shirlene,
Adair, Estácio, entre outros.
Informis: Paulo Nascentes





________________________________________________________________________