Associação Universal de Esperanto participa ativamente de fórum organizado pela ONU
A Associação Universal de Esperanto (UEA) participou do III Fórum Social de Direitos Humanos das Nações Unidas. O evento aconteceu entre os dias primeiro e três de setembro, em Genebra, na Suíça. A instituição organizadora do movimento esperantista internacional foi representada pelos co-idealistas Charmian Common, Stefano Keller e Cesco Reale. Em duas oportunidades os membros da UEA intervieram nas discussões. Numa delas, propôs-se que o relatório final do fórum também fosse traduzido para o esperanto. Muitos representantes de países e organizações não-governamentais interessaram-se pelo assunto. Na mais importante intervenção, os esperantistas chamaram a atenção do plenário para a questão dos direitos lingüísticos. A gravação da fala do representante da UEA encontra-se no endereço www.lingvaj-rajtoj.org/eventoj/. Associação Universal de Esperanto mantém relações de colaboração com a ONU.
Jovens divulgam o esperanto nos desfiles do Dia da Independência

Jornal publica reportagem sobre o esperanto

Coreanos comemoram marca de 200 cursos de esperanto
Sul-coreanos comemoram a marca de 200 cursos de esperanto realizados Centro Cultural Esperantista de Seul. A festa aconteceu no dia 30 de agosto. Aproximadamente 120 pessoas participaram dos festejos. A língua internacional neutra é ensinada ininterruptamente há 17 anos naquela entidade. Pelos bancos da escola de esperanto já passaram mais de mil e 400 alunos.
Encontro esperantista vai movimentar o Distrito Federal
Está marcado para o dia 21 de setembro o XI Encontro de Esperanto de Taguatinga. A cidade-satélite do Distrito Federal será o palco do evento, do qual participará o músico cearense Tarcisio Lima. Entre as atrações está confirmado o sorteio de um aparelho de DVD. O encontro começará às 9h, no Prédio da Administração Regional de Taguatinga, situado na Praça do Relógio.
DVD sobre a vida do criador do esperanto chega ao mercado
Esperantistas espíritas reuniram-se em Brasília
Terminou no último domingo, dia sete, o III Encontro Brasileiro de Esperantistas Espíritas. O evento aconteceu em Brasília. O tema das atividades foi A transição da Terra. Personalidades do meio espírita-esperantista marcaram presença. O destaque foi a participação do presidente da Federação Espírita Brasileira (FEB), Nestor Masotti, que prometeu intensificar as ações da instituição que dirige em favor da língua internacional neutra. A palestra principal foi apresentada pelo diretor do Departamento de Esperanto da FEB, Affonso Soares. No próximo ano, o encontro ocorrerá no Rio de Janeiro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário