Aviso aos navegantes deste blog

Prezados amigos, estive internado em hospital,em caráter de emergência,entre 04 de julho e 26 de julho de 2010.Durante esse período,fiquei impossibilitado de atualizar este tão querido blog. Além do mais,ao regressar à minha residência constatei que o meu PC também não estava funcionando a contento.Somente depois de sanados todos os problemas do computador, poderei ler as inúmeras mensagens recebidas e respondê-las.Meu estado de saúde melhora a todo momento, mas permaneço sendo submetido a hemodiálise , às 3as, 5as e sábados, por períodos de 4 horas.Procurarei mantê-los informados. Ótimas Notícias: 1.Depois de longo período inativo, nosso computador já está recuperado!!! 2.Apesar desse longo período de inatividade, o blog www.esperantoforadatoca.blogspot.com foi incluído no rol dos concorrentes que estão participando do concurso TopBlog2010,na categoria COMUNICAÇÃO( pessoal). Detalhe: na lista, em ordem alfabética, dos selecionados,procurar dentre os que começam com as letras "www". Prazo para votação :O período de votação do SEGUNDO TURNO pelo Júri Popular (Internauta) e avaliação pelo Júri Acadêmico é do dia 10/10/2010, às 02:00am até 10/11/2010, às 11:55pm horário de Brasília. Abraços do amigo de sempre Fernando J G Marinho

quinta-feira, 10 de maio de 2007

NOTICIÁRIO ESPERANTISTA DE MAIO2007


Noticiário Esperantista

Fabiano Henrique
fabhenrique@bol.com.br

Aconteceu, em Moscou, no dia 13 de abril, a conferência O valor pedagógico do esperanto no aprendizado de línguas estrangeiras. O evento teve o patrocínio da Academia Russa de Educação. Segundo fontes ligadas ao Kremlin, as discussões sobre a adoção da língua internacional neutra na rede pública de ensino foram aceleradas a partir do anúncio da possibilidade de realização de um congresso universal do idioma no país nos próximos anos. O Ministério da Educação da Rússia vem estudando detidamente o tema.
Uma opção para o meio do ano é participar da Colônia de Férias Esperantista. Entre os dias 7 de julho e 18 de agosto, o Castelo de Gresillon, na França receberá visitantes de várias partes do mundo para seis semanas de atividades recreativas. Haverá cursos de esperanto em diversos níveis, além de esportes, artes e passeios. Gresillon é considerado o castelo do esperanto, e funciona como casa de cultural do idioma. Inscrições e informações no site www.gresillon.org.
Esperantistas de vários países criaram a Associação de Amigos da Fazenda Bona Espero. Situada no Estado de Goiás, a propriedade destina-se a receber visitantes e promover a iniciativas educacionais junto à comunidade local. A nova entidade tem como meta arrecadar fundos para a manutenção das atividades e recrutar voluntários que falem o esperanto, para trabalhar com os alunos. A associação tem sede na França e é presidida pela esperantista Ewa Scourzice. Contatos pelo e-mail bonesperami@gmail.com.
No dia 13 de maio foi encenada a peça Vida de Médiuns, sob a direção de Gilberto Lepenisck. A renda foi integralmente revertida para a organização do Congresso Infantil de Esperanto, a ser realizado entre oito e 13 de julho, na SUESC. A apresentação ocorreu no teatro do Lar Irmã Zarabatana, situado na Rua Conde de Bonfim, 625, na Tijuca.
Será lançado em setembro o Beletra Almanako. Trata-se de uma publicação anual sobre a literatura escrita em esperanto. O projeto foi idealizado pela editora Mondial, de Nova Iorque. Segundo o redator-chefe, Jorge Camacho, o almanaque terá cerca de 160 páginas e apresentará os lançamentos literários esperantistas de todo o mundo. A princípio serão impressas duas edições por ano. Assinaturas e encomendas podem ser feitas no site www.librejo.com.
O movimento esperantista participará do XVIII Congresso da Federação Internacional de Tradutores. O conclave acontece entre os dias 4 e 7 de agosto, na cidade de Shangai, na China. A idéia de incluir o esperanto no evento é decorrente da relação de cooperação entre a Liga Chinesa de Esperanto, a Revista El Popola Chinio e a Federação Internacional de Tradutores.
O Grupo de Esperanto Pac-horo comemorou 21 anos de atividades. Para marcar a data, a instituição promoveu uma festa no dia 28 de abril. O tema das atividades foi O jovem e o esperanto. Além de atrações artísticas, constou da programação um fórum de debates, a fim de discutir temas ligados à mocidade e à língua internacional. Segundo a direção do Grupo Pac-horo, o evento significou um marco decisivo para a estruturação da juventude esperantista na zona oeste.
Este é o Ano do Ensino do Esperanto na província chinesa de Liaoning. A Associação Esperantista local aproveitou o período para intensificar as iniciativas de difusão da língua internacional. O mais expressivo resultado foi obtido na Universidade Shenyang. Desde o dia primeiro de março, a instituição está oferecendo quatro turmas do curso básico de esperanto. A disciplina faz parte do rol de matérias eletivas. Cerca de 600 estudantes freqüentam as aulas. A comunidade esperantista internacional aplaudiu o trabalho realizado pelos chineses.
A cidade de Taubaté comemorou os 50 anos de fundação do clube esperantista local. A festa aconteceu, no dia 3 de maio, na Creche Joana D’arc. Na ocasião houve apresentação do Coral da Escola de Música e Artes Plásticas "Fego Camargo", homenagens a personalidades esperantistas e a presença dos palestrantes, Paulo Sergio Viana e Maurício Monken.
O portal noticioso Libera Folio completou quatro anos de atividades. O site foi criado pelo ex-diretor da Associação Universal de Esperanto Nikola Rašić. A idéia de fundar uma revista eletrônica sobre o movimento esperantista mundial recebeu aplausos em todo o mundo. Atualmente o site é uma das referências do jornalismo em esperanto. O endereço da página é www.liberafolio.org.
Entre 16 e 22 de julho acontece o Acampamento Internacional Esperantista. O local das atividades será a cidade de Callosa d’en Sarrià, na região de Valencia, próxima ao Mar Mediterrâneo. Da programação constam apresentações artísticas, passeios turísticos e outras atrações. A organização do acampamento está a cargo das juventudes esperantistas Catalã e Valenciana, além da Revista Varsovia Vento. Outras informações no endereço www.esperanto.cat.
Mais uma cidade adota a língua internacional. A Prefeitura Municipal de San Vittore del Lazio, na região central da Itália, anunciou a publicação do site oficial em esperanto. O trabalho de tradução foi realizado pelo esperantista Giuseppe Valente. No portal estão disponíveis informações institucionais, econômicas e culturais sobre a cidade.
O esperanto foi destaque na Feira do Livro de Buenos Aires. A participação do movimento esperantista aconteceu por intermédio da poetisa Maria Cristina Azcona. O presidente da Associação Universal de Esperanto, Renato Corsetti, publicou resenha sobre o mais recente livro da escritora, fato que chamou a atenção dela e dos organizadores do evento. Simpática ao idioma, Maria Azcona convidou a Liga Argentina de Esperanto para divulgar a língua durante o evento. Foram distribuídas centenas de panfletos de propaganda.
A Editora União Planetária lançou o livro A Rua Esperanto. Originalmente escrita em língua internacional, a obra é baseada nas memórias de Luís Zaleskie-Zamenhof, neto do criador do idioma. A tradução foi realizada por uma comissão formada pelos professores Affonso Soares, Ismael Miranda, James Piton e Paulo Sérgio Viana. A revisão foi feita pelos esperantistas José Passini, Reinaldo Ferreira e Paulo Nascentes. O livro A Rua Esperanto foi lançado em Brasília, na Federação Espírita Brasileira, na Legião da Boa Vontade e na Livraria Cultura. Em todas as ocasiões houve palestras em esperanto com tradução simultânea para o português.
Em comemoração aos 150 anos do espiritismo, a Federação Espírita Brasileira relançou a edição em esperanto de O Livro dos Espíritos, de Allan Kardec. A tradução para a língua internacional, feita pelo professor Porto Carreiro Neto, tem sido elogiada ao longo dos anos. A nova edição tem capa dura e foi impressa em papel de alta qualidade, segundo os mais modernos padrões gráficos. A distribuição de O Livro dos Espíritos em esperanto está a cargo a Editora Lorenz.
A Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Macaé vai oferecer um mini-curso de esperanto. A atividade vale 10 horas-aulas, no caso de o aluno ser estudante universitário. Trata-se de uma oportunidade de obtenção de um certificado de proficiência em esperanto emitido por uma instituição de ensino superior. O investimento é de 20 reais, além do material didático. Os dez primeiros inscritos vão receber um livro como brinde. O mini-curso será ministrado no dia 25 de agosto, das 8h às 17h. Outras informações pelo e-mail nandopit@uol.com.br.
Esperantistas de Recife criaram o Grupo de Esperanto Porto Carreiro Neto. A iniciativa partiu dos alunos dos cursos do idioma oferecidos na Federação Espírita de Pernambuco. As reuniões acontecem semanalmente na Avenida João de Barros, 1629, no bairro Espinheiro, Recife. Outras informações no telefone 0xx81 3241-2157.
Aconteceu no dia primeiro de maio o V Encontro Espírita de Esperanto de Porto Alegre. O tema do evento foi Jesus: o iniciador do amor. As atividades ocorreram na União Espírita Porto-alegrense. Marcaram presença os palestrantes Zélia Zaghetto, Marcelo Stoduto e César Dorneles Soares.
O Jornal Correio Braziliense publicou um passatempo fazendo alusão ao esperanto. Foi estampado na edição de 7 de maio um jogo do tipo caça-palavras, com referência à língua internacional. Sob o tema O que é o esperanto? o leitor devia encontrar vocábulos no meio de dezenas de letras emaranhadas, para depois responder as perguntas sobre o idioma. A comunidade esperantista aplaudiu a iniciativa do jornal.
Mais um livro sobre o criador do esperanto vai ser publicado. A Assembléia-geral da Cooperativa Libera Foiro convidou o reitor da Universidade da Polônia, Walter Zelazny, para liderar a empreitada. Na obra, a vida de Lázaro Zamenhof será analisada sob os pontos de vista literário, histórico e sociológico. Espera-se que o livro tenha entre 150 e duzentas páginas. O lançamento está previsto para o ano de 2009.

2 comentários:

Anônimo disse...

Estimados amigos:
Iniciei há uns dias um blogue para divulgar o esperanto em Portugal e nos outros países de língua portuguesa. Divulguem-no, por favor, que eu farei o mesmo em relação ao vosso blogue, já que os objectivos são os mesmos.

http://esperantopt.blogspot.com/2007/07/peto-al-la-esperantistoj-pedido-aos.html

Um abraço esperantita,

Fernando J G Marinho disse...

Obrigado, João José Santos, por já ter iniciado a divulgação do ESPERANTO FORA DA TOCA no blog que você acabou de criar. De fato, os nossos objetivos são os mesmos.Sucesso na sua divulgação do movimento esperantista!