Esperanto notícias
A Universidade da Califórnia, em San Diego, sediará este ano o 41º Curso Norte-americano de Verão de Esperanto (NASK - Nord-Amerika Somera Kursaro), no período de 27 de junho a 17 de julho do corrente ano.
NASK é um programa de estudos de três semanas, que enfatiza o uso ativo do esperanto na comunicação, compreensão e colaboração internacionais. O curso surgiu pela iniciativa de Catherine e William Schulze em 1970 na Universidade Estatal de San Francisco com o objetivo de preparar professores e elevar o nível linguístico dos esperantistas norte-americanos. Desde então, mais de 2.000 alunos aperfeiçoaram seus conhecimentos do esperanto por meio de um grupo de professores de diferentes nacionalidades.
Maiores detalhes poderão ser obtidos no "site" http://esperanto.org/nask
Informou:
Aloísio Sartorato
Rio, Brazilo
sexta-feira, 18 de junho de 2010
domingo, 13 de junho de 2010
Estude esperanto e previna o mal de Alzheimer!

"Prezados:
Segundo notícia publicada no periódico russo LA ONDO DE ESPERANTO (março/2010), MAX KASPARU, conhecido psiquiatra tcheco, começou a aprender esperanto há alguns meses e, quando, recentemente, entrevistado pela Rádio Tcheca 2 - Praga fez, no mínimo, uma afirmação polêmica.
Indagado que conselho daria para a prevenção do mal de Alzheimer, afirmou que "o remédio mais eficiente para prevenir o mal de Alzheimer seria o aprendizado da língua internacional esperanto", acrescentando que "ela se constitui de um mozaico lógico para expressar idéias, constituindo uma forma não complicada de exercício cerebral". Além disso, segundo Kasparu, "o esperanto possui uma vantagem adicional, uma vez que enriquece a vida social dos alunos através de novas amizades, inclusive no exterior, o que é muito importante, principalmente para pessoas da terceira idade.
De certa maneira, a constatação do psiquiatra tcheco vem corroborar as conclusões do esperantista brasileiro Alberto Flores, de Volta Redonda, através de seu trabalho de ensino do esperanto para pessoas da terceira idade, que ele denominou esperantoterapia. "
Assinar:
Postagens (Atom)