Aviso aos navegantes deste blog

Prezados amigos, estive internado em hospital,em caráter de emergência,entre 04 de julho e 26 de julho de 2010.Durante esse período,fiquei impossibilitado de atualizar este tão querido blog. Além do mais,ao regressar à minha residência constatei que o meu PC também não estava funcionando a contento.Somente depois de sanados todos os problemas do computador, poderei ler as inúmeras mensagens recebidas e respondê-las.Meu estado de saúde melhora a todo momento, mas permaneço sendo submetido a hemodiálise , às 3as, 5as e sábados, por períodos de 4 horas.Procurarei mantê-los informados. Ótimas Notícias: 1.Depois de longo período inativo, nosso computador já está recuperado!!! 2.Apesar desse longo período de inatividade, o blog www.esperantoforadatoca.blogspot.com foi incluído no rol dos concorrentes que estão participando do concurso TopBlog2010,na categoria COMUNICAÇÃO( pessoal). Detalhe: na lista, em ordem alfabética, dos selecionados,procurar dentre os que começam com as letras "www". Prazo para votação :O período de votação do SEGUNDO TURNO pelo Júri Popular (Internauta) e avaliação pelo Júri Acadêmico é do dia 10/10/2010, às 02:00am até 10/11/2010, às 11:55pm horário de Brasília. Abraços do amigo de sempre Fernando J G Marinho

terça-feira, 20 de maio de 2008

Noticiário Esperantista (semana de 18 a 24/05/2008)

Fabiano Henrique


Esperanto faz sucesso em festival de idiomas

O esperanto foi o mais popular dos 70 idiomas apresentados e ensinados no primeiro Festival de Línguas na China. De acordo com o portal noticioso Libera Folio, a criação de Lázaro Zamenhof ficou atrás apenas da língua inglesa. Compareceram ao evento cerca de 13 mil e quinhentas pessoas. Segundo o diretor do festival, Dennis Keefe, possivelmente foi atingido um novo recorde mundial quanto ao número de alunos do idioma internacional neutro. O sucesso alcançado deve-se à contribuição da vice-diretora de Lingüística Aplicada da Universidade de Nanjing. Doravante, a universidade passará a empregar professores que ensinem esperanto.

Esperanto é aplaudido de pé em festival das 1001 noites

No último sábado, dia 17, o esperanto foi divulgado em uma festa árabe. A Lona Cultural Elza Osborne, no bairro de Campo Grande (RJ), foi o palco de um espetáculo das mil e uma noites. Ao final, as dançarinas foram aplaudidas de pé, quando estenderam uma faixa com a frase Esperanto: mais que uma língua, uma causa nobre. Na porta de saída, foram distribuídos mais de 200 ímãs e panfletos com informações sobre a língua internacional neutra. A iniciativa fez parte do Projeto Esperanto para o Público.

Interior fluminense recebe livros de esperanto

A Cooperativa Cultural dos Esperantistas anunciou mais uma remessa de livros. Desta feita, a contemplada foi a Universidade Severino Sombra, situada na cidade fluminense de Vassouras. A instituição recebeu um pacote contendo dez obras em e sobre a língua internacional neutra. A iniciativa fez parte da campanha O Esperanto nas Bibliotecas. Desde julho de 2001, mais e 700 livros foram remetidos a 55 entidades nacionais e dez estrangeiras.

Lanchonete lança refeições esperantistas

O esperantista e dublê de cantor Timur Golubenchev deixou de cantar nas estações de metrô de Moscou e arrumou um emprego inusitado. Após um curso de duas semanas sobre fast food, Golubenĉev tornou-se chefe de cozinha de uma lanchonete. Tão logo tomou posse no emprego, o ex-cantor usou de criatividade e inovou, lançando pratos com nomes alusivos ao esperanto. Agora, o cardápio apresenta opções como a salada Zamenhof e o molho especial Idéia Interna. A iniciativa agradou tanto a clientela que a lanchonete se tornou ponto de encontro de esperantistas na capital russa.

Dirigente esperantista visita Moscou

O diretor-geral da Associação Universal de Esperanto, Osmo Büller, iniciou visita a Moscou. O desembarque ocorreu na tarde do dia 17 de maio. A viagem tem como objetivo verificar as condições da capital russa para a realização de um congresso internacional do idioma auxiliar neutro. Büller agendou reunião com o vice-prefeito e com outras autoridades. Serão avaliados hotéis e centros de convenções. Da agenda do dirigente esperantista constam ainda uma palestra em uma universidade e uma recepção no Clube de Esperanto Leon Tolstoj.

Nenhum comentário: