Fabiano Henrique
Esperantistas saem às ruas para divulgar o esperanto
Aconteceu, no último sábado, mais um ago-tago, o dia em que os esperantistas saem às ruas, a fim de divulgar o esperanto. Em diversas regiões do Estado do Rio de Janeiro houve atos públicos.
A Associação Esperantista do Rio de Janeiro e a Cooperativa Cultural dos Esperantistas ocuparam o Largo da Carioca, no Centro da Capital, onde os pedestres recebiam folhetos e explicações sobre a língua internacional neutra. Na Zona Sul, houve distribuição de panfletos nas estações de metrô Botafogo e Siqueira Campos. Também houve atividades na Avenida Atlântica, na altura da Rua Santa Clara, em Copacabana. Nas zonas da Leopoldina e Oeste, os co-idealistas também tomaram as vias públicas.
Em Niterói, as manifestações ocorreram ao pé da estátua de Araribóia, próximo à estação das barcas. A equipe do Niterói Esperanto Clube foi liderada pelos esperantistas Walter Fontes e Rosa Amatuzo.
Em Belford Roxo, membros da União Esperantista da Baixada Fluminense montaram uma barraca no centro do município.Naquele local o grupo expôs material de propaganda e apresentou números musicais.
Presidente da Rússia diz NÃO ao esperanto
O presidente da Rússia disse não ao esperanto. Dmitrij Medvedev reagiu desfavoravelmente à língua internacional neutra, em carta datada de 15 de setembro, enviada à União Russa de Esperanto. Segundo o site Libera Folio, o chefe de estado justificou seu ponto de vista, alegando que o uso de qualquer outro idioma representaria um atentado à soberania nacional.
A reação de Medvedev foi motivada por uma carta remetida pelo movimento esperantista local, no dia quatro de maio, apontando para o uso excessivo do inglês na rede oficial de ensino e aconselhando a adoção do esperanto nas relações internacionais. O documento fez referência ao sucesso da divulgação da língua auxiliar entre os estudantes da Hungria.
Ao contrário do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o líder russo concluiu que um idioma neutro ameaçaria as culturas nacionais, posição que desagradou aos samideanos de todo o planeta. Lideranças do movimento esperantista da Rússia rebateram as afirmações de Medvedev, lembrando que a ONU e a UNESCO apóiam oficialmente o uso do esperanto. Inúmeras mensagens de repúdio mencionaram a iminente aprovação do ensino facultativo do idioma nas escolas públicas do Brasil, por parte do Senado Federal. Outros lembraram que o esperanto representa a democracia lingüística, idéia ainda pouco comum ao quotidiano da ex-república soviética.
Esperanto em alta na LBV
A Legião da Boa Vontade mantém em plena atividade seu departamento de esperanto. O portal na internet contém notícias, mensagens, publicações e um curso gratuito da língua internacional. O endereço do site é www.boavontade. com/esperanto.
Festival Internacional de Esperanto movimenta a China
Entre os dias 25 e 27 de setembro, ocorreu o Terceiro Festival Internacional de Esperanto. As atividades tiveram lugar na cidade de Zaozhuang, na China. Cerca de três dezenas de participantes, de diversas nacionalidades, prestigiaram o evento. Entre os destaques da programação figuraram o professor Liu Xiaojun, que palestrou sobre Confúcio, e Sun Mingxiao, que tratou dos provérbios chineses. Houve exposição e concurso fotográficos. O presidente da Associação Universal de Esperanto, Probal Dasgupta, enviou mensagem de congratulações. A Rádio Internacional da China fez a cobertura do festival.
Esperantistas católicos organizam site de rádio
Esperantistas católicos de todo o planeta podem escutar, pela internet, os programas da Rádio Vaticano em esperanto. Na página, o internauta tem a seu dispor as gravações, no chamado podcast. Podem-se baixar arquivos MP3 de mensagens religiosas e músicas. O endereço do site é www.radio-vatikana- esperanto. org.
Africanos interessam-se pelo esperanto
O movimento esperantista do Zimbábue, no sul da África, está em plena atividade. Muitos são os que se interessam em aprender o esperanto. Além da organização de cursos, os esperantistas locais estão se mobilizando para organizar um encontro específico para interessados em fazer turismo em localidades como as Cataratas Vitória e parques com animais selvagens.
Nenhum comentário:
Postar um comentário