Aviso aos navegantes deste blog

Prezados amigos, estive internado em hospital,em caráter de emergência,entre 04 de julho e 26 de julho de 2010.Durante esse período,fiquei impossibilitado de atualizar este tão querido blog. Além do mais,ao regressar à minha residência constatei que o meu PC também não estava funcionando a contento.Somente depois de sanados todos os problemas do computador, poderei ler as inúmeras mensagens recebidas e respondê-las.Meu estado de saúde melhora a todo momento, mas permaneço sendo submetido a hemodiálise , às 3as, 5as e sábados, por períodos de 4 horas.Procurarei mantê-los informados. Ótimas Notícias: 1.Depois de longo período inativo, nosso computador já está recuperado!!! 2.Apesar desse longo período de inatividade, o blog www.esperantoforadatoca.blogspot.com foi incluído no rol dos concorrentes que estão participando do concurso TopBlog2010,na categoria COMUNICAÇÃO( pessoal). Detalhe: na lista, em ordem alfabética, dos selecionados,procurar dentre os que começam com as letras "www". Prazo para votação :O período de votação do SEGUNDO TURNO pelo Júri Popular (Internauta) e avaliação pelo Júri Acadêmico é do dia 10/10/2010, às 02:00am até 10/11/2010, às 11:55pm horário de Brasília. Abraços do amigo de sempre Fernando J G Marinho

quarta-feira, 23 de abril de 2008

HOMENAGEM AO RADIALISTA FABIANO HENRIQUE


HOMENAGEM DO BLOG "ESPERANTO FORA DA TOCA" AO JOVEM IDEALISTA FABIANO HENRIQUE PELO MUITO QUE TEM FEITO EM PROL DA DIVULGAÇÃO DO ESPERANTO.

Por mais modesto que seja, nosso amigo Fabiano não consegue trabalhar em silêncio . Aqui está ele, nos estúdios da Radio Clube Itaboraí,falando tudo que sabe, ouve e lê a respeito da língua neutra internacional.
Parabéns, amigão!

Noticiário Esperantista (semana de 20 a 26/04/2008)

Fabiano Henrique


Rádio Internacional da China discute a situação do Tibet em esperanto

A Rádio Internacional da China promoverá um debate acerca da situação do Tibet. O programa terá duas horas de duração e será transmitido na próxima sexta-feira, dia 25. Especialistas em geopolítica irão responder aos ouvintes em diversas línguas, inclusive em esperanto. A página da Rádio Internacional da China encontra-se no endereço http://esperanto.cri.cn .

Rio promove treinamento para professores de esperanto

A Confraternização Esperantista da Zona Oeste (EKOR) promoverá o XI Treinamento de Instrutores da Língua Internacional Neutra. O tema das atividades é Planejamento de Aulas de Esperanto: Elaboração e Aplicação. O evento acontecerá no próximo domingo, dia 27, das 9h ãs 17h, na sede do Sindicato Rural, na Estrada do Monteiro, 643, em Campo Grande, no Rio de Janeiro.

Centenário da UEA é festejado na Itália

O centenário de Associação Universal de Esperanto foi comemorado na Itália. No último dia 5, o Centro Esperantista de Turim e a Federação Italiana de Esperanto promoveram uma reunião comemorativa. Compareceram autoridades locais, lingüistas e personalidades ligadas à difusão da língua internacional neutra. O ponto alto do evento foi o discurso do professor Renato Corsetti, atual presidente da Federação Italiana de Esperanto.

Imprensa divulga chegada de esperantista alemão a Fortaleza

O jornal O Povo, de Fortaleza, publicou notícia sobre a visita do economista alemão Michael Cuvik ao Ceará. O texto destaca o fato de o visitante ser esperantista, além de ter sido um dos idealizadores do euro. Ao final, menciona-se a realização do Congresso Brasileiro de Esperanto na capital cearense, a ocorrer em julho deste ano. A matéria foi publicada na edição do dia 16 deste mês. O jornal O Povo foi criado pelo jornalista Demócrito Rocha, um dos mais renomados esperantistas do Nordeste brasileiro, no início do século XX.

Esperantistas promovem visita ao Corcovado

O movimento esperantista carioca realizará um passeio ao Corcovado. A atividade está marcada para o próximo sábado, dia 26 de abril. O grupo irá partir da Praça da Estrada das Paineiras. A concentração está marcada para as 9h. Segundo o professor Evandro Caboclo, haverá distribuição de panfletos e brindes relativos ao esperanto.

Esperanto vai movimentar o Alentejo

No próximo sábado, dia 26, acontecerá uma reunião cultural na cidade portuguesa de Estremoz. O local do evento será o Até Jazz Café, onde, a partir das três da tarde, será apresentada ao público a revista La Karavelo. Aos visitantes será dada a palavra, para que façam perguntas gerais sobre o esperanto. Estremoz é um município com cerca de 8 mil habitantes, situado na região de Évora. É conhecido internacionalmente pelas suas jazidas de mármore branco.

sexta-feira, 18 de abril de 2008

Jornal O POVO de Fortaleza destaca visita de esperantista alemão e sua ligação com o esperanto

O saite do jornal O Povo, de Fortaleza, publicou notícia sobre a visita do economista Michael Cuvik a Fortaleza, destacando o fato de ele ser esperantista. Leia abaixo a notícia na íntegra:

Economista alemão visita Fortaleza
16/04/2008 00:24
A língua internacional, neutra e auxiliar, que congrega nações do mundo inteiro, o esperanto, trouxe ao Brasil o economista alemão Michael Cuvik - um dos idealizadores do euro na Europa.
No Ceará nos últimos dois dias, Michael visitou, junto a sete esperantistas vindo de países como Bélgica e Holanda, O Náutico Atlético Clube, para uma palestra sobre o esperanto. "O esperanto é um instrumento para melhorar a comunicação entre povos de línguas, culturas e religiões diferentes", disse o economista, que estará nos próximos dias no Amazonas, no Distrito Federal e em Goiás. O contato de Michael com o esperanto, que foi criado em 1887 pelo polonês Ludovico Zamenhof, começou durante a formação da União Européia, época em que iniciou o trabalho de convencimento sobre a necessidade de criação de uma moeda comum que unificasse e fortalecesse a economia da Europa. "Hoje, o euro não é apenas um sucesso, mas uma verdadeira necessidade. Sem a unificação da moeda, hoje teríamos um verdadeiro caos na Europa com a crise do dólar. Essa crise não nos atinge porque o euro criou um muro contra a crise. Hoje temos uma moeda forte", destacou. "Tanto a União Européia, quanto o euro e o esperanto são elementos que unificam, e, hoje o esperanto é uma realidade", disse o esperantista, que trabalha a língua auxiliar nos países os quais visita com o mesmo propósito que idealizou a criação de uma moeda única na Europa. "Hoje existem 24 línguas oficiais na Europa. É uma babel. A prática do esperanto facilitaria a comunicação entre essas nações, assim como o euro facilitou o fortalecimento da economia na Europa", frisou. " O esperanto deve ser trabalhado dessa forma, como língua auxiliar que não discrimina". (Érica Azevedo)


SERVIÇO
Nos dias 12 a 16 de julho, Fortaleza sediará o 43° Congresso Brasileiro de Esperanto, e ainda o 28° Congresso Brasileiro da Juventude Esperantista e do 7° Congressinho Infantil de Esperanto.
O saite do jornal O Povo é o seguinte:
http://www.opovo.com.br/opovo/ fortaleza/ 781290.html
Fonte da informação: Google
Aloísio Sartorato
Rio/Brazilo


"Toda a sua vida, todos os seus estudos foram em busca da linguagem única que o Universo falava. Primeiro havia se interessado por Esperanto, depois por religiões e, finalmente por Alquimia. Sabia falar Esperanto, entendia perfeitamente as diversas religiões, mas ainda não era um Alquimista." (PAULO COELHO, in "O Alquimista")

quarta-feira, 16 de abril de 2008

Noticiário Esperantista (semana de 13 a 19/04/2008)

Fabiano Henrique


Livros de Allan Kardec em esperanto são reeditados

A Federação Espírita Brasileira e a Editora Lorenz estão vendendo o livro Kio Estas Spiritsmo? Trata-se da versão em esperanto de O que é o Espiritismo, de Allan Kardec. A obra foi traduzida pelos catedráticos esperantistas Porto Carreiro Neto e Ismael Gomes Braga. A reedição recebeu capa e projeto gráfico novos. A Federação Espírita Brasileira também relançou La Libro de la Spiritoj (O Livro dos Espíritos).

LBV recria departamento de esperanto

A Legião da Boa Vontade reativou seu Departamento de Esperanto. A instituição se fez presente nos últimos congressos brasileiros do idioma. O site da entidade apresenta também a tradução de todo o seu conteúdo em língua internacional. O portal contém notícias, mensagens e um curso gratuito de esperanto. O endereço é http://www.lbv.org.br/.

Esperantistas lançam revista em Israel

Em tempos de conflitos no Oriente Médio, esperantistas da região apresentam propostas de aproximação. A Liga Israelense de Esperanto lançou o site da revista Israela Esperantisto. Quem não tiver acesso à publicação no formato tradicional, em papel, agora pode ler pela Internet. Segundo o responsável pela revista, o jornalista Sergei Tyrin, foi realizado um trabalho de reformulação completa. Isrela Esperantisto encontra-se no endereço http://www.ie.esperanto.org.il/.

Hotel adota oficialmente o esperanto

O esperanto mais uma vez prova que é viável para aplicações comerciais. A empresa do ramo hoteleiro Picok, sediada na Croácia, publicou um folheto no idioma. O material traz informações turísticas sobre a cidade de Djurdjevaĉ, no nordeste do país. O esperanto aparece ao lado de quatro outras línguas. O movimento esperantista local aprovou a iniciativa.

Historiadores esperantistas reúnem-se novamente

O Professor Michel Clement anunciou, em Paris, o reinício das atividades da Rede Internacional de Historiadores Esperantistas. A entidade tem como objetivos a organização e a catalogação de dados históricos sobre o esperanto.

Esperanto leva a paz ao Afeganistão

O esperanto está sendo ensinado a refugiados afegãos. A Associação Universal de Esperanto leva a efeito o projeto Língua de paz. As atividades consistem em levar auxílio humanitário e o ensino da língua internacional aos refugiados no Irã. As ações concentram-se principalmente na província de Khorasan. O material do curso é preparado pela Liga Iraniana de Professores de Esperanto. Segundo os voluntários, é gratificante recuperar a auto-estima de pessoas oprimidas, tendo o esperanto como instrumento de pacificação.

sábado, 12 de abril de 2008

Noticiário Esperantista (semana de 6 a 12/04/2008)

Noticiário Esperantista (semana de 6 a 12/04/2008)

Fabiano Henrique

Esperantista é convocado para trabalhar nos Jogos Olímpicos

Alheio aos protestos pela emancipação do Tibet, um esperantista inscreveu-se como voluntário para os Jogos Olímpicos de Pequim. Conforme informou o site Libera Folio, Zhong Sheng, de 52 anos, decidiu colaborar na organização do evento. Para tanto, declarou no ato de inscrição que o esperanto é sua língua de trabalho. Autoridades da província de Jiang entraram em contato com o voluntário, que ficou surpreso ao receber a notícia de sua convocação. Zhong Sheng irá trabalhar no local das competições de esgrima. O fato causou grande repercussão na comunidade esperantista chinesa, motivando a criação de uma campanha de divulgação do idioma durante as Olimpíadas.

Congresso Brasileiro de Esperanto é tema de entrevista na Polônia

O esperantista brasileiro Wandemberg Ribeiro Morais foi entrevistado no programa radiofônico Varsovia Vento. O principal assunto da conversa foi o congresso brasileiro de esperanto deste ano. Wandemberg, que é presidente da comissão organizadora do evento, aproveitou a oportunidade para convidar o público ouvinte para visitar a capital cearense, a fim de participar do conclave. A íntegra da entrevista pode ser ouvida no endereço
www.viavento.republika.pl/esperante.htm.

Jornal carioca divulga o esperanto

O jornal O Sol Nascente, do Rio de Janeiro, estampa mensalmente a coluna Esperanto em Marcha. Assinaturas e informações pelo telefone (21) 2404-1791 ou pelo correio eletrônico
osolnasc@uol.com.br.

Heróis invadem revista de esperanto

Foi anunciado o lançamento da edição deste mês da revista Brazilei. O periódico é editado pela seção brasileira da Liga Internacional de Professores de Esperanto. O destaque da capa é a matéria sobre a invasão dos heróis de histórias em quadrinho. Encomendas e informações no endereço www.ileibr.org.

Cidade italiana utiliza oficialmente a língua internacional

Mais uma cidade adota a língua internacional. A Prefeitura Municipal de San Vittore del Lazio, na região central da Itália, anunciou a publicação do site oficial em esperanto. O trabalho de tradução foi realizado pelo esperantista Giuseppe Valente. No portal estão disponíveis informações institucionais, econômicas e culturais sobre a cidade. O endereço é www.prolocosanvittore.it.

Portal divulga jogos e passatempos em esperanto

Um site com jogos e passatempos em esperanto: essa é a proposta do portal Pepere. Desde 2004, mais de 30 mil pessoas acessaram a página, que acabou por se tornar uma comunidade fãs e amigos. São utilizadas 27 línguas, dentre as quais o idioma criado por Zamenhof. O portal está localizado no endereço www.pepere.org.

Coral completa 25 anos divulgando o esperanto

O grupo musical COROUDEB completou 25 anos de atividades. Idealizado pelo comunicador Givanildo Costa, o coral tem como meta divulgar o tríplice ideal Evangelho-Espiritismo-Esperanto. O ponto alto da carreira foi o lançamento do CD La Espero, com canções em português e na língua internacional neutra. A passagem do jubileu de prata foi comemorada no último domingo, dia 6 de abril, no bairro carioca de Padre Miguel. Mais de 100 pessoas compareceram. Diversos artistas do movimento espírita fluminense marcaram presença.