Esperanto é proposto a chefes de Estado em encontro de cúpula
A Associação Universal de Esperanto propôs aos chefes de Estado de Brasil, Rússia, Índia e China a adoção da língua auxiliar neutra. A proposta foi redigida pelo presidente da entidade, o indiano Probal Dasgupta, e encaminhada aos líderes dos países que formam o chamado BRIC. O documento foi encaminhado no dia 16 de junho, por ocasião do encontro de cúpula, realizado na cidade russa de Yekaterinburg, aos presidentes Luiz Inácio Lula da Silva, Dmitry Medvedev e Hu Jintao, e ao primeiro-ministro Manmohan Singh. O dirigente esperantista baseou a propaganda do esperanto na experiência da moeda comum européia, afirmando que o dinheiro e as línguas funcionam da mesma forma, no plano internacional. Dasgupta disse que o uso do dólar como unidade monetária de reserva mundial e do inglês como língua comercial somente beneficia os Estados Unidos, em prejuízo dos demais povos. Ao final da carta, o professor indiano conclamou as nações do novo bloco econômico a começarem uma nova era, mais democrática e igualitária nas relações exteriores.
Emoção no último adeus a Sylla Chaves
Um clima de emoção marcou o último adeus ao professor Sylla Chaves. Cerca de três dezenas de alunos, admiradores e familiares foram, na manhã do dia
cinco de julho, à Fazenda Esperanto, cumprir a derradeira vontade do mestre. Junto a um pé de cambucá foram depositadas as cinzas de um homem que, em vida, dignificou a cultura e o saber.
A cantora Neide Barros Rego e o ator André Varella declamaram.
O presidente da Associação esperantista do Rio de Janeiro, o atleta Walter Fontes, discursou, O comunicador Givanildo Costa liderou um coral que entoou músicas em esperanto compostas por Sylla Chaves. Familiares tomaram a palavra, a fim de expressarem manifestação de carinho e apreço pelo ente amado. Em seguida, as cinzas foram vertidas ao redor de um espécime da árvore mais querida pelo recém-falecido
professor. A cerimônia foi encerrada com uma prece que tocou a todos os presentes.
Rádio Rio de Janeiro pronta para o Congresso Brasileiro de Esperanto
A Rádio Rio de Janeiro está pronta para a cobertura do Congresso Brasileiro de Esperanto. O evento acontecerá em Juiz de Fora, entre os dias 12 e 17 deste mês. A Emissora da Fraternidade montou esquemas de transmissão e propaganda de suas atividades. Na próxima terça-feira, dia 14, o comunicador Givanildo Costa irá apresentar O programa Esperanto, a Língua da Fraternidade, ao vivo, direto das dependências do Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora. A irradiação está inserida na programação oficial do congresso. No dia 16, Fabiano Henrique coordenará um simpósio sobre a divulgação da língua internacional neutra pelo rádio. Na ocasião, a Rádio Rio de Janeiro lançará o CD Sylla Chaves no programa Esperanto, a Língua da Fraternidade. Trata-se da íntegra da gravação de uma entrevista concedida pelo recém-falecido professor, na qual ele fala de sua vida e obra. Há mais de 20 anos a Rádio Rio de Janeiro é presença constante na cobertura e divulgação dos Congressos Brasileiros de Esperanto.
Esperantistas lembram quando Michael Jackson utilizou o esperanto
O falecimento do cantor Michael Jackson trouxe de volta a lembrança de quando ele utilizou o esperanto. O idioma foi falado nos minutos iniciais do vídeo-clip History, lançado em 1995. Apesar de a língua internacional neutra ter sido mostrada num ambiente militar, a comunidade esperantista aprovou a iniciativa.
Atletas divulgam o esperanto no Aterro do Flamengo
O esperanto foi divulgado na Corrida da Família. O evento aconteceu no dia 28 de junho, no Aterro do Flamengo, no Rio de Janeiro. Os atletas Walter Fontes e Eric Bernardes disputaram a prova vestidos com camisas alusivas ao idioma, portando bandeiras da língua auxiliar neutra. Segundo Fontes, a participação foi positiva. O corredor aproveitou a oportunidade para convidar os desportistas esperantistas a se inscreverem na Meia-maratona Internacional do Rio de Janeiro, pela equipe Esperanto.
Momentos de incerteza para o esperanto na Rádio Polônia
A equipe da redação em esperanto da Rádio Polônia vive momentos de incerteza. Após ter sido alijado da linha de atrações irradiadas em ondas curtas, o programa em língua internacional deixou de ser veiculado aos sábados e domingos, pela internet. A notícia foi dada na última semana de junho, depois do fim da licença-maternidade da locutora Gabi Kosiarska. A decisão partiu dos novos diretores da Nowe Media, setor que dirige as equipes de produção da emissora. Segundo Kosiarska, a justificativa para a recente deliberação foi a escolha de novas prioridades para o departamento. A comunidade esperantista indignou-se com mais um ato lesivo à cultura do país-natal do criador do idioma auxiliar neutro.
Editora Lorenz lança boletim informativo
A Editora Lorenz lançou mais uma edição do boletim Komunikoj. O destaque do mês é o artigo sobre a participação da entidade nos mais importantes eventos espíritas e esperantistas. Também digno de relevo é o necrológio do professor Sylla Chaves. Na última página aparecem os mais recentes livros publicados pela empresa. O boletim Komunikoj pode ser gratuitamente lido pela internet no endereço http://www.editoralorenz.com/komunikoj.html.
Florianópolis recebe livros esperantistas
A Assessoria de Comunicação da Cooperativa Cultural dos Esperantistas anunciou a remessa de mais um pacote de livros a uma instituição. Desta feita, a contemplada foi a Biblioteca Pública do Estado de Santa Catarina, situada
Novo CD resgata a voz de um dos pioneiros do esperanto no Brasil
A diretoria da Cooperativa Cultural dos Esperantistas anunciou o lançamento do CD Ismael Gomes Braga – Pioneiro do Esperanto no Brasil. A iniciativa insere-se nas homenagens pelos 40 anos de falecimento de um dos mais importantes mestres da língua internacional neutra.
O disco contém duas palestras proferidas pelo próprio Ismael Gomes Braga, no ano de 1958. Como faixa-bônus, há uma entrevista com Jorge Hess, um dos grandes vultos do esperantismo na Argentina.
A solenidade de lançamento do CD ocorrerá no dia 13 de julho, às 10h, durante o Congresso Brasileiro de Esperanto, em Juiz de Fora. Na ocasião, o professor Affonso Soares irá palestrar.
Segundo o presidente da Cooperativa Cultural dos Esperantistas, Givanildo Costa, trata-se do único registro conhecido da voz de Ismael Gomes Braga. Os trabalhos de produção foram realizados com a colaboração de técnicos da Rádio Rio de Janeiro.
Gravadora esperantista inaugura site
Já está em funcionamento o novo site da gravadora esperantista Vinilkosmo. Na página, o internauta poderá baixar discos inteiros do catálogo da empresa,
Simpósio discutirá a idéia interna do esperanto
Entre os dias 17 e 21 de agosto, acontecerá o Primeiro Simpósio de Homaranismo. O evento terá lugar na cidade suíça de Chaux-de-Fonds. A organização está a cargo do Instituto Científico Zamenhof e do Centro Cultural Esperantista. Haverá palestras, debates, passeios e apresentações de filmes. Homaranismo é a filosofia humanista criada e defendida por Lázaro Luís Zamenhof. Trata-se do embasamento ideológico do esperanto, consubstanciado chamada “idéia interna” do idioma. Graças a esse conjunto de princípios tanto a língua, quanto o movimento esperantista são mundialmente reconhecidos por seus ideais de fraternidade e respeito ao ser humano.
Educandário espírita recebe livros esperantistas
A Assessoria de Comunicação da Cooperativa Cultural dos Esperantistas anunciou a remessa de mais um pacote de livros a uma instituição. Desta vez, o contemplado foi o Educandário Espírita Eurípides Barsanulfo, situado
Site divulga o cinema em esperanto
O Movimento Esperantista Jovem da Rússia lançou o projeto Verda Filmejo. Trata-se de um site criado para divulgar o cinema
Partido esperantista dá um passo atrás para dar dois adiante
A seção alemã do partido Europa-Democracia-Esperanto não conseguiu o mínimo de votos necessários para receber subvenção estatal. Para atingir a meta, a legenda deveria atingir meio por cento do eleitorado alemão. Ao todo, o EDE foi votado por 11.859 eleitores, de toda a Alemanha. Na França, o partido obteve 29.263 votos. Apesar do resultado, a comunidade esperantista européia não se sentiu derrotada. Além do total de 41.122 votos, recebidos pelo EDE, a deputada polonesa Małgorzata Handzlik foi reeleita.
Nenhum comentário:
Postar um comentário