Esperantista brasileiro é o novo redator da revista Kontakto
O esperantista brasileiro Rogener Pavinski é o novo redator da revista Kontakto. A escolha foi anunciada na última semana pela diretoria da Organização Mundial da Juventude Esperantista (TEJO). Concorreram mais de 20 candidatos. Pavinski declarou que tem como desafio dar uma nova vida à revista, tornando-a mais atraente e com temas contemporâneos.
Lançado curta-metragem falado em esperanto
Foi lançado o curta-metragem Senmova (Imóvel). O filme aborda a vida de duas amigas esperantistas que vivem em um regime totalitário. A película tem 14 minutos de duração, é totalmente falada em esperanto e foi rodada na Turquia. Senmova pode ser visto na internet no endereço www.vimeo.com/13356766.Festa esperantista em Niterói
Os 104 anos do Niterói Esperanto Clube foram comemorados no dia 16. Cerca de 30 convidados participaram do jantar festivo, em um restaurante localizado no centro do município. A presidente da instituição, Graça Eliana Thuller, falou sobre a importância da data. Os aniversariantes do mês também foram homenageados.
Ex-esperantista é um dos fundadores de partido anti-islâmico
Notícias vindas da Alemanha dão conta de que o ex-esperantista Aaron König é um dos fundadores de um partido político contrário aos muçulmanos. A informação foi publicada na última semana pelo site Süddeutsche Zeitung, no link http://newsticker.sueddeutsche.de/list/id/1037735. O Partido da Liberdade pretende participar das eleições alemãs de 2011, apresentando uma plataforma populista de direita. Uma de suas metas é dificultar ao máximo a integração dos imigrantes islâmicos. Aaron König, de 46 anos, abandonou o movimento esperantista há alguns anos, quando decidiu entrar para a política, fundando o Partido Pirata. Sua principal obra foi o lançamento da fita K7 Aaron brazilumas esperante, em que interpreta músicas brasileiras na língua internacional neutra.
Cooperativa Cultural dos Esperantistas doa livros para o Acre
Mais uma instituição recebeu livros da Cooperativa Cultural dos Esperantistas. Desta feita, a beneficiada foi a Biblioteca Pública Estadual Adonay Barbosa dos Santos, em Rio Branco, no Acre. Foi doado um pacote contendo dez livros literários e didáticos. A iniciativa faz parte da campanha O Esperanto nas Bibliotecas, coordenada por Aloísio Sartorato e Maria das Graças Carâp. Desde julho de 2001, foram remetidas mais de 1100 obras e 99 entidades brasileiras e 12 estrangeiras.
Um giro pelo movimento esperantista:
Participantes do projeto Esperanto para o Público vêm colocando panfletos de propaganda do idioma nas caixas de correio de casas da Zona Oeste do Rio de Janeiro.
O escritor Trevor Steele lançou o livro Flugi kun kakatuo.
O professor Martin Schäffer está elaborando um recenseamento das fundações esperantistas de todo o mundo.
O estúdio russo Itak lançou Ana Pana, o primeiro filme 3D falado em esperanto.
3 comentários:
O seguinte comentário,por equívoco, foi publicado logo abaixo da postagem imediata: "Uma de suas metas é dificultar ao máximo a integração dos imigrantes islâmicos." Aaron König pode conhecer o idioma Esperanto, mas não a sua essência. O criador do Esperanto viveu num "fogo cruzado" de preconceitos e violência e ainda assim defendia o entendimento e aceitação das diferenças. Uma pena que a essência do Esperanto não tenha tocado o coração de Aaron König.
quarta-feira, 13 de outubro de 2010 09h25min00s BRT
Fernando passei para conhecer seu blog ele é not°10, show, espetacular com excelente conteúdo você fez um ótimo trabalho desejo muito sucesso em sua caminhada e objetivo no seu Hiper blog e que DEUS ilumine seus caminhos e da sua família
Um grande abraço e tudo de bom
Rodrigo
Fico muito grato pelas referências ao blog www.esperantoforatoca.blogspot.com . Fiz uma rápida visita ao seu blog www.formamaxima.com .Espero apreciá-lo com mais calma, oportunamente.
Postar um comentário