Aviso aos navegantes deste blog

Prezados amigos, estive internado em hospital,em caráter de emergência,entre 04 de julho e 26 de julho de 2010.Durante esse período,fiquei impossibilitado de atualizar este tão querido blog. Além do mais,ao regressar à minha residência constatei que o meu PC também não estava funcionando a contento.Somente depois de sanados todos os problemas do computador, poderei ler as inúmeras mensagens recebidas e respondê-las.Meu estado de saúde melhora a todo momento, mas permaneço sendo submetido a hemodiálise , às 3as, 5as e sábados, por períodos de 4 horas.Procurarei mantê-los informados. Ótimas Notícias: 1.Depois de longo período inativo, nosso computador já está recuperado!!! 2.Apesar desse longo período de inatividade, o blog www.esperantoforadatoca.blogspot.com foi incluído no rol dos concorrentes que estão participando do concurso TopBlog2010,na categoria COMUNICAÇÃO( pessoal). Detalhe: na lista, em ordem alfabética, dos selecionados,procurar dentre os que começam com as letras "www". Prazo para votação :O período de votação do SEGUNDO TURNO pelo Júri Popular (Internauta) e avaliação pelo Júri Acadêmico é do dia 10/10/2010, às 02:00am até 10/11/2010, às 11:55pm horário de Brasília. Abraços do amigo de sempre Fernando J G Marinho

segunda-feira, 5 de março de 2007

NOTICIÁRIO ESPERANTISTA DE MARÇO 2007

Acusamos o recebimento e agradecemos a remessa de mais um Noticiário Esperantista produzido e divulgado pelo dinâmico companheiro de ideais, Fabiano Henrique

Noticiário Esperantista
Fabiano Henrique
fabhenrique@bol.com.br

O movimento esperantista participou de mais um Encontro Holístico. O evento ocorreu no período do carnaval, na cidade de Campina Grande (PB). O evento reuniu diversas religiões e correntes filosóficas, num clima de respeito e fraternidade. A Associação Potiguar de Esperanto e o Clube Esperantista de Campina Grande divulgaram a língua internacional neutra por meio de exposições, panfletagens e palestras. Os professores Marcos Campos e Graça Pereira organizaram as atividades.

A edição de fevereiro da Revista Esperanto publicou matéria de página inteira sobre o XIX Encontro da Confraternização Esperantista da Zona Oeste (EKOR). A reportagem apresenta fotos tiradas durante o evento e aborda a homenagem feita a Mahatma Gandhi. O trabalho realizado pelos esperantistas cariocas Evandro Caboclo e Djalma Pessata mereceram destaque. A Revista Esperanto é editada na Holanda, pela Associação Universal de Esperanto.

Foi lançada a edição de 2007 do Pasporta Servo. O serviço de hospedagens gratuitas do movimento esperantista abrage 1.294 endereços, em 89 países. O Pasporta Servo consolidou-se como o meio mais barato para o falante do esperanto viajar pelo mundo. Outras informações no endereço www.tejo.org .
O Museu do Esperanto registrou aumento no número de visitantes. A instituição, situada em Viena, foi visitada por 5.025, ao longo do ano passado. O resultado representa um acréscimo da ordem de 62% face aos números verificados em 2004. Não se levou em conta o ano de 2005, uma vez que o museu ficou fechado durante seis meses, por conta da mudança de endereço.

A Confraternização Esperantista da Zona Oeste (EKOR) vai comemorar o primeiro aniversário do Projeto Comunitário Verda Koreto. A iniciativa, coordenada pela professora Hilda Aparecida, visa a atender jovens carentes da Zona Oeste do Rio de Janeiro, aliando promoção social ao ensino do esperanto. A festa acontecerá no dia 25 de março, a partir das 14h, na Rua Venda das Flores, 9 - Casa 4-a, em Guaratiba. Outras informações no telefone 3155-4997.
O Rio de Janeiro será palco do 42º Congresso Brasileiro de Esperanto. O tema do evento é Cem anos de Movimento Esperantista no Brasil: Estratégias para o futuro. Entre 8 e 13 de julho, pessoas de todos os Estados do país estarão reunidas a fim de avaliar iniciativas de divulgação do idioma internacional neutro e traçar novas metas. Esperam-se mais de mil participantes. Haverá palestras, seminários, apresentações musicais, exposições de artes, além de atividades voltadas para os públicos jovem e infantil. A organização do Congresso está a cargo da Associação Esperantista do Rio e Janeiro e da Liga Brasileira de Esperanto. Inscrições e informações nos sites www.esperanto.org.br ou pelo telefone 2240-6119.

A seção chinesa do Grupo Internacional Esperantista de Economia e Comércio promoverá um encontro nacional. O evento ocorre entre os dias 16 e 18 de setembro, na cidade de Rizhao. Dezenas de comerciantes que utilizam o esperanto em seus negócios vão discutir temas ligados ao desenvolvimento de suas atividades.

O site esperantista Rádio Aktiva completou cinco meses no ar. Criada por um grupo de uruguaios, a emissora transmite 24 horas diárias de programação em esperanto pela Internet. Para ouvir, basta acessar o endereço http://radioaktiva.esperanto.org.uy.

Foi lançada na Internet a mais completa lista de instituições esperantistas fluminenses. Trata-se do site Esperanto Rio. Na página, o internauta tem a seu dispor a relação de cursos da língua internacional neutra, com riqueza de detalhes quanto a endereços e horários de aulas. A pesquisa foi coordenada pela Associação Esperantista do Rio de Janeiro e abrange a maioria das cidades do Estado. O endereço da homepage é www.esperanto-rio.info.

O movimento esperantista participou da Bienal Internacional do Livro, em Jerusalém. A Liga Israelense de Esperanto instalou um estande para divulgar a língua internacional neutra. O evento aconteceu entre os dias 18 e 23 do mês passado. O público teve acesso a livros, revistas e material áudio-visual. Durante a Bienal ocorreu o lançamento do selo postal alusivo aos 120 de criação do esperanto. A participação do movimento esperantista israelense no evento foi encarada como uma das mais importantes iniciativas de propaganda promovidas na Terra Santa.

O esperanto fez-se representar no Parlamento Europeu. Ocorreu na semana passada um fórum intergovernamental para discutir questões lingüísticas relativas aos países membros da comunidade. A Associação Universal de Esperanto (UEA) e a Liga Internacional de Professores de Esperanto (ILEI) enviaram representantes. Após um ano de trabalho conjunto entre a UEA e a ILEI, o Departamento de Política Lingüística do Parlamento Europeu aprovou a participação do movimento esperantista no fórum. Como resultado, o primeiro capítulo da obra de referência para as políticas lingüísticas da Europa foi traduzido para o esperanto. O esforço dos esperantistas causou tamanho impacto, que uma das resoluções do fórum foi a autorização para a tradução de todo o livro para a língua internacional.

No dia 18 de março acontece mais um Encontro de Esperanto do Vale do Paraíba. O evento ocorrerá na cidade paulista de Guaratinguetá. Personalidades do meio esperantista nacional asseguraram presença. O local do encontro será o Centro de Convivência da Terceira Idade Terra das Garças, situado na Rua Júlio Nogueira, 110. Outras informações no site www.easp.org.br.

A Liga Argentina de Esperanto anunciou o lançamento da edição de número 28 da revista Argentina Esperanto-Vento. Escrita na línguas internacional e espanhola, a revista pode ser lida pela Internet, no endereço www.esperanto.org.ar.

Será aberta mais uma turma de esperanto na cidade de São Vicente, na Baixada Santista. Trata-se de aulas de conversação, com apoio de material áudio-visual. As atividades terão início no dia oito de março, às três da tarde. A duração do curso é de dois meses. O local será a Escola de Informática Micronautica, situada na Avenida Capitão-mor Aguiar, 696, no Centro de São Vicente.

Os esperantistas agora podem contar com um dicionário completo da língua internacional na internet. Foi reinaugurado o site Reta Vortaro. O endereço do site é www.reta-vortaro.de .

O estudante brasileiro Lucas Vignoli Reis apresentou palestra em esperanto, na França. O tema da preleção foi Brasil: país das diversidades natural e cultural. As atividades ocorreram na cidade de Toulouse, no dia 2 de fevereiro, sob a coordenação do Centro Cultural Esperantista. Houve tradução simultânea do esperanto para a língua francesa. Lucas Vignoli Reis foi contemplado em 2006, pela Liga Brasileira de Esperanto, com o prêmio Jovem Adido Cultural. A premiação consiste numa viagem à Europa, a fim de realizar um curso de especialização na área profissional do ganhador e a concomitante divulgação do Brasil, por meio de palestras em instituições esperantistas do continente.

O mercado editorial esperantista cresceu no ano passado. Segundo a revista La Ondo de Esperanto, foram publicadas 204 obras em e sobre o idioma neutro em todo o mundo. O resultado é cerca de 22% superior ao de 2005. No total, imprimiram-se 30.078 páginas por 114 editoras. A maior parte das publicações trata de assuntos ligados ao ensino da língua. A Polônia aparece em primeiro lugar, com 31 novos títulos. O Brasil figura em sétimo lugar, com dez lançamentos, a maioria dos quais publicada pela Editora Lorenz, do Rio de Janeiro.

Cantores e conjuntos musicais que desejem se apresentar durante o Congresso Brasileiro de Esperanto já podem se inscrever. O Comitê Local do evento iniciou o período de recebimento dos formulários de inscrição. Cada show terá no máximo 40 minutos de duração. Os interessados devem detalhar seus trabalhos e enviar os formulários até 31 de março. Outras informações na página da Associação Esperantista do Rio de Janeiro, no endereço www.aerj.org.br .

Um comentário:

Anônimo disse...

I found this site using [url=http://google.com]google.com[/url] And i want to thank you for your work. You have done really very good site. Great work, great site! Thank you!

Sorry for offtopic