Fabiano Henrique
Movimento esperantista recupera domínio na Internet
O movimento esperantista recuperou o domínio esperanto.com. O endereço foi comprado por um grupo de samideanos, com a finalidade de criar um novo site de relacionamentos, como Orkut, Facebook, My Space e Twitter. A idéia surgiu após o fim do portal Amikumu, que funcionou durante o ano de 2007, chegando a ter aproximadamente 1700 membros. No novo esperanto.com, o internauta poderá postar fotos, arquivos de áudio, formar grupos e escrever blogs.
Anuncio de pagina inteira comemora aniversario de programa de esperanto
A Rádio Internacional da China comemora intensamente 45 anos de transmissões em língua internacional. A emissora publicou anúncio de página inteira na contracapa da edição de janeiro de revista Esperanto. Da propaganda constam foto da equipe de produtores e locutores, breve histórico e tabela de freqüências e horários das irradiações. Diariamente os apresentadores lêem dezenas de cartas e e-mails de congratulações. O programa em esperanto da Rádio Internacional da China é um dos mais ouvidos no ranking interno da emissora. Milhares de ouvintes, em todo o mundo, acompanham as emissões em ondas curtas e pela internet.
Campo Grande receberá Congresso Brasileiro de Esperanto
Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, será a sede o Congresso Brasileiro de Esperanto deste ano. As atividades acontecerão entre os dias 13 e 16 de julho. O tema central do evento será Avante com os pioneiros. A promoção está a cargo da Sociedade Esperantista do Mato Grosso do Sul. Inscrições e informações no endereço www.esperanto.org.br.
Esperantistas brasileiros premiados no exterior
Dois esperantistas brasileiros foram premiados no exterior. A revista russa La Ondo de Esperanto promoveu o concurso Liro 2009, divulgando os resultados na última semana. A niteroiense Neide Barros Rêgo foi premiada na categoria Poesia Original, com a obra Kial, Florbela? Elias Antunes, também na mesma categoria, foi laureado com o texto L’Alia.
Liga Internacional de Instrutores de Esperanto tem novo diretor
O venezuelano Leysester Flores Miró foi empossado diretor da seção brasileira da Liga Internacional de Instrutores de Esperanto (ILEI). A notícia foi divulgada na última semana em São Paulo. Leysester Miró é graduado em Filosofia, com pós-graduação em línguas nacionais e estrangeiras. A ILEI tem como objetivo aprimorar o nível do ensino do esperanto.
Lançado novo método de ensino de esperanto
Esperanto para ensino em sala de aula é o novo método elaborado pelo professor Josias Barbosa. Construído segundo as normas da liga internacional de professores do idioma, o livro é ricamente ilustrado. O material é oferecido em dois volumes, além de CD e livro de orientação ao professor. O método segue as normas do Conselho Europeu para o ensino de Línguas. O CD inclui textos introdutórios e dramatização das aulas. Uma pasta com material auxiliar acompanha o conjunto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário