Fabiano Henrique
Associação Esperantista do Rio de Janeiro é premiada por trabalhar pela paz
A Associação Esperantista do Rio de Janeiro foi premiada com o Troféu Você e a Paz. Criada pelo médium baiano Divaldo Pereira Franco, a honraria tem por objetivo premiar pessoas físicas e jurídicas que se destacam no cenário nacional e internacional por promoverem ações em favor da não-violência e do bem-estar comum à sociedade. O prêmio foi instituído no ano 2000 e visa a corporificar a mensagem de solidariedade e fraternidade emanada pela Mansão do Caminho. A cerimônia de entrega do troféu está marcada para o dia 19 de dezembro, na cidade de Salvador. Nessa oportunidade, a Associação Esperantista do Rio de Janeiro será representada por seu presidente, o atleta Walter Rosa Fontes.
No ar mais uma edição do telejornal esperantista
A Associação Universal de Esperanto lançou na internet a quarta edição do telejornal UEA Viva. O recém-terminado congresso internacional do idioma é o destaque do programa. Os espectadores poderão assistir a trechos dos discursos do prefeito de Bialystok e do professor Humphrey Tonkin. UEA Viva número quatro tem cerca de dez minutos de duração e pode ser assistido no site http://www.youtube. com/watch? v=VDDzTz9JP_ w&feature=channel_ page.
Esperantistas organizam sábado cultural
A Associação Esperantista do Rio de Janeiro anunciou a realização de mais um sábado cultural. No dia 12 de setembro, a advogada Graça Eliana Thuler irá palestrar sobre sua participação no recém-terminado Congresso Universal de Esperanto, na Polônia. O comunicador Givanildo Costa promoverá o lançamento dos CDs “Ismael Gomes Braga, pioniro de Esperanto en Brazilo” e “Sylla Chaves no Programa Esperanto, a Língua da Fraternidade”. A livraria da entidade irá realizar uma queima de estoque. As atividades terão início às 10h30. A Associação Esperantista do Rio de Janeiro está situada na Rua Teófilo Otoni, 135, sala 302, no Centro da Capital fluminense.
Escola pública recebe livros de esperanto
A Assessoria de Comunicação da Cooperativa Cultural dos Esperantistas anunciou a remessa de mais um pacote de livros a uma instituição. Desta feita, a contemplada foi a biblioteca do CIEP 341, em Queimados, na Baixada Fluminense. Remeteram-se dez obras didáticas e literárias relativas à língua internacional neutra. A iniciativa insere-se na campanha O Esperanto nas Bibliotecas, sob a coordenação de Aloísio Sartorato e Maria das Graças Carâp. Desde julho de 2001, foram doados mais de 900 livros a 78 entidades brasileiras e 11 estrangeiras.
Encontro esperantista movimentará a Zona da Mata Mineira
Está agendado para o dia 13 de setembro o III Encontro de Esperantistas da Zona da Mata Mineira. O evento irá acontecer na cidade de Além Paraíba. Foram convidados os palestrantes José Passini, Luiz Alberto Coelho, Jorge Linck e Ângela Faria. As atividades terão lugar na Escola Estadual São José, situada na Rua José Mercadante, 218, no Bairro Porto Novo,
Comunidade esperantista confirma presença no Movimento Você e a Paz
A comunidade esperantista confirmou presença no VIII Movimento Você e a Paz. O evento terá lugar na quadra da escola de samba Beija-flor de Nilópolis, no dia 15 de agosto. Entre os destaques estão a palestra do médium Divaldo Franco e a apresentação do cantor e compositor Nando Cordel. Os esperantistas divulgarão o esperanto por meio de panfletagem e exposição material de propaganda no estande da Rádio Rio de Janeiro.
Cursos de esperanto em Niterói
O Niterói Esperanto Clube anunciou a abertura de matrículas para os cursos do segundo semestre deste ano. As
Um comentário:
Estou tentando enviar foto do Congresso em Juiz de Fora, MG, tirada de um estande de Taguatinga.
É por esta via? Ou há outra? Obrigada!
Elma
Postar um comentário