A Liga Brasileira de Esperanto realizará a segunda videoconferência sobre a língua internacional neutra. A sessão está marcada para o dia 27 de novembro, das 9h às 12h. O evento é uma promoção do Interlegis, órgão do Senado Federal, com o apoio do Senador Cristóvam Buarque.
A retransmissão do evento será solicitada às Assembléias Legislativas de cada Estado. Para tanto, as representações regionais do movimento esperantista deverão manifestar interesse em participar. Também é necessário que não haja obstáculos de ordem técnica.
A Liga Brasileira de Esperanto conclama os samideanos dispostos a interagir com os conferencistas, a fim de tornar a videoconferência um evento marcante em favor do idioma auxiliar neutro. Em princípio os palestrantes serão o Cristóvam Buarque e José Passini.
Congresso Paulista de Esperanto foi um sucesso
Entre os dias 10 e 12 de outubro ocorreu em Bauru o 4° Congresso Paulista de Esperanto. Cerca de 110 pessoas participaram. Compareceram congressistas não só do Estado de São Paulo, mas também de Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Paraná e Rio de Janeiro. A imprensa local publicou matérias sobre o evento. Em 2010, o Congresso Paulista de Esperanto acontecerá em Piracicaba.
Lançamentos aquecem o mercado fonográfico esperantista
A gravadora esperantista Vinilkosmo anunciou o lançamento de novos CDs. A dupla Jomart e Natasha produziu o álbum Jomart’s Studio. O casal promove também o disco de estréia da filha, Carina. O grupo Kaj Tiel Plu está igualmente com trabalho inédito na praça. O conjunto Espo-Despo promete marcar época com um novo som, fruto de inovadoras técnicas musicais e de gravação. O diretor da empresa, Floreal Martorell, aposta no sucesso do primeiro disco de Kapriol e Tone. O catalogo completo da gravadora esperantista encontra-se no endereço www.vinilkosmo.com.
Esperanto será ensinado na Zona Sul do Rio
O esperanto será ensinado na Zona Sul do Rio de Janeiro. As aulas serão ministradas na Biblioteca Popular Machado de Assis, em Botafogo, a partir de primeiro de março de 2010. Inicialmente será formada uma turma com 12 alunos. O curso é o resultado de entendimentos entre a diretora da instituição e os esperantistas Sueli Santos, Djalma Pessata e Yan Curvello. O material didático está a ser preparado pelos professores. A Biblioteca Popular Machado de Assis está situada na Rua Farani, 53.
Movimento esperantista a pleno vapor em Ubá
O Esperanto-klubo João Ernesto, de Ubá, em Minas Gerais, vem promovendo o Curso Ismael Gomes Braga da língua internacional neutra. As aulas ocorrem aos sábados, a partir das 8h, na sede da entidade, na Rua São José, 164 - loja três, no Centro.
De acordo com o professor Wâner Arruda, os alunos inscritos mostram grande interesse, não só em simplesmente completar o curso, como também em participar ativamente do movimento esperantista. As portas do clube estão sempre abertas a novos interessados.
Fundação da Infância e Juventude recebe livros de esperanto
A Assessoria de Comunicação da Cooperativa Cultural dos Esperantistas doou mais um pacote de livros a uma instituição pública. A contemplada da vez foi a Biblioteca da Fundação da Infância e Juventude, no Rio de Janeiro. Foram remetidas dez obras didáticas e literárias em e sobre o esperanto. Desde julho de 2001, a Cooperativa Cultural dos Esperantistas enviou mais de mil livros a 85 entidades brasileiras e 11 estrangeiras. A iniciativa faz parte da campanha O Esperanto nas Bibliotecas, coordenada por Aloísio Sartorato e Maria das Graças Carâp.
Nenhum comentário:
Postar um comentário