
"Prezados:
Segundo notícia publicada no periódico russo LA ONDO DE ESPERANTO (março/2010), MAX KASPARU, conhecido psiquiatra tcheco, começou a aprender esperanto há alguns meses e, quando, recentemente, entrevistado pela Rádio Tcheca 2 - Praga fez, no mínimo, uma afirmação polêmica.
Indagado que conselho daria para a prevenção do mal de Alzheimer, afirmou que "o remédio mais eficiente para prevenir o mal de Alzheimer seria o aprendizado da língua internacional esperanto", acrescentando que "ela se constitui de um mozaico lógico para expressar idéias, constituindo uma forma não complicada de exercício cerebral". Além disso, segundo Kasparu, "o esperanto possui uma vantagem adicional, uma vez que enriquece a vida social dos alunos através de novas amizades, inclusive no exterior, o que é muito importante, principalmente para pessoas da terceira idade.
De certa maneira, a constatação do psiquiatra tcheco vem corroborar as conclusões do esperantista brasileiro Alberto Flores, de Volta Redonda, através de seu trabalho de ensino do esperanto para pessoas da terceira idade, que ele denominou esperantoterapia. "
2 comentários:
Bacana seu blog cara... visita depois o nosso que estamos utilizando pra divulgar um projeto que será lançado em Agosto e já carrega o esperanto no nome...se quiser mais informações sobre ela me procure.
www.blog.dekdu.com.br
Abs
Guilherme de Barros
Obrigado pelos elogios, meu caro Guilherme!
Fiquei supreso com a quantidade e qualidade das informações encontradas no blog http://blog.dudek.com.br , que você nos indicou. Pretendo, na medida do possível,examiná-lo com mais atenção.
Postar um comentário