Aviso aos navegantes deste blog

Prezados amigos, estive internado em hospital,em caráter de emergência,entre 04 de julho e 26 de julho de 2010.Durante esse período,fiquei impossibilitado de atualizar este tão querido blog. Além do mais,ao regressar à minha residência constatei que o meu PC também não estava funcionando a contento.Somente depois de sanados todos os problemas do computador, poderei ler as inúmeras mensagens recebidas e respondê-las.Meu estado de saúde melhora a todo momento, mas permaneço sendo submetido a hemodiálise , às 3as, 5as e sábados, por períodos de 4 horas.Procurarei mantê-los informados. Ótimas Notícias: 1.Depois de longo período inativo, nosso computador já está recuperado!!! 2.Apesar desse longo período de inatividade, o blog www.esperantoforadatoca.blogspot.com foi incluído no rol dos concorrentes que estão participando do concurso TopBlog2010,na categoria COMUNICAÇÃO( pessoal). Detalhe: na lista, em ordem alfabética, dos selecionados,procurar dentre os que começam com as letras "www". Prazo para votação :O período de votação do SEGUNDO TURNO pelo Júri Popular (Internauta) e avaliação pelo Júri Acadêmico é do dia 10/10/2010, às 02:00am até 10/11/2010, às 11:55pm horário de Brasília. Abraços do amigo de sempre Fernando J G Marinho

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

NOTICIÁRIO ESPERANTISTA(SEMANA DE 17 A 23/10/2010)

Escrito por Fabiano Henrique   
Neide Barros Rego
Neide Barros Rego
relança Ho! Mia Kor'!
Fazenda Bona Espero
Fazenda Bona Espero sofreu recentemente um grande incêndio
Incêndio consome vasta área da Fazenda Bona Espero
Um incêndio de grandes proporções consumiu vasta área da Fazenda Bona Espero, em Goiás. O fogo atingiu a propriedade esperantista no final de setembro. A sede do imóvel não foi atingida. Segundo a diretora da fazenda, Úrsula Grattapaglia, as chamas consumiram cerca de 90 por cento do terreno. Aviões sobrevoaram o local despejando água. A população local ajudou no combate. A comunidade esperantista internacional hipotecou solidariedade. O presidente da Associação Universal de Esperanto, Probal Dasgupta, fez um pronunciamento solicitando auxílio, inclusive financeiro, para a recuperação do local. Apesar do prejuízo ambiental, não há notícias de feridos ou desabrigados.
Esperanto é tema de programa em canal de TV por assinatura
O esperanto foi tema de um programa no canal de notícias CNN. A atração, intitulada Connecting the World, foi ao ar no dia 17 de setembro. A língua internacional neutra foi abordada, juntamente com outros idiomas. O ator William Shatner, astro do filme Incubus, falou de sua experiência ao viver um personagem que falava esperanto. Ao final, discutiu-se o número de falantes da criação de Zamenhof, o que gerou especulações. Esperantistas de todo o mundo assistiram ao especial, aplaudindo a iniciativa.
Cineasta francês produz documentário sobre o esperanto
O cineasta francês Jean-Dominique Gautier está produzindo um documentário sobre o esperanto. O filme tem estréia prevista para março de 2011. A película será exibida na língua internacional neutra e nos seis idiomas de trabalho das Nações Unidas.
Cantora brasileira regrava clássico da poesia esperantista
O clássico poema Ho! Mia Kor!, de Lázaro Luís Zamenhof foi musicado pela cantora Neide Barros Rêgo. A gravação está disponível no site da Cooperativa Cultural dos Esperantistas. Para ouvir ou baixar gratuitamente basta acessar o endereço www.kke.org.br.
Palestra esperantista disponível na internet
O texto da palestra Os intelectuais brasileiros e o esperanto está disponível no site da Cooperativa Cultural dos Esperantistas. O trabalho foi escrito pelo professor Aloísio Sartorato. O texto encontra-se no endereço www.kke.org.br.
Esperanto é tema de programa no rádio francês
O esperanto foi tema de um programa radiofônico na França. A Rádio Vivre FM abriu microfones, durante uma hora, para os esperantistas Aleks K. e FaMo, no dia 29 de setembro. A conversa teve como tema a situação da língua internacional neutra no mundo.
Palestra sobre a filha de Zamenhof disponível na internet
Está disponível, na página da Cooperativa Cultural dos Esperantistas, o texto completo da palestra sobre a vida de Lídia Zamenhof. De autoria de Affonso Soares, o trabalho trata da vida e obra da filha do criador do esperanto. O material foi escrito na língua internacional neutra e se encontra no endereço www.kke.org.br.
Um giro pelo movimento esperantista
  • O escritor norte-americano Joseph Skibell publicou o livro A Curable Romantic, ainda sem versão em português. A obra tem como personagens Lázaro Luís Zamenhof e outros esperantistas ilustres.
  • Em decorrência solicitações do público, o Ministério da Cultura da Croácia anunciou uma subvenção para a liga esperantista local. A verba será destinada a manter e circulação a revista Tempo.
  • O Centro Esperantista Eventoj, da Hungria, iniciou a distribuição de canetas de propaganda do esperanto.
  • Aproximadamente 30 pessoas participaram da reunião anual da Associação de Ferroviários Esperantistas da China.
  • A diretoria da Organização Mundial da Juventude Esperantista procura explicações para o decréscimo de 50 por cento do número de associados, ao longo dos últimos 12 anos.
  • Entre os dias 18 e 21 de novembro, acontecerá em Bratislava, na Eslováquia, a Conferência sobre a Aplicação do Esperanto em Ciência e Tecnologia.
  • A Rádio Rio de Janeiro (AM 1400 kHz) apresenta aos domingos, às 6h45, aulas do Curso de Esperanto.

Um comentário:

Unknown disse...

Olá amigo

Vim agradecer e retribuir seu voto e a confiança. Também acabo de votar e confirmar o mesmo. Obrigada. BOA SORTE.

Bjo