Em artigo pubicado no jornal O GLOBO, de 08 de maio de 2010, sob o curioso título " O BRIG e o FICS", o Senador Cristovam Buarque tece interessantíssimos comentários sobre alguns índices estatísticos que caracterizam os países do grupo Brasil,Rússia, Índia e China e os do grupo Finlândia, Irlanda, Coreia do Sul e Suécia.
O articulista chama a atenção para o fato desse último grupo deter " o principal capital do futuro: o conhecimento" . Concluindo, revela que " Coreia e Irlanda iniciaram suas revoluções há poucas décadas. A situação educacional deles não era melhor do que a brasileira há até poucos anos. Mas eles mostraram que era possível. Pena que seja tão difícil convencer os brasileiros a imaginarem nosso país com educação de qualidade para todos. É por isso que ficamos comemorando o BRIC, ignorando a vantagem discreta do FICS".
Para saber um pouco mais a respeito dos avanços alcançados pela Coreia, no campo da educação, sugerimos uma atenta leitura dos seguintes artigos que abordam a corajosa adoção de de uma reforma ortográfica revolucionária:
" Língua coreana" (fonte: Wikipédia) e "O alfabeto fonético coreano "(artigo publicado no Diário de Petrópolis, em 19 de junho de 1999).
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário