
"Zamenhof-um cidadão do mundo" anda viajando por mares nunca dantes navegados!
Vale a pena conhecer o portal da revista e editora LA KARAVELO( http://www.esperantopt.com/portugues.html) , e saber , entre outras coisas, um pouco mais a respeito do excelente documentário "Zamenhof- um cidadão do mundo", elaborado pelo nosso querido coidealista Djalma Pessata .Segundo contrato efetuado com o autor, só a editora LA KARAVELO produz e comercializa este produto fora do Brasil.http://www.esperantopt.com/index_files/Katalogo%201%20(pt).pdf
Quando estavamos encerrando a preparação desta nota, eis que, como assinante que somos da lista "La Karavelo", recebemos a seguinte mensagem do Dr. João José Santos, idealizador da revista e da editora La Karavelo :
Caros amigos:
A primeira edição do DVD "Zamenhof - Um cidadão do mundo" está pronta.A face do disco é impressa directamente por uma impressora própria para essa função, a cores e com bom aspecto. O DVD vai numa caixa plástica negra normal, de 14mm de espessura. A caixa plástica é envolvida por um rótulo a cores que esclarece sobre o conteúdo.O documentário é falado em português do Brasil sem legendas.
100 exemplares aguardam os possíveis clientes de LK.
Segundo o contrato com o autor, Djalma Pessata, só LK venderá este vídeo fora do Brasil,mas LK não o poderá vender para o Brasil. Portanto, residentes no Brasil contactem, por favor,directamente o autor.
Se a venda destes DVDs for muito baixa, LK não terá condições monetárias para continuar a produzir DVDs para si mesmo.
Não será uma bela oferta para um amigo especial? Pense nisso! O preço de lançamento é de 15 euros mais portes. Em 2009, o preço subirá. Baixe o Catálogo de LK e a Nota de Encomenda na página principal do nosso portal:www.esperantopt.com
Associações e grupos recebem um sexto exemplar na compra de cinco exemplares.
Tenho o prazer de informar que Djalma Pessata tornar-se-á colaborador constante de LK desde o próximo número, 0 12.º que está agora a ser produzido. Ele já tem um projecto de colaboração com LK para muitos números.Bem-vindo, Djalma, esperantista brasileiro que começou a aprender esperanto só há 4 anos.De facto, o esperanto é fácil, principalmente para aqueles, como o Djalma, que são trabalhadores e se apaixonam pela língua de Zamenhof.
Com amizade,
Ĝoano

O cantor esperantista argentino Alejandro Cosavella está em plena turnê pela Europa. Ao todo, serão realizadas 26 apresentações e três palestras. A organização da excursão está sob a responsabilidade da revista Eurokka, sob a direção de Floréal Martorell. Os principais shows acontecerão na Bélgica, na Alemanha, na França e na Espanha.
Em Mongaguá, no Estado de São Paulo, funciona o Babilema Lernogrupo de Esperanto. O grupo de alunos é formado por pessoas de várias faixas etárias, num convívio fraterno e harmônico. Os membros se reúnem às quintas e aos domingos, sob a direção de Evanilde Rossi. A entidade é filiada à Associação de Esperanto de São Paulo e está localizada na Rua Almirante Brasil, 178, no bairro de Vera Cruz. Mongaguá situa-se às margens da Rodovia Padre Manoel da Nóbrega , entre Itanhaém e Praia Grande, na Baixada Santista.

O cantor André Leonno divulgará o esperanto no próximo dia 22. A apresentação ocorrerá na Lona Cultural Jacob do Bandolim, em Jacarepaguá, a partir das 20h. O artista irá desfraldar a bandeira do idioma, em pleno palco. Ao mesmo tempo, fará um breve comentário sobre o assunto. André Leonno tornou-se conhecido depois de ter cantado no Programa Raul Gil. Filho de esperantista, o músico costumeiramente faz propaganda do esperanto durantes os shows.
Rádio Rio de Janeiro – AM 1400 kHz
O ex-presidente da Liga Brasileira de Esperanto Fernando Marinho é o responsável pelo blog Esperanto Fora da Toca. O objetivo da página é divulgar as últimas notícias referentes ao idioma, escritas em língua portuguesa. Para Marinho, “sempre é tempo para aprender coisas novas e de repassar para os mais jovens tudo de útil.” O site encontra-se no endereço
Acontecerá, no dia sete de dezembro, o XV Encontro Espírita-Esperantista do Estado do Rio de Janeiro. O tema central é A Língua que veio do céu. Para palestrar sobre assunto foi convidado o médico Paulo Sérgio Viana. As atividades terão início às 9h, com fim previsto para as 17h. O evento terá lugar no Centro Espírita Luz e Caridade, situado na Rua Anspeçada Melo, 38, em Olaria. A organização está a cargo do Serviço de Esperanto do Conselho Espírita do Estado do Rio de Janeiro e do XVII Conselho Espírita de Unificação.

Está marcado para o dia 23 de novembro XIV Encontro Esperantista do Grande Rio. Paralelamente ocorrerá o XXI Encontro Esperantista da Zona Oeste. O tema comum aos dois eventos será o centenário da imigração japonesa. A organização está a cargo da Associação Esperantista do Rio de Janeiro e da Confraternização Esperantista da Zona Oeste. As atividades terão lugar no Clube de Sargentos e Sub-oficiais da Aeronáutica, localizado na Avenida Ernani Cardoso, 183, no bairro de Cascadura.
Entre os dias 20 e 24 deste mês, acontece mais uma edição dos Dias Bíblico-esperantistas em Kloster Nütschau, na região de Travebrück, na Alemanha. O evento tem como objetivo estudar assuntos religiosos em esperanto. A coordenação das atividades está a cargo do padre Bernhard Eichkorn. Outras informações no correio eletrônico 


A comunidade esperantista carioca divulgou o esperanto na Feira de São Cristóvão. A visita ao Centro Municipal Luiz Gonzaga de Tradições Nordestinas aconteceu no último sábado, dia 11 de outubro. O público, ao ser abordado, recebeu panfletos de divulgação do esperanto. Segundo o professor Evandro Caboclo, a visita foi um grande sucesso, merecendo a acolhida do público. Os esperantistas posaram para uma sessão de fotos junto ao monumento em homenagem ao Rei do Baião. A iniciativa fez parte do Projeto Esperanto para o Público.











O esperanto foi tema de matéria no jornal A Voz da Cidade, de Barra Mansa, no sul fluminense. A reportagem foi publicada na edição do dia seis de setembro. O professor Silvio Marcio Camargo Bruno, representante do Nia Espero Esperanto Grupo, divulgou a nova turma do curso básico a ser realizado na sede da instituição. As atividades começaram no dia oito, às 19h. Serão ao todo nove encontros, com carga horária dez horas-aula. O Nia Espero Esperanto Grupo está situado na Rua São Sebastião, 105 - sala 1153, no Centro de Barra Mansa.

A Federação Espírita Brasileira promove estudos doutrinários em esperanto. As atividades acontecem na sede histórica da FEB, no centro do Rio de Janeiro. As aulas, falada integralmente em esperanto, são coordenadas pelos professores Affonso Soares e Ismael de Miranda e Silva.