Aviso aos navegantes deste blog

Prezados amigos, estive internado em hospital,em caráter de emergência,entre 04 de julho e 26 de julho de 2010.Durante esse período,fiquei impossibilitado de atualizar este tão querido blog. Além do mais,ao regressar à minha residência constatei que o meu PC também não estava funcionando a contento.Somente depois de sanados todos os problemas do computador, poderei ler as inúmeras mensagens recebidas e respondê-las.Meu estado de saúde melhora a todo momento, mas permaneço sendo submetido a hemodiálise , às 3as, 5as e sábados, por períodos de 4 horas.Procurarei mantê-los informados. Ótimas Notícias: 1.Depois de longo período inativo, nosso computador já está recuperado!!! 2.Apesar desse longo período de inatividade, o blog www.esperantoforadatoca.blogspot.com foi incluído no rol dos concorrentes que estão participando do concurso TopBlog2010,na categoria COMUNICAÇÃO( pessoal). Detalhe: na lista, em ordem alfabética, dos selecionados,procurar dentre os que começam com as letras "www". Prazo para votação :O período de votação do SEGUNDO TURNO pelo Júri Popular (Internauta) e avaliação pelo Júri Acadêmico é do dia 10/10/2010, às 02:00am até 10/11/2010, às 11:55pm horário de Brasília. Abraços do amigo de sempre Fernando J G Marinho

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

O PAI DO " EURO" É UM ESPERANTISTA



(Artigo publicado na revista ESPERANTO, janeiro de 2010, Órgão Oficial da Associação Universal de Esperanto, entidade que mantém relações oficiais com a ONU e UNESCO.)
É pouco conhecido o fato de o criador da palavra " euro", nome da principal unidade de medida monetária da União Europeia, ser o esperantista belga Germain Pirlot, professor de ensino médio de uma escola em Ostendo.
Em carta de 4 de agosto de 1995 Pirlot propôs ao Presidente da Comissão Europeia Jacques Santer que fosse dado o nome "euro" à nova moeda europeia. em carta de 18 de setembro de 1995 Santer agradeceu ao Sr Pirlot pela sugestão ( ref. SG/95/D/86446) e o nome "euro" foi oficialmente aceito por ocasião da Convenção Europeia, realizada em dezembro de 1995, em Madri.
Pirlot durante muitos anos colecionou e publicou regularmente informações sobre opiniões favoráveis ao esperanto emitidas por políticos. Ele também organizou uma campanha de aliciamento a favor do esperanto junto ao Parlamento Europeu. entre 1977 e 1992, Pirlot reuniu e publicou informações sobre cursos de esperanto oficialmente implantados em universidades. Em 2002, reativou esse serviço. Pirlot é membro da AIS( Akademio Internacia de la Sciencoj de San Marino) desde sua fundação ,em 1983. Foi o criador de um prêmio destinado a incentivar a publicação de obras científicas em esperanto.
O euro foi introduzido no dia 1º de janeiro de 1999 como unidade de moeda oficial do então grupo de onze países ( posteriormente 12, pois a Grécia aderiu ao grupo em 2000): a partir dessa data, até 2002 podia-se pagar em euros somente com cartões bancários ou cheques. O euro tornou-se palpável somente a partir de 1º de janeiro de 2002, quando surgiram as notas e moedas.
O euro (EUR, €   ) é a principal unidade monetária da União Europeia: é a única moeda da Áustria, Bélgica, Finlândia, França, Alemanha, Grécia, Espanha, Irlanda, Itália, Chipre, Luxemburgo, Malta, Holanda, Portugal, Eslováquia e Eslovênia , que fazem parte da UME( União Monetária Europeia). Chamamos a este grupo de países de Zona Europeia, Eurogrupo ou Euroland.
O euro também é a principal moeda de algumas nações e " micro-estados" não pertencentes à União Europeia: Andorra, Mônaco, San Marino, Vaticano, Montenegro, Kosovo ( na Sérvia) e  Akrotiri e Dekelia ( no Reino Unido) .
O euro abrange 8 moedas: de 1,2,5,10,20 e 50 centavos, 1 e 2 euros ; e sete notas: de 5,10,20,50,100,200 e 500 euros.
 As notas apresentam figuras de pontes e portais, que são fictícias, mas baseados em 7 estilos diferentes de arquitetura. No verso das moedas há 15 figuras diferentes, sendo uma para cada país.Os países da UME tiveram o direito de escolher os desenhos para o verso de suas respectivas moedas.
O euro tem, pois,  algo em comum com o esperanto  :um esperantista lhe deu o nome. No entanto, há uma diferença: enquanto o euro fez com que desaparecessem as moedas antigas, o esperanto respeita todas as línguas e possibilita contatos interculturais de forma totalmente neutra e democrática.
(Tradução para o português: Fernando J G Marinho)
.

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Noticiário Esperantista (semana de 21 a 27/02/2010)


Fabiano Henrique

Parlamentares indicam entidade esperantista ao Prêmio Nobel da Paz

Oito parlamentares britânicos subscreveram o pedido de candidatura da Associação Universal de Esperanto ao Prêmio Nobel da Paz 2010. De acordo com a agência noticiosa Eventoj, trata-se de políticos de renome no Reino Unido. Há elementos de todas as correntes partidárias, como liberais, conservadores e trabalhistas. A proposta foi aceita com simpatia pelo movimento esperantista britânico.

Mais espaço para o esperanto em grande emissora de rádio

A Rádio Havana dará mais espaço ao esperanto. Nota publicada na última semana pela Associação Esperantista Cubana dá conta de que a emissora decidiu transmitir diariamente em língua internacional. As emissões vão ocorrer no período do Congresso Universal de Esperanto, entre 17 e 24 de julho. Os programas terão a duração de meia hora e serão irradiados em ondas curtas. A direção da Rádio Havana declarou ainda que montará um estande no local do evento, a fim de divulgar as atividades da empresa. O movimento esperantista local não só aprovou a idéia, como está divulgando a novidade em todo o mundo.

Esperantistas africanos lançam CD

A gravadora Vinilkosmo anunciou o lançamento da coletânea Afrika Kompilo. O CD contém 18 faixas, interpretadas pelos artistas mais representativos do movimento esperantista africano. O cantor JoMo prestigiou o disco ao participar de gravações com o cantor de reggae Mayoma. Segundo comunicado de imprensa divulgado pela empresa, o projeto somente foi concretizado com a colaboração voluntária de técnicos de som, músicos, produtores e gráficos da França, Alemanha, Espanha e Congo. O público pode baixar gratuitamente algumas canções pelo endereço www.vinilkosmo-mp3.com.

Grupo esperantista carioca prepara volta às aulas

O ano letivo do Esperanto-grupo Lázaro Luiz Zamenhof terá início no dia quatro de março. A aula inaugural será ministrada pelo comunicador Givanildo Costa. A atividade está marcada para começar às 18h, nas dependências do Centro Espírita Leon Denis, localizado na Rua Abílio dos Santos, 137, em Bento Ribeiro, no Rio de Janeiro.

Guia de anfitriões esperantistas chega ao mercado

Foi lançada a edição 2010 do Pasporta Servo. O tradicional catálogo de anfitriões esperantistas conta agora com 1450 endereços, em 91 países. França, Alemanha e Brasil ocupam os três primeiros lugares no ranking de hospedeiros. O livro pode ser adquirido pelo site da Associação Universal de Esperanto, em www.uea.org. Outras informações no endereço www.pasportaservo.org.

Pan do esperanto será no Brasil

São Paulo receberá o Congresso Pan-Americano de Esperanto em 2011. A notícia foi confirmada pelo presidente da Associação Paulista de Esperanto, Genildo Coelho. Segundo nota publicada no boletim BEL Informas, já estão sendo feitos contactos com o São Paulo Convention & Visitors Bureau. Os organizadores lançaram apelo à comunidade esperantista paulistana, a fim de conseguir o maior número possível de voluntários para a comissão organizadora. O Congresso Pan-Americano irá acontecer juntamente com o Congresso Brasileiro de Esperanto.

sábado, 20 de fevereiro de 2010

VEJA: OPINIÕES DE PESO SOBRE O ESPERANTO!

Trata-se de um artigo publicado em 06.11.2000, no Diário de Petrópolis (http://migre.me/kEs6), contendo algumas informações que poderão ser úteis para quem estiver disposto a examinar com isenção de preconceitos a importância de uma língua neutra internacional .
Vamos escrever o futuro, ou deixar a situação como está?

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

PORCO NA CABEÇA!

Fernando J. G. Marinho


Um motorista apressado descia determinada serra cheia de curvas. Surge na contramão outro carro em alta velocidade. Enquanto evita o choque, o motorista grita para o que vinha descendo: "-Porco !"
Resposta fulminante: "- Idiota!"
Logo depois da curva, o apressado motorista reconhece o erro de interpretação: cruzando a estrada, um enorme porco colocava em risco os que por ali trafegavam.

Esta é uma conhecida metáfora, usada para ilustrar como estamos sujeitos à influências de inúmeros paradigmas. Por falta de espaço e de competência, não vou me enveredar pelas teorias de Thomas Kuhn e de Fritjof Capra, sobre o tema "paradigmas". Fiquemos em esclarecimento rasteiro: O que levou o apressado motorista a ofender o colega foi a instantânea e involuntária evocação de fatos anteriores que já estavam catalogados para produzirem aquele modelo de reação.
Quando escolhi o título deste artigo, estava querendo criar um outro exemplo de paradigma. O leitor deve ter julgado que o texto trataria de algo relacionado ao "jogo-do-bicho", porque a expressão "porco na cabeça" já está associada, há muito tempo, ao citado jogo. Exemplo de paradigma científico: "o câncer não tem cura". Afirmações deste tipo - principalmente se emitidas por cientistas - criam enormes obstáculos para o êxito do tratamento.

O saudoso Prof. Walter Francini, autor de ESPERANTO SEM PRECONCEITOS, editado pela Associação Paulista de Esperanto (R. Faustolo 124, CEP 05041-000, São Paulo-SP), nos informa que até a idade de trinta e três anos não aceitava o esperanto porque, na universidade que frequentava, um competente professor dizia que artificialismos não vingam no campo linguístico. Nessa interessante obra, ele não só esclarece o que é o esperanto, quais são o seu objetivo e realizações, mas ainda nos mostra que nenhum dos preconceitos contra a língua internacional tem base.

Ao ouvir falar sobre o esperanto, por favor, reduza a velocidade; não se deixe influenciar por paradigmas pseudo-científicos; não se aborreça com a nossa insistência; preste atenção ao interlocutor , pois, provavelmente, ele estará querendo ajudá-lo a encontrar itinerários menos tortuosos, a viajar por caminhos que contenham menos obstáculos, a apreciar melhor as paisagens que as estradas da vida nos oferecem.


E, para terminar, um convite aos leitores internautas: Que tal uma visita ao "site" da Liga Brasileira de Esperanto (http://www.esperanto.org.br)?


(Este artigo foi publicado no Diário de Petrópolis, de 6.6.1999, sob o título "PORCO NA CABEÇA!".
 Veja também:
http://www.npoint.com.br/sementeira/dpartig.html)












quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Noticiário Esperantista (semana de 7 a 13/02/2010)



Fabiano Henrique


Movimento esperantista recupera domínio na Internet

O movimento esperantista recuperou o domínio esperanto.com. O endereço foi comprado por um grupo de samideanos, com a finalidade de criar um novo site de relacionamentos, como Orkut, Facebook, My Space e Twitter. A idéia surgiu após o fim do portal Amikumu, que funcionou durante o ano de 2007, chegando a ter aproximadamente 1700 membros. No novo esperanto.com, o internauta poderá postar fotos, arquivos de áudio, formar grupos e escrever blogs.

Anuncio de pagina inteira comemora aniversario de programa de esperanto

A Rádio Internacional da China comemora intensamente 45 anos de transmissões em língua internacional. A emissora publicou anúncio de página inteira na contracapa da edição de janeiro de revista Esperanto. Da propaganda constam foto da equipe de produtores e locutores, breve histórico e tabela de freqüências e horários das irradiações. Diariamente os apresentadores lêem dezenas de cartas e e-mails de congratulações. O programa em esperanto da Rádio Internacional da China é um dos mais ouvidos no ranking interno da emissora. Milhares de ouvintes, em todo o mundo, acompanham as emissões em ondas curtas e pela internet.

Campo Grande receberá Congresso Brasileiro de Esperanto


Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, será a sede o Congresso Brasileiro de Esperanto deste ano. As atividades acontecerão entre os dias 13 e 16 de julho. O tema central do evento será Avante com os pioneiros. A promoção está a cargo da Sociedade Esperantista do Mato Grosso do Sul. Inscrições e informações no endereço www.esperanto.org.br.

Esperantistas brasileiros premiados no exterior

Dois esperantistas brasileiros foram premiados no exterior. A revista russa La Ondo de Esperanto promoveu o concurso Liro 2009, divulgando os resultados na última semana. A niteroiense Neide Barros Rêgo foi premiada na categoria Poesia Original, com a obra Kial, Florbela?  Elias Antunes, também na mesma categoria, foi laureado com o texto L’Alia.

Liga Internacional de Instrutores de Esperanto tem novo diretor

O venezuelano Leysester Flores Miró foi empossado diretor da seção brasileira da Liga Internacional de Instrutores de Esperanto (ILEI). A notícia foi divulgada na última semana em São Paulo. Leysester Miró é graduado em Filosofia, com pós-graduação em línguas nacionais e estrangeiras. A ILEI tem como objetivo aprimorar o nível do ensino do esperanto.

Lançado novo método de ensino de esperanto

Esperanto para ensino em sala de aula é o novo método elaborado pelo professor Josias Barbosa. Construído segundo as normas da liga internacional de professores do idioma, o livro é ricamente ilustrado. O material é oferecido em dois volumes, além de CD e livro de orientação ao professor. O método segue as normas do Conselho Europeu para o ensino de Línguas. O CD inclui textos introdutórios e dramatização das aulas. Uma pasta com material auxiliar acompanha o conjunto.

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Noticiário Esperantista (semana de 31/01 a 06/02/2010)

Fabiano Henrique
Pan do esperanto virá para o Brasil
Está confirmado: São Paulo receberá o Congresso Pan-Americano de Esperanto em 2011. A notícia foi confirmada pelo presidente da Associação Paulista de Esperanto, Genildo Coelho. Segundo nota publicada no boletim BEL Informas, já estão sendo feitos contactos com o São Paulo Convention & Visitors Bureau. Os organizadores lançaram apelo à comunidade esperantista paulistana, a fim de conseguir o maior número possível de voluntários para a comissão organizadora. O Congresso Pan-Americano irá acontecer juntamente com o Congresso Brasileiro de Esperanto.
Divulgado plano de metas para o esperanto no Brasil
O presidente da Liga Brasileira de Esperanto divulgou o plano de trabalho da instituição para o ano de 2010. As metas foram publicadas na última edição do boletim BEL Informas. Como principais iniciativas, Passini pretende manter a campanha para aumento do número de sócios; editar mais dois números da revista Brazila Esperantisto; manter contatos com políticos, diplomatas e universidades e transmitir o mandato à nova diretoria, em ambiente de harmonia e colaboração.
Novidade no movimento esperantista sul-mato-grossense
O ano começou com novidades para o esperantismo sul-mato-grossense. A Sociedade Esperantista do Mato Grosso do Sul empossou sua nova diretoria. Ataíde Godói é o presidente; Diomedes Ávila é o vice. Compõem o restante do corpo diretivo Vanda Schmitt, Suzana Siscar, Francisco Silva, Eire Ribeiro e Eli Santos. Mato Grosso do Sul será a sede do próximo Congresso Brasileiro de Esperanto, a ocorrer de 13 a 16 de julho deste ano.
Mineiros organizam encontro de esperanto
Está marcado para o dia 30 de maio o próximo Encontro Esperantista do Sul de Minas. As atividades terão lugar em Pouso Alegre. O tema do evento será Esperanto: importante instrumento de comunicação.
Convocação para os esperantistas da Zona Oeste carioca
A diretoria da Confraternização Esperantista da Zona Oeste do Rio de Janeiro anunciou a data da reunião da entidade neste mês. As atividades irão ocorrer no próximo domingo, dia sete, às nove da manhã. O local será o CEIL, situado na Rua Coronel Agostinho, 126-fundos, no Calçadão de Campo Grande.
Eleita a diretoria do Niterói Esperanto Clube
O Niterói Esperanto Clube elegeu e empossou a nova diretoria para o biênio 2010-2012. A presidente é a advogada Graça Eliana Thuler. Rita de Cássia Machado Duarte é a secretária. João Batista Vieira Maia foi eleito tesoureiro. Neide Barros Rêgo manteve-se como Diretora de Cursos. O ex-presidente, Walter Fontes, agora é o novo Diretor Social e de Propaganda. O Niterói Esperanto Clube, a mais antiga instituição esperantista em atividade no Brasil, situa-se na Avenida Amaral Peixoto, 207 – sala 1609, Edifício Albert Sabin, no Centro de Niterói.
Biblioteca alagoana recebe livros de esperanto
A Assessoria de Comunicação da Cooperativa Cultural dos Esperantistas anunciou méis uma remessa de livros a uma instituição pública. Desta feita, a contemplada foi a Biblioteca Municipal Ludovico Soares Medeiros, localizada no município de Nova Lino, em Alagoas. Dez livros foram enviados. A iniciativa insere-se na campanha O Esperanto nas Bibliotecas, coordenada por Aloísio Sartorato e Maria da Graças Carâp. Desde julho de 2001, mais de mil livros foram doados a 91 entidades brasileiras e 12 estrangeiras