Aviso aos navegantes deste blog

Prezados amigos, estive internado em hospital,em caráter de emergência,entre 04 de julho e 26 de julho de 2010.Durante esse período,fiquei impossibilitado de atualizar este tão querido blog. Além do mais,ao regressar à minha residência constatei que o meu PC também não estava funcionando a contento.Somente depois de sanados todos os problemas do computador, poderei ler as inúmeras mensagens recebidas e respondê-las.Meu estado de saúde melhora a todo momento, mas permaneço sendo submetido a hemodiálise , às 3as, 5as e sábados, por períodos de 4 horas.Procurarei mantê-los informados. Ótimas Notícias: 1.Depois de longo período inativo, nosso computador já está recuperado!!! 2.Apesar desse longo período de inatividade, o blog www.esperantoforadatoca.blogspot.com foi incluído no rol dos concorrentes que estão participando do concurso TopBlog2010,na categoria COMUNICAÇÃO( pessoal). Detalhe: na lista, em ordem alfabética, dos selecionados,procurar dentre os que começam com as letras "www". Prazo para votação :O período de votação do SEGUNDO TURNO pelo Júri Popular (Internauta) e avaliação pelo Júri Acadêmico é do dia 10/10/2010, às 02:00am até 10/11/2010, às 11:55pm horário de Brasília. Abraços do amigo de sempre Fernando J G Marinho

quarta-feira, 30 de setembro de 2009

E OS NOSSOS PROFESSORES E ESTUDANTES? O QUE PENSAM A RESPEITO?

Este não é o título da matéria que publiquei no Diário de Petrópolis de 2 de outubro de 2000. São, isto sim, as indagações que fiz no final do artigo " COMPREENSÃO RECÍPROCA, MAS COMO?", e que permanecem merecendo profunda reflexão.
Dentro de mais algum tempo os alunos do ensino médio, certamente, terão a oportunidade de optar pelo estudo do esperanto. Estarão eles bem informados a respeito das vantagens desse estudo?
Que tal a provocação de um debate, em sala de aula, depois da projeção do arquivo Power Point "As Estrelas-do-mar"
?

segunda-feira, 28 de setembro de 2009

UM POUCO DE HISTÓRIA SOBRE A DIVULGAÇÃO DO ESPERANTO


Em novembro de 1938, satisfazendo o desejo de Ismael Gomes Braga, saudoso
esperantista brasileiro, Caetano Coutinho, prefaciou a obra ESPERANTO MODELO escrevendo NOTAS SOBRE O ESPERANTO NO BRASIL, ATÉ 1906.
Antes de narrar sobre o surgimento dos primeiros adeptos do esperanto em nossa terra, Caetano nos informa como surgiram os catálogos contendo nomes e endereços das primeiras pessoas que aprenderam o esperanto:
"Qual César, exclamando- Alea jacta est, o jovem médico Lazaro Ludoviko Zamenhof, não podendo abandonar a ideia da língua internacional que lhe entrara no corpo e no sangue, atravessou o Rubicão, quando em julho de 1887, publicou à custa própria, pois não encontrara editor, sua primeira brochura- Língua Internacional- Prefácio e manual completo, sob o pseudônimo de Dr.Esperanto. Nesse livro, o nº1 da série, escrito em russo, e nos nºs 2,3 ,4 e 5, logo após publicados, respectivamente, em polonês, francês, alemão e inglês, o Dr. Esperanto incluiu 4 folhas, tendo cada uma 4 promessas de
aprender a língua proposta na brochura, e cujos termos transcrevo por
curiosidade :

PROMESSA- Eu, abaixo assinado, prometo aprender a língua internacional proposta pelo Dr.Esperanto, desde que fique demonstrado que dez milhões de pessoas fizeram publicamente esta mesma promessa.

Assinatura :..............................................................
Nome:................................................................................................
Endereço:.........................................................................................

Estas 16 promessas,depois de preenchidas com o nome e o endereço do portador da brochura e de mais 15 pessoas escolhidas, deveriam ser enviadas ao autor do livro, em Varsóvia. Em 1889 distribuiu o Dr.Zamenhof o primeiro "Adresaro de la personoj, kiuj ellernis la lingvon Esperanto", trazendo esta série I o nome por ordem alfabética e endereço dos primeiros mil esperantistas.............................".

De 1887 até os dias atuais (setembro de 2009) muita coisa mudou! Algumas, para pior, outras , para melhor. O que a internet coloca à nossa disposição para divulgarmos o esperanto é algo que jamais poderíamos ter imaginado há 3 ou 4 décadas. Os recursos existem, resta explorá-los de forma cada vez mais eficiente.Um exemplo gritante é o surgimento do Twitter. Vale a pena conhecê-lo melhor!

Gostaríamos de contar não apenas com o apoio dos esperantistas , mas de todo
visitante deste blog que simpatizar com a ideia da divulgação do esperanto. O que você poderia fazer para torná-lo mais conhedido no meio educacional ? Em postagens pouco mais antigas, há dicas a respeito.

sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Noticiário Esperantista (semana de 20 a 26/09/2009)

Fabiano Henrique

Projeto de lei em favor do esperanto é tema de reportagem

A edição do dia 21 de setembro do jornal Correio Brazilense publicou matéria sobre o esperanto. Com o título A linguagem da esperança, o texto aborda os 150 anos de nascimento do criador do idioma, o médico polaco Lázaro Luís Zamenhof. O jornalista Pablo Rebello fala da Torre de Babel, das tentativas de criação de línguas francas e da situação de dominação lingüística do mundo atual. A reportagem também trata do XII Encontro de Esperanto de Taguatinga. Rebello dá ênfase ao projeto de lei, em trâmite no Senado Federal, em favor do ensino facultativo de esperanto na rede pública de ensino. A íntegra da matéria pode ser lida no endereço https://www.correioweb.com.br/cbonline/cidades/pri_cid_225.htm.

Encontro de esperanto sobre trilhos causa furor

O público asiático terá a oportunidade de participar de um evento esperantista inusitado. Acontecerá na Mongólia, em junho de 2010, o Congresso de Esperanto da Ásia. Da programação do evento consta uma viagem ferroviária. Os participantes devem embarcar no trem trans-siberiano, em Moscou ou São Petersburgo, em direção ao local do congresso, numa viagem prevista para durar entre 10 e 12 dias. A travessia mesma já é considerada um evento à parte. Esperantistas da França, Alemanha e Itália já confirmaram presença. Segundo os organizadores, trata-se da primeira vez que um congresso de esperanto apresenta uma atração em movimento, sobre trilhos.

Associação Gaúcha de Esperanto tem nova diretoria

Foi eleita a nova diretoria da Associação Gaúcha de Esperanto. Reinaldo Zaghetto foi escolhido presidente; Olavo Faustino é o vice. César Dorneles Soares e Marília Marques Rocha são, respectivamente, primeiro e segundo secretários. A Associação Gaúcha de Esperanto está localizada na Rua dos Andradas, 1251 – sala 101, no Centro de Porto Alegre.

Associação Universal de Esperanto envia representante a Cuba

A Associação Universal de Esperanto mandou representante a Cuba. O secretário Clay Magalhães visitou Havana, para iniciar os preparativos do congresso mundial da língua auxiliar neutra em 2010. O emissário reuniu-se com dirigentes do movimento esperantista cubano e vistoriou alguns dos locais onde ocorrerá o evento. A imprensa local deu cobertura à visita. Foi convocada uma entrevista coletiva, para divulgar o congresso junto ao grande público. Detalhes da visita podem ser encontrados no endereço www.esperanto-cuba.org.

Falece esperantista ilustre


Faleceu, no dia 20 de setembro, a esperantista Maria Almada. O passamento aconteceu após meses de internação, em decorrência de um acidente vascular cerebral. O corpo foi sepultado no Cemitério São Paulo. Marija Pozder Almada era viúva de Francisco Almada, com quem se casou em 1962. Nasceu na Hungria, onde aprendeu esperanto. Foi membro da Associação Paulista de Esperanto e membro-honorário da Liga Brasileira de Esperanto.

Mais uma palestra na sede da Associação Esperantista do Rio de Janeiro

Está marcada para o dia 10 de outubro mais uma palestra na sede da Associação Esperantista do Rio de Janeiro. O tema será A Tabela dos Correlativos em Esperanto. O professor Paulo Carvalho fará a preleção. O público carioca terá a oportunidade de assistir ao trabalho apresentado no último congresso brasileiro do idioma, em Juiz de Fora. As atividades estão previstas para começar às 10h30. A Associação Esperantista do Rio de Janeiro está situada na Rua Teófilo Otoni, 135 – sala 302, no Centro da Capital Fluminense.

quinta-feira, 24 de setembro de 2009

TRAMPOLIM...PARA LÍNGUAS




Se você gosta de praticar a leitura de línguas estrangeiras,como inglês, francês, italiano, alemão, holandês e até mesmo grego, sugerimos uma visita ao sítio http://www.freeweb.hu/egalite/salto/index.htm e um simples clique em um dos textos disponíveis na coluna da esquerda.

Mais uma sugestão:Ajude a divulgar o esperanto no meio educacional, enviando para os professores e professoras do seu círculo de amizades uma cópia desta postagem. Clique no ícone que representa um envelope,
logo abaixo , e siga as instruções de remessa.




quarta-feira, 23 de setembro de 2009

PLANO ESTRATÉGICO PARA FAZER PROGREDIR O ENSINO DO ESPERANTO NAS ESCOLAS

O Grupo de Trabalho Internacional para Impulsionar o Ensino de Esperanto nas Escolas *(ALIE) foi fundado no mês de Maio de 2006, com o objectivo de fazer progredir o ensino de Esperanto nas escolas, primeiro na Europa e depois, recorrendo à experiência adquirida, no resto do mundo. Para este objetivo colaboram professores de esperanto e outros especialistas. Todos os membros do grupo de trabalho têm os mesmos direitos, todos são voluntários que trabalham conforme as suas capacidades e talentos. O referido grupo de trabalho não tem presidentes, nem quotizações, nem assalariados. Para efetivar tarefas especializadas formam-se subgrupos específicos coordenados por peritos.

Todos os colaboradores podem modificar o plano estratégico na medida em que tal modificação seja exigida pelas leis, possibilidades e condições do respectivo país. .....................................................................................

* Completados em 16 de fevereiro, 2009.: Até fevereiro de 2009 o nome do Grupo de Trabalho era Grupo de Trabalho Internacional „Lingvolanĉilo” (Trampolim Linguístico). O novo nome é: Grupo de Trabalho Internacional para Impulsionar o Ensino de Esperanto nas Escolas, ou reduzidamente: Internacia Laborgrupo ALIE.

Para saber mais , clique aqui : PLANO ESTRATÉGICO

(fonte: http://egalite.fw.hu)


terça-feira, 22 de setembro de 2009

PENSAR NÃO DÓI

Arthur Golgo Lucas, o idealizador do blog PENSAR NÃO DÓI, gaúcho de Porto Alegre-RS, cidadão do mundo, biólogo, mestre em ecologia, falante de esperanto,..., está pleno de razão ao afirmar que pensar não dói. Os instigantes artigos que escreve, com toda certeza, não provocam dor ,mas prazer.Que tal conferir o que estou dizendo? É só clicar no excelente artigo "Esperanto: a melhor solução para o problema da comunicação internacional"

domingo, 20 de setembro de 2009

UMA VERDADEIRA AULA DE LÓGICA


"ESSÊNCIA E FUTURO DA IDÉIA DE LÍNGUA INTERNACIONAL",uma verdadeira aula de lógica!
Trata-se de um texto lido pelo Sr. Luís de Beaufront, em 1900, no Congresso da ‘Association Française pour l’Avancement des Sciences’.
Para saber um pouco mais sobre este fascinante tema, veja também o que o atual presidente da Liga Brasileira de Esperanto nos ensinou, por ocasião da abertura do 36º Congresso Brasileiro de Esperanto, realizado em julho de 2000, em Petrópolis-RJ.



quarta-feira, 16 de setembro de 2009

ESPERANTO POR LERNEJAJ KLASOJ

Lançado no Brasil e na Europa novo livro didático de esperanto
Informação publicada em detalhes no site da Liga Brasileira de Esperanto

Noticiário Esperantista (semana de 13 a 19/09/2009)


Fabiano Henrique

Esperantistas confirmam presença na Caminhada em Defesa da Liberdade Religiosa

A Associação Esperantista do Rio de Janeiro (AERĴ) participará da Segunda Caminhada em Defesa da Liberdade Religiosa. O evento irá acontecer no dia 20 de setembro, a partir das 10h, na orla de Copacabana. Os manifestantes vão partir do Posto Seis. A diretora Rosa Amatuzo estará no alto do trio elétrico representando a AERĴ. Os demais esperantistas seguirão o cortejo, empunhando bandeiras e faixas alusivas à língua internacional neutra.


LBV lançada nova edição de revista em esperanto

A Legião da Boa Vontade lançou a 65ª edição da revista Bona Volo. A reportagem de capa homenageia a passagem dos 150 anos de nascimento de Lázaro Zamenhof, criador do idioma auxiliar. Receberam destaque a participação da LBV no último Congresso Universal de Esperanto e o artigo sobre a crise econômica mundial. Bona Volo é inteiramente escrita na língua internacional neutra e tem recebido elogio de esperantistas de diversas partes do mundo. A revista pode ser lida gratuitamente pela internet, no endereço http://www.boavontade.com/pdf/BonaVolo/65.pdf.


Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora promove curso de esperanto

O esperanto está entre as disciplinas oferecidas nos Cursos de Extensão do Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora. O prazo de inscrições vai até 28 de setembro. As aulas da língua internacional neutra serão ministradas pela Professora Doutora Maria Nazaré Laroca, aos sábados, a partir das 14h. O período letivo irá de 03/10 a 12/12. Detalhes no endereço http://www.cesjf.br/cesjf/index.asp?cod_pagina=2360&url=2009\setembro\2360.


Santa Catarina recebe livros esperantistas

Foi anunciada pela Assessoria da Comunicação da Cooperativa Cultural dos Esperantistas mais uma remessa de livros de esperanto. Desta feita, a instituição contemplada foi a Biblioteca da Universidade do Planalto Catarinense. Foi enviado um pacote contendo dez obras didáticas e literárias sobre a língua internacional neutra. Desde julho de 2001, mais de mil itens foram doados a 82 entidades brasileiras e 11 estrangeiras. A campanha O Esperanto nas Bibliotecas é coordenada por Aloísio Sartorato e Maria das Graças Carâp.


Esperantistas levam alegria e emoção ao Centro Espírita Leon Denis

Ocorreu, no último domingo, dia 13, o VIII Encontro Esperantista do Centro Espírita Leon Denis. Cerca de cem pessoas dirigiram-se àquela instituição, localizada no bairro de Bento Ribeiro, no subúrbio do Rio de Janeiro. O médico Elmir dos Santos Lima palestrou sobre os 150 anos de nascimento de Lázaro Luís Zamenhof, criador do idioma neutro. Apresentaram-se, no momento de artes, os cantores do Printempo Esperanto-grupo. O atleta Walter Rosa Fontes declamou. Em seguida, houve apresentação teatral. O evento foi encerrado após todos entoarem o hino La Espero. O próximo Encontro Esperantista do Centro Espírita Leon Denis está marcado para o dia 12 de setembro de 2010. O tema será Esperanto: instrumento da paz entre os povos.


Aulas de esperanto de graça na Baixada Santista

O esperanto será ensinado gratuitamente na Baixada Santista. A cantora e professora Sonia Mary Ribeiro irá ministrar as aulas. As atividades terão início no dia 17 de setembro, às 15h. A Casa da Memoria do Instituto Histórico e Cultural de Mongaguá abrigará o curso. A instituição está situada na Rua Brasília Teixeira Seckler, 20, no Centro de Mongaguá (SP). Inscrições e informações pelo telefone 0xx13 3506-2617.


segunda-feira, 14 de setembro de 2009

sábado, 12 de setembro de 2009

Curso de Esperanto na Universidade do Vale de Itajaí

Em mensagem datada de 10.09.2009, Kalyana Oriano Schlickmann, nos informa sobre as atividades do Grupo de Estudos do Esperanto que objetiva, não só, promover o aprendizado do idioma , como também incentivar a discussão em torno da importância dessa língua por ocasião dos debates acadêmicos que dizem respeito às Relações Internacionais.
Na próxima 2ª- feira, 14.09.2009, às 13:00 h, no campus Balneário Camboriú, da UNIVALI (Universidade do Vale de Itajaí), no centro de Estudos Internacionais, terá inicio o Curso de Esperanto de que trata a presente nota.


Campus Balneário Camboriú
5ª Avenida, s/n Bairro dos Municípios - CEP 88330-300 Balneário Camboriú - SC Fone: (47) 3261-1324



Maiores informações poderão ser obtidas visitando o sítio do Centro de Estudos Internacionais da UNIVALI.





quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Nticiário Esperantista (semana de 6 a 12/09/2009)


Fabiano Henrique

Dobradinha esperantista na Meia Maratona do Rio

O movimento esperantista participou da Meia Maratona do Rio de Janeiro. Considerada um dos principais eventos no calendário nacional esportivo, a corrida foi disputada na manhã do último domingo, no Aterro do Flamengo. Os atletas Walter Fontes e Alcione Koritzky formaram a equipe Esperanto. A dupla completou a prova junto, com o tempo de 2h27min. Os quenianos dominaram a prova. Elias Chelimo Kemboi venceu na categoria masculina e Eunice Kirwa, na feminina. Os brasileiros Giomar Pereira da Silva e Marily dos Santos ficaram com a medalha de bronze. Mais de 17 mil pessoas participaram da prova de 21 quilômetros.


Preso o responsável por atentado ao monumento de Zamenhof

A Polícia de Bialystok capturou o responsável pelo atentado à estátua do criador do esperanto. Trata-se de um jovem de 17 anos, cuja identidade não foi revelada. Conforme a Rádio Rio de Janeiro noticiou, o monumento em homenagem a Zamenhof foi atingido por um coquetel Molotov, atirado por um encapuzado, durante o recém-terminado Congresso Universal de Esperanto. Em depoimento prestado em sede policial, o preso não conseguiu explicar o que o teria levado a cometer o delito, lamentando pelo ocorrido. Segundo a imprensa local, o infrator foi detido, sem esboçar resistência, durante a festa de seu aniversário. De acordo com o Código Penal Polonês, a pena máxima para o crime de vandalismo é de cinco anos de detenção. A Polícia investiga ainda se o jovem teve participação em outros atentados acontecidos durante o congresso.


Nota máxima para tese de doutorado sobre o esperanto

A professora Maria Nazaré Laroca defendeu a língua internacional neutra em tese de Doutorado em Estudos Lingüísticos. O trabalho, intitulado O caráter verbo-nominal do aspecto em Esperanto, foi apresentado na Universidade Federal Fluminense, no dia 18 de agosto. A banca examinadora, formada por cinco catedráticos brasileiros e estrangeiros, conferiu nota máxima. Ao final, a professora esperantista foi convidada a ministrar um mini-curso de esperanto durante o Congresso Internacional de Lingüística, a ocorrer em outubro de 2010, em Niterói. Maria Nazaré Laroca tornou-se a mais nova doutora do Curso de Letras do Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora.


Biblioteca mineira recebe livros de esperanto

Mais um pacote de livros de esperanto foi doado a uma instituição pública. Conforme nota divulgada pela Assessoria de Comunicação da Cooperativa Cultural dos Esperantistas, o contemplado da vez foi a Biblioteca Municipal Terezinha de Carvalho Labança, localizada em Justinópolis, em Minas Gerais. Remeteram-se, ao todo, dez obras didáticas e literárias. A iniciativa faz parte da campanha O Esperanto nas Bibliotecas, coordenada por Aloísio Sartorato e Maria das Graças Carâp. Desde julho de 2001, foram doados quase mil livros a 81 entidades brasileiras e 11 estrangeiras.


Sangue novo na juventude esperantista

Após um período de incertezas, a diretoria da Organização Internacional da Juventude Esperantista (TEJO) encontrou um voluntário para atuar no escritório central da entidade. O francês Alexandre Baudry assumirá a vaga na próxima segunda-feira, dia 14. Segundo o site Libera Folio, o processo de seleção foi duas vezes prorrogado, porque os candidatos não atendiam às exigências do cargo.


O show já terminou: músico esperantista deixa o palco da vida

Fecha-se a cortina; apagam-se as luzes. Fim de espetáculo. Faleceu, no dia 6 de setembro, o esperantista Sebastião Formiga. Músico profissional, Tião Formiga, como era mais conhecido, atuou na Orquestra Tabajara e na TV Tupi do Rio de Janeiro. Membro atuante do movimento espírita fluminense, era comum vê-lo tocar clarinete ou saxofone em eventos beneficentes e em visitas a hospitais. Também se apresentava nas festas dos aniversariantes, da Cooperativa Cultural dos Esperantistas. O sepultamento aconteceu na tarde de ontem, no Cemitério Parque da Colina, em Niterói.


Aproxima-se o Encontro de Esperanto do Vale do Paraíba

Está marcado para o dia 20 de setembro o próximo Encontro de Esperanto do Vale do Paraíba. As atividades terão lugar em Caraguatatuba, no litoral norte do Estado de São Paulo. A organização do evento está a cargo do grupo esperantista local, sob a coordenação do médico Mauricio Monken. Entre os destaques estão as participações dos palestrantes David Bianchini e Pedro Cavalheiro. Inscrições e informações no endereço www.easp.org.br.


Encontro esperantista movimentará o Distrito Federal

Está marcado para o dia 20 de setembro o XII Encontro de Esperanto de Taguatinga. O evento terá como tema o sesquicentenário de nascimento de Lázaro Luís Zamenhof, o criador do idioma. A professora Úrsula Grattapaglia irá palestrar sobre o assunto. O encontro é aberto ao público e a entrada será franca. Artistas amadores e profissionais vão apresentar-se. As atividades acontecerão no Auditório dos Pioneiros, localizado no prédio da Administração Regional de Taguatinga, a partir das 9h.


Escolhida a sede do Congresso Universal de Esperanto de 2011

O Congresso Universal de Esperanto de 2011 ocorrerá em Copenhague, na Dinamarca. A decisão foi anunciada pela secretária-geral da Associação Universal de Esperanto (UEA), Bárbara Pietrzak, durante a solenidade de encerramento do congresso deste ano, em Bialystok, na Polônia. Duas cidades candidataram-se: Madri e Copenhague. O conteúdo da decisão era mantido em segredo. A capital dinamarquesa sediará o congresso em 2001, após 36 anos. Os congressistas aplaudiram a novidade.


Dirigente esperantista é vítima de acidente automobilístico

Faleceu, no dia 26 de agosto, o presidente da Associação Venezuelana de Esperanto. Jorge Mosonyi foi vítima de atropelamento em Caracas. O sepultamento aconteceu na tarde do dia 29. Mosonyi lutava pelo esperanto e pelas línguas indígenas da Venezuela.


Equipe de televisão visita fazenda esperantista

A Fazenda Bona Espero foi tema de noticia no programa SBT Repórter. A matéria foi ao ar no dia 26 de agosto. O imóvel está situado em Alto Paraíso, no Estado de Goiás, a 250 km de Brasília. A fazenda-escola esperantista foi apresentada numa reportagem sobre o cerrado e suas maravilhas. Enfatizou-se o ensino do esperanto ministrado às crianças da localidade.

domingo, 6 de setembro de 2009

VIVENDO E APRENDENDO

Você sabe o que é FILOMATIA?
Eu não sabia, até o dia em que visitei a página http://filomatia.wordpress.com/about, do blog CLUBE DOS FILOMÁTICOS, do amigo esperantista Lucas Yassumura.
Já que você está "online" , ou melhor, " konektite", "konektite ligita", "enreta", ou ainda, "interreta" , conforme consta do dicionário de têrmos de computação "Komputeko - prikomputila terminokolekto" (English-Esperanto Computer Dictionary), não deixe de ler o excelente texto "Eu e o esperanto" , de autoria do filomático Lucas.
Comentários a respeito desta ou de qualquer outra das nossas postagens, serão sempre bem-vindos.