quarta-feira, 19 de maio de 2010
Noticiário Esperantista (semana de 16 a 22/05/2010)
Fabiano Henrique
Encontro Esperantista da Cidade de São Paulo no domingo
Está marcado para o próximo dia 30 o XXII Encontro Esperantista da Cidade de São Paulo. As atividades vão ocorrer das 10h às 17h, na Fábrica do Amanhã, situada na Rua Duarte de Azevedo, 686, nas imediações da estação de metrô de Santana. Haverá palestras, debates, apresentações artísticas e outras atrações. Entre os palestrantes estão Alfredo Aragón, Paulo Sergio Viana e Leysester Miró.
Esperantistas trabalham por uma causa nobre em Niterói
O movimento esperantista participará do Nono Feirão em Prol da Casa Maria de Magdala. O evento está marcado para o próximo domingo, dia 23, das 8h às 18h, nas dependências do Centro Educacional de Niterói, situado na Rua Itaguaí, 173, em Santa Rosa. Os esperantistas montarão uma barraca, onde haverá comercialização de livros e distribuição de material de propaganda. Os recursos obtidos com as vendas serão integralmente repassados para a Casa Maria de Magdala, a fim de cooperar com o tratamento de crianças portadoras do vírus HIV.
Instrumentos são afinados para festival de música esperantista
Entre os dias 13 e 20 de agosto, ocorrerá na França o evento Festo 2010. Trata-se de um festival de música, que reunirá conhecidos artistas do movimento esperantista mundial. Nomes como JoMo, Kajto, Kaj Tiel Plu, La Pafklik e Martin Wiese confirmaram presença. As atividades terão lugar na cidade de Toulouse. A organização está a cargo da Juventude Esperantista Francesa e da gravadora VInilkosmo.
Católicos celebram centenário de instituição esperantista
Cem anos depois, os esperantistas católicos vão realizar um evento em Paris. Entre os dias 27 de junho e três de julho, a Cidade Luz será palco do congresso da IKUE (União Internacional Católico-esperantista). O tema será o centenário da instituição. Haverá homenagens aos pioneiros, palestras, passeios e apresentações artísticas. Detalhes no endereço www.ikue.org.
Professor vai palestrar sobre os pioneiros do esperanto no Brasil
O professor Celso Martis irá palestrar na Cooperativa Cultural dos Esperantistas. O tema da preleção será Os Pioneiros do Movimento Esperantistas Brasileiro. O evento está marcado para começar às 18h. A Cooperativa Cultural dos Esperantistas está situada na Avenida Treze de maio, 47 – sobreloja 208, no Centro do Rio de Janeiro.
Um giro pelo movimento esperantista
• O esperanto começou a ser ensinado a alunos da terceira idade na Universidade de Kiev, na Ucrânia.
• O blog Esperanto Fora da Toca está na disputa entre os melhores sites do gênero.
• Decisões da direção da Rádio Polônia ameaçam novamente o programa em esperanto da emissora.
• A Editora Lorenz lançou a terceira edição do Vocabulário de Bolso Português-Esperanto, do Professor Edgard Machado.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Tudo bem Sr. Fernando?
Aqui é o Ryan, filho da Bárbara que estava trabalhando com o senhor no Barra d'Or.
Gostaria de parabenizá-lo pelo blog e pela dedicação em difundir o idioma esperanto. Lembranças por ontem também e um feliz aniversário atrasado, minha mãe havia pedido pra eu logar e mandar uma mensagem pro senhor, mas infelizmente nao foi possivel, ela mandou lembranças e desejou saúde e felicidade para o senhor.
Fique com Deus, e caso queira entrar em contato, mande um email.
ryanhenriqueborges@hotmail.com
Abraços, fica com Jesus
Postar um comentário