Noticiário Esperantista 14 a 20/11/2010)
Fabiano Henrique (redator desta postagem)
Associação Universal de Esperanto comemora um ano na maior rede social da internet
A Associação Universal de Esperanto comemorou um ano de criação do perfil da entidade no Facebook. De acordo com o comunicado de imprensa, divulgado na última semana, há, ao todo, 1738 seguidores. Os países com mais inscritos são Estados Unidos, Brasil, França e Itália. As estatísticas do site atestam ainda que, entre os brasileiros, a maioria reside em São Paulo. A presença da Associação Universal de Esperanto na mais famosa rede social da internet confirma o objetivo da instituição de aproximar-se cada vez mais da comunidade esperantista mundial.
Movimento esperantista fluminense cria Comissão de Divulgação do Esperanto
O movimento esperantista fluminense criou a Comissão de Divulgação do Esperanto. O grupo é ligado à Associação Esperantista do Rio de Janeiro e tem como objetivo difundir a língua internacional neutra em todo o estado. Uma das primeiras incitativas será fazer propaganda do idioma em eventos públicos ao longo do próximo ano. Segundo fontes ligadas à comissão, o grupo é livre para entrada e participação de qualquer pessoa interessada em colaborar.
Curso de esperanto em Volta Redonda fechado com chave de ouro
Ocorreu no dia 20 de outubro a solenidade de diplomação dos alunos do curso de esperanto da Associação de Aposentados e Pensionistas de Volta Redonda. As aulas duraram seis meses, sob a orientação do professor Alberto Flores. Os nove alunos que chegaram ao final receberam certificados emitidos pelo Centro de Prevenção da Saúde do Idoso. Nova turma está programada o dia seis de abril de 2011, com aulas às quartas-feiras, das 8h30 às 10h30. Inscrições e informações pelo telefone (24) 2102-0902.
Nova edição em esperanto de clássico da literatura infantil
A Associação Canadense de Esperanto e a Esperanto France publicaram a quarta edição, na língua internacional neutra, do livro O Pequeno Príncipe. O clássico de Antoine de Saint Exupéry foi traduzido por Pierre Delaire, com o auxílio de François Lorrain e uma equipe de cinco pessoas, de cinco países. La Eta Princo, título em esperanto, segue fielmente a edição original. O livro ficou esgotado por alguns anos, tendo sido reeditado em meados deste ano. Ao todo, são 93 páginas ricamente ilustradas pelo próprio autor. La Eta Princo custa 12 euros e pode ser encomendado no endereço www.esperanto-france.org.
Eventos simultâneos encerram o calendário esperantista da Zona Sul do Rio
Está marcado para o dia quatro de dezembro o IV Encontro de Esperanto da Zona Sul do Rio de Janeiro. Simultaneamente ocorrerá o VII Fórum do Núcleo Esperantista de Botafogo. Haverá palestras, debates a apresentações artísticas. O evento terá lugar na Rua Bambina, 129, em Botafogo.
Um giro pelo movimento esperantista
O jornal Sindiquinze publicou, na última edição, matéria de página inteira sobre o esperanto no cinema.
A Associação Universal de Esperanto abriu inscrições para a Conferência de Esperantologia, a ocorrer entre 23 e 30 de julho de 2011, em Copenhague, na Dinamarca.
Entre os dias 30 de julho e seis de agosto de 2011, acontece em Sarajevo, na Bósnia-Herzegovina, o Congresso da SAT.
O Instituto Japonês de Esperanto publicou a edição de novembro da revista La Revuo Orienta.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário