Aviso aos navegantes deste blog

Prezados amigos, estive internado em hospital,em caráter de emergência,entre 04 de julho e 26 de julho de 2010.Durante esse período,fiquei impossibilitado de atualizar este tão querido blog. Além do mais,ao regressar à minha residência constatei que o meu PC também não estava funcionando a contento.Somente depois de sanados todos os problemas do computador, poderei ler as inúmeras mensagens recebidas e respondê-las.Meu estado de saúde melhora a todo momento, mas permaneço sendo submetido a hemodiálise , às 3as, 5as e sábados, por períodos de 4 horas.Procurarei mantê-los informados. Ótimas Notícias: 1.Depois de longo período inativo, nosso computador já está recuperado!!! 2.Apesar desse longo período de inatividade, o blog www.esperantoforadatoca.blogspot.com foi incluído no rol dos concorrentes que estão participando do concurso TopBlog2010,na categoria COMUNICAÇÃO( pessoal). Detalhe: na lista, em ordem alfabética, dos selecionados,procurar dentre os que começam com as letras "www". Prazo para votação :O período de votação do SEGUNDO TURNO pelo Júri Popular (Internauta) e avaliação pelo Júri Acadêmico é do dia 10/10/2010, às 02:00am até 10/11/2010, às 11:55pm horário de Brasília. Abraços do amigo de sempre Fernando J G Marinho

terça-feira, 25 de maio de 2010

FAÇA A SUA VIDA VALER A PENA

Como é fantástico este mundo dos internautas! Pena que a nossa capacidade de examinar todas as informações que nos são enviadas é extremamente limitada.
Inúmeras vezes deixamos de prestar a devida atenção à certas mensagens valiosíssimas.
Há pouco, recebi de uma amiga ,como documento anexo, um vídeo de 1 minuto de duração.Achei-o tão bom, que resolvi visitar o site indicado como crédito: http://www.flaviosiqueira.wordpress.com/ . Acabei descobrindo mais um blog extraordinário: "Blog do Flávio Siqueira" . Ficam duas sugestões:
1)Refletir sobre o que temos feito e o que pretendemos fazer de nossas vidas e

2)Reservar um tempinho para conhecer o Blog do Flávio Siqueira.

Obs: É desnecessário lembrar que ajudar na divulgação do esperanto  é também uma forma de fazer a vida valer a pena!


sábado, 22 de maio de 2010

DIVULGAÇÃO DO ESPERANTO ENTRE OS CATÓLICOS

Com prazer, retransmitimos a nensagem abaixo, que nos foi enviada em 21 de maio de 2010 pelo Sr Lauro Mattesson, de Sorocaba-SP:


"Assunto:Esperanto - Site Nação Católica apoiando e divulgando o Esperanto entre os católicos


Bom dia, através desta mensagem venho dar ciência ao site Esperanto fora da Toca sobre a divulgação do esperanto nesse site de relacionamentos para católicos, o Nação Católica, esse site é uma iniciativa da ASJ Associação do Senhor Jesus e Tv Século 21, é como o Orkut, só que direcionado a católicos.
O site hoje conta com 26.628 católicos e 3.183 comunidades, 4 dessas comunidades tem conteúdo esperantista e a segunda língua com mais artigos em blog é o esperanto.
Aproveito também para pedir a todos os católicos esperantistas participarem deste site, pois creio que esse é um modo interessante de desmistificarmos nossa língua.
O endereço do site é: http://www.nacaocatolica.com.br/  "


Complementando a informação acima , sugerimos ainda uma visita ao arquivo "Esperanto e a Igreja Católica" ,"que trata de maneira concisa a história das línguas artificiais, qualidades básicas do Esperanto, relação entre este e a Igreja Católica, também uma história sobre isso e atualidade do movimento esperantista católico".

sexta-feira, 21 de maio de 2010

Encontro Sul-Mineiro de Esperanto( Pouso Alegre-MG,30.05.2010)


Venha participar do próximo SUMIRE
Encontro Sul-Mineiro de Esperanto.

O SUMIRE é um encontro regional de esperanto que acontece todos os anos desde 2005 no mês de junho, esse encontro é reconhecido e conta com o apoio da BEL (Liga Brasileira de Esperanto) e a SEM (Sociedade Esperantista de Minas Gerais),e tem como finalidade a divulgação do idioma transnacional esperanto.
Nesses encontros que são extremamente didáticos são realizadas várias palestras. Esperanto, linguística, arte, viagens, sociedade, música e idiomas são alguns dos temas tratados nessas palestras.
O SUMIRE é aberto para pessoas que nunca tiveram contato com o esperanto, ele tem a finalidade de mostrar a funcionalidade do esperanto para a sociedade.


Informações: www.sudminasa.wordpress.com - www.ekpa.cjb.net
esperanton@gmail.com - garciajozefo@gmail.com - defripp@ig.com.br
Fábio Silva (35) 88158460 e José Garcia (35) 3423-7887

quinta-feira, 20 de maio de 2010

TRADUTORES OU TRAIDORES AUTOMÁTICOS?


Na  4ª capa do "THE COW WENT TO THE SWAMP  - A VACA FOI PRO BREJO", livro bilígue editado pela Record em 1988, de autoria do impagável Millôr Fernandes, com ilustrações de Nani, está escrito:
"Atualmente 1.000.000.000 de pessoas no mundo falam inglês. Este livro o ajudará a falar tão mal quanto 900.000.000 de pessoas."
Agora, com o advento dos tradutores automáticos, ficou mais fácil de realizar os " deveres de casa", do tipo "ponha em português as seguintes frases" e " translate to english the following phrases" , que o autor sugere como exércícios.
Que tal conferir os dois exemplos abaixo, testando com o seu tradutor automático preferido? 
1.Ponha em português a seguinte frase:  " I walked half embananeded with the face and decided to call him to the talkings but he put the mouth in the world, left for the ignorance, and I went through the pipeline."
(solução apresentada pelo Millôr: "Eu andava meio embananado com o cara e resolvi  chamar ele às falas, mas ele botou a boca no mundo, partiu pra ignorância e eu entrei pelo cano."
2.Translate to english the following phrase: " Ela pintou lá em casa, numa boa, mas quando eu dei em cima dela, ela perdeu a esportiva, rodou a baiana e me disse pra tirar o cavalinho da chuva.")
( solução do Millôr : She painted in my house in a good one, but when I gave over her she lost the sportiveness, whirled the old woman from Bahia and told me to take the litle horse out of the rain.")

quarta-feira, 19 de maio de 2010

Noticiário Esperantista (semana de 16 a 22/05/2010)



Fabiano Henrique


Encontro Esperantista da Cidade de São Paulo no domingo

 
Está marcado para o próximo dia 30 o XXII Encontro Esperantista da Cidade de São Paulo. As atividades vão ocorrer das 10h às 17h, na Fábrica do Amanhã, situada na Rua Duarte de Azevedo, 686, nas imediações da estação de metrô de Santana. Haverá palestras, debates, apresentações artísticas e outras atrações. Entre os palestrantes estão Alfredo Aragón, Paulo Sergio Viana e Leysester Miró.



Esperantistas trabalham por uma causa nobre em Niterói

O movimento esperantista participará do Nono Feirão em Prol da Casa Maria de Magdala. O evento está marcado para o próximo domingo, dia 23, das 8h às 18h, nas dependências do Centro Educacional de Niterói, situado na Rua Itaguaí, 173, em Santa Rosa. Os esperantistas montarão uma barraca, onde haverá comercialização de livros e distribuição de material de propaganda. Os recursos obtidos com as vendas serão integralmente repassados para a Casa Maria de Magdala, a fim de cooperar com o tratamento de crianças portadoras do vírus HIV.



Instrumentos são afinados para festival de música esperantista

Entre os dias 13 e 20 de agosto, ocorrerá na França o evento Festo 2010. Trata-se de um festival de música, que reunirá conhecidos artistas do movimento esperantista mundial. Nomes como JoMo, Kajto, Kaj Tiel Plu, La Pafklik e Martin Wiese confirmaram presença. As atividades terão lugar na cidade de Toulouse. A organização está a cargo da Juventude Esperantista Francesa e da gravadora VInilkosmo.


Católicos celebram centenário de instituição esperantista

Cem anos depois, os esperantistas católicos vão realizar um evento em Paris. Entre os dias 27 de junho e três de julho, a Cidade Luz será palco do congresso da IKUE (União Internacional Católico-esperantista). O tema será o centenário da instituição. Haverá homenagens aos pioneiros, palestras, passeios e apresentações artísticas. Detalhes no endereço www.ikue.org.



Professor vai palestrar sobre os pioneiros do esperanto no Brasil

O professor Celso Martis irá palestrar na Cooperativa Cultural dos Esperantistas. O tema da preleção será Os Pioneiros do Movimento Esperantistas Brasileiro. O evento está marcado para começar às 18h. A Cooperativa Cultural dos Esperantistas está situada na Avenida Treze de maio, 47 – sobreloja 208, no Centro do Rio de Janeiro.



Um giro pelo movimento esperantista

• O esperanto começou a ser ensinado a alunos da terceira idade na Universidade de Kiev, na Ucrânia.
• O blog Esperanto Fora da Toca está na disputa entre os melhores sites do gênero.

• Decisões da direção da Rádio Polônia ameaçam novamente o programa em esperanto da emissora.

• A Editora Lorenz lançou a terceira edição do Vocabulário de Bolso Português-Esperanto, do Professor Edgard Machado.

domingo, 16 de maio de 2010

UM BLOG FORA DE SÉRIE : Blog do DeRose !


O grande Claude Piron, inicia o artigo ESPERANTO - UMA JOIA EDUCATIVA DESCONHECIDA afirmando que toda a experiência, todo conhecimento implica numa responsabilidade, e, prossegue dizendo que " aquele que conhece um modo eficaz e barato de facilitar a vida de seus contemporâneos não tem o direito de se calar". A descoberta da existência do Blog do DeRose e particularmente a leitura de alguns dos seus interessantíssimos textos fez com que eu me sentisse na obrigação de divulgar , pelo menos, as informações que ele nos presta através de belíssima entrevista gravada na Europa, pelo jornalista António
Mateus, versando sobre o tema Nossa Cultura.

(Entrevista sobre a Nossa Cultura, gravada na Europa, pelo jornalista António Mateus
sexta-feira, 2 de abril de 2010 | Autor: Daniel Cambría ):

quinta-feira, 13 de maio de 2010

Noticiário Esperantista (semana de 9 a 15/05/2010)


Fabiano Henrique


Blog esperantista entre os melhores Brasil

O blog Esperanto Fora da Toca está na disputa entre os melhores sites do gênero. A página, de responsabilidade do esperantista Fernando Marinho, concorre na categoria Comunicação. Além de informações diversas sobre a língua internacional neutra, a homepage publica semanalmente o noticiário produzido pela equipe de produção do programa Esperanto, a Língua da Fraternidade, da Rádio Rio de Janeiro. Marinho conclama a comunidade esperantista a votar, bastando acessar o endereço http://www.esperantoforadatoca.blogspot.com/ e clicar no ícone Top Blog.

Revista La Lampiro tem novo redator

 
A Associação Paulista de Esperanto anunciou que a revista La Lampiro possui novo redator-chefe. Assumiu o posto o recém-empossado presidente da entidade, o professor José Roberto Tenório. A primeira edição deste ano começou a ser remetida aos assinantes na semana passada. Entre os destaques estão as metas da nova diretoria, a reforma da sede da instituição e artigos redigidos por alguns dos mais renomados esperantistas do país.

 
Palestra sobre neurolingüística na Cooperativa Cultural dos Esperantistas

Foi divulgada a agenda de eventos desta semana da Cooperativa Cultural dos Esperantistas. Na sexta-feira, dia 14, Alexandre Ramos Costa irá palestrar sobre o tema Introdução à Neurolingüística. A atividade começa às 18h. A Cooperativa Cultural dos Esperantistas está situada na Avenida Treze de maio, 47 – sobreloja 208, no Centro do Rio de Janeiro. Detalhes pelo telefone 0xx21 2220-7486.



Novo curso de esperanto em São Paulo

Começa, no próximo sábado, mais um curso de esperanto em São Paulo. Desta feita, as aulas vão ocorrer na Sociedade Espírita Alvorada Cristã, localizada no bairro de Vila Antonieta, na região leste da Capital. As atividades estão marcadas para as quatro da tarde. A Sociedade Espírita Alvorada Cristã está situada na Avenida dos Nacionalistas, 867, São Paulo.


Universidade abre as portas para o esperanto
Foi aberto, na última sexta-feira, dia sete de maio, o Curso de Esperanto da Universidade de Baiyun, na China. Durante a solenidade de abertura, foram lidas mensagens de saudação de organizações esperantistas internacionais. Participaram, além dos universitários, alguns samideanos locais e representantes da universidade. De acordo com o professor Augusto Casquero, a cerimônia foi emocionante, tendo os participantes demonstrado entusiasmo em aprender a língua internacional neutra. Ao final, todos entoaram o hino La Espero.



Um giro pelo movimento esperantista
* O esperanto foi tema de um programa educativo de TV, transmitido pela emissora estatal da Hungria.

* Mais de mil esperantistas já votaram nas eleições para Komitatano A, da Associação Universal de Esperanto. A votação vai até 31 de maio.

* A revista russa La Ondo de Esperanto publicou na internet o programa número 23 da Rádio Esperanto.

* A seção brasileira da Liga Internacional de Professores de Esperanto inaugurou novo site na internet.

terça-feira, 11 de maio de 2010

O VALOR DO CONHECIMENTO

Em artigo pubicado no jornal O GLOBO, de 08 de maio de 2010, sob o curioso título " O BRIG e o FICS", o Senador Cristovam  Buarque  tece interessantíssimos comentários sobre alguns índices estatísticos que caracterizam os países do grupo Brasil,Rússia, Índia e China  e os do grupo Finlândia, Irlanda, Coreia do Sul e Suécia.
O articulista chama a atenção para o fato desse último grupo deter " o principal capital do futuro: o conhecimento" . Concluindo, revela que " Coreia e Irlanda iniciaram suas revoluções há poucas décadas. A situação educacional deles não era melhor do que a brasileira há até poucos anos. Mas eles mostraram que era possível. Pena que seja tão difícil convencer os brasileiros a imaginarem nosso país com educação de qualidade para todos. É por isso que ficamos comemorando o BRIC, ignorando a vantagem discreta do FICS".
Para saber um pouco mais a respeito dos avanços alcançados pela Coreia, no campo da educação, sugerimos uma atenta leitura dos seguintes artigos que abordam a corajosa adoção de de uma reforma ortográfica revolucionária:
" Língua coreana" (fonte: Wikipédia) e "O alfabeto fonético coreano "(artigo publicado no Diário de Petrópolis, em 19 de junho de 1999).

quinta-feira, 6 de maio de 2010

Noticiário Esperantista (semana de 02 a 08/05/2010)

Fabiano Henrique
Movimento esperantista ressurge em Itaboraí
Terá início, no dia oito de maio, a temporada de cursos de esperanto em Itaboraí. As aulas acontecerão aos sábados, a partir das 16h, sob a coordenação do professor João Vicente Machado. A primeira turma será de nível básico. As atividades ocorrerão no Grupo Espírita a Caminho da Luz, localizado na Rua José Carlos Soares, 17 – no bairro de Nancilândia, em Itaboraí.


Ferroviários esperantistas reúnem-se na Bulgária
Entre os dias oito e 15 de maio acontecerá o 62° Congresso de Ferroviários Esperantistas. O evento terá lugar em Sófia, capital da Bulgária. Haverá palestras, debates, apresentações artísticas e passeios. Pela quarta vez os ferroviários esperantistas reúnem-se em solo búlgaro.


Mais uma biblioteca recebe livros de esperanto
A Assessoria de Comunicação da Cooperativa Cultural dos Esperantistas anunciou a remessa de mais um pacote de livros a uma instituição pública. Desta vez, a contemplada foi a biblioteca do Colégio Francisco de Assis, no Rio de Janeiro. Remeteram-se dez obras didáticas e literárias relativas à língua internacional neutra. A iniciativa insere-se na campanha O Esperanto nas Bibliotecas, coordenada por Aloísio Sartorato e Maria das Graças Carâp . Desde julho de 2001, foram doados mais de mil livros a 94 entidades brasileiras e 12 estrangeiras.


Curso de esperanto em Vigário Geral
Começa no dia oito de maio o curso de esperanto em Vigário Geral. As aulas acontecem a partir das sete da noite, sob a coordenação do professor Renan Lira. As atividades ocorrem nas dependências do Centro Espírita Francisco de Paula, situado na Estrada de Vigário Geral, 1414. Apóiam e promovem o curso os serviços de esperanto do XVII Conselho Espírita de Unificação e do CEERJ.


Esperanto em alta no Sul Fluminense
Notícias vindas de Barra Mansa dão conta de que o movimento esperantista local está a pleno vapor. O grupo de esperanto da cidade reúne-se às quartas-feiras para falar a língua internacional neutra e discutir estratégias de divulgação do idioma. Em abril começou o curso básico. O professor Vicente Werneck coordena a roda de conversação. As atividades começam às sete da noite.


Placa divulga o esperanto no Distrito Federal
Foi inaugurada uma placa de propaganda do esperanto no Distrito Federal. A solenidade de descerramento ocorreu no dia 25 de abril, durante o Café da Manhã Esperantista. A peça publicitária está situada defronte ao Edifício Paranoá Center, onde se localiza o Taguatinga Esperanto-klubo, instituição responsável pela iniciativa.
Um giro pelo movimento esperantista
O Grupo Esperantista de Oradea, na Romênia, realiza dois dias de eventos para comemorar o centenário da instituição.
O comunicador Carlos Silva publicou na internet mais uma edição do programa de rádio Planeta Esperanto.
Está em circulação o boletim eletrônico BEL Informas.
O escritor russo Aleksander Korĵenkov lançou o livro Homarano, sobre a vida do criador do esperanto.