Aviso aos navegantes deste blog

Prezados amigos, estive internado em hospital,em caráter de emergência,entre 04 de julho e 26 de julho de 2010.Durante esse período,fiquei impossibilitado de atualizar este tão querido blog. Além do mais,ao regressar à minha residência constatei que o meu PC também não estava funcionando a contento.Somente depois de sanados todos os problemas do computador, poderei ler as inúmeras mensagens recebidas e respondê-las.Meu estado de saúde melhora a todo momento, mas permaneço sendo submetido a hemodiálise , às 3as, 5as e sábados, por períodos de 4 horas.Procurarei mantê-los informados. Ótimas Notícias: 1.Depois de longo período inativo, nosso computador já está recuperado!!! 2.Apesar desse longo período de inatividade, o blog www.esperantoforadatoca.blogspot.com foi incluído no rol dos concorrentes que estão participando do concurso TopBlog2010,na categoria COMUNICAÇÃO( pessoal). Detalhe: na lista, em ordem alfabética, dos selecionados,procurar dentre os que começam com as letras "www". Prazo para votação :O período de votação do SEGUNDO TURNO pelo Júri Popular (Internauta) e avaliação pelo Júri Acadêmico é do dia 10/10/2010, às 02:00am até 10/11/2010, às 11:55pm horário de Brasília. Abraços do amigo de sempre Fernando J G Marinho

domingo, 7 de março de 2010

Noticiário Esperantista (semana de 7 a 13/03/2010)

Fabiano Henrique


Esperantistas correm para levar o esperanto a Barack Obama


Vai até a próxima quinta-feira, dia 11, a votação para a adoção do esperanto na rede de ensino dos Estados Unidos. A iniciativa partiu de um grupo de esperantistas, que lançou a proposta no site Idéias para a mudança na América. A propositura da língua internacional neutra passou pelo primeiro turno entre as mais votadas. Co-idealistas de todo o mundo intensificaram a campanha, nos últimos dias. Para votar, basta visitar o endereço http://www.change.org/ideas/view/obama_introduce_esperanto_as_a_foreign_language_subject_in_schools .

No ar a nova temporada de programa radiofônico em esperanto


Estreou, no último sábado, seis de março, a nova temporada do programa Parolu, Mondo! O programa radiofônico, dirigido e apresentado por Djalma Pessata, foi ao ar com prefixo, vinhetas e quadros novos. Os trabalhos de reformulação foram feitos pelo locutor e artista plástico Renaud Hetmanek. Parolu, Mondo! é bilíngüe e vai ao ar aos sábados pela Rede Boa Nova de Rádio. Em São Paulo, os ouvintes devem sintonizar a freqüência de 1450 kHz. Em Sorocaba, 1080 kHz. Pela internet, pode-se ouvir pelos sites http://www.radioboanova.com.br/ ou http://www.parolumondo.com/  .

Movimento esperantista entra no mercado de livros eletrônicos

O movimento esperantista entrou no mercado de livros eletrônicos. Atentas à evolução da informática, as editoras Sezonoj e Liga Esperantista Belga (Flandra Esperanto-ligo) começaram a comercializar os chamados e-books, escritos em esperanto. Embora existam desde a segunda metade da década de 90, as publicações virtuais eram pouco apreciadas, em razão do desconforto para serem lidas. Após o surgimento dos arquivos PDF e dos leitores portáteis, o mercado ampliou-se. O internauta pode também assinar as revistas Monato, Esperanto e La Ondo de Esperanto a preços mais baixos do que os das edições em papel. Segundo especialistas, embora o mercado esteja em expansão, as edições tradicionais não irão acabar-se.

Educadores criam Comissão de Ensino de Esperanto

A Associação Esperantista do Rio de Janeiro criou a Comissão de Ensino. Em reunião realizada na tarde do último sábado, dia seis de março, ficou decidido que o novo grupo de trabalho irá auxiliar a direção da entidade em assuntos pedagógicos. A sessão foi presidida por Walter Fontes, com a colaboração de Márcio Santos. Tomaram parte os professores Givanildo Costa, Elmir dos Santos Lima, Jair Salles, Aloísio Sartorato, Luiz Alberto Coelho e Carlos Valle.

Itália festeja centenário de instituição esperantista


A Federação Italiana de Esperanto completa, neste mês, 100 anos de atividades. A solenidade comemorativa será realizada no próximo dia 20, na sede da Prefeitura de Florença. Do programa constam discursos e palestras sobre a situação o esperanto na Itália. Serão fixados cartazes por toda a cidade. Um selo postal foi especialmente impresso para celebrar a data.

Campo Grande recebe livros de esperanto

A Biblioteca da Escola Estadual Maria Constança Barros Machado, em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, recebeu um pacote de livros em esperanto. A remessa foi feita na última semana pela Cooperativa Cultural dos Esperantistas. Enviaram-se dez livros sobre a língua internacional neutra. A iniciativa faz parte da campanha O esperanto nas bibliotecas, dirigida por Aloísio Sartorato e Maria das Graças Carâp. Desde julho de 2001, 91 instituições brasileiras e 12 estrangeiras foram agraciadas, totalizando mais de mil obras entregues.




Nenhum comentário: