Fabiano Henrique
Revelação do Programa Raul Gil cantou com a bandeira do esperanto
O cantor André Leono fez uma apresentação especial no último sábado. Quem foi à Lona Cultural Hermeto Pascoal, em Bangu, pôde assistir a um fato raro no meio artístico brasileiro. Durante o espetáculo, Leono desfraldou a bandeira do esperanto e teceu breve comentário sobre a importância do aprendizado do idioma. O público o aplaudiu de pé. André Leono é filho do esperantista Aurélio Pinto, diretor do Esperanto-grupo Amadeu Ferretti. Em 2001 participou pela primeira vez do Programa Raul Gil. Em 2002, lançou o CD A Conquista, tendo sido premiado com o Disco de Ouro por alcançar a marca de 100 mil cópias vendidas. A equipe do Projeto Esperanto para o Público esteve presente no local para auxiliar na divulgação do idioma.
Nem terremoto abala a solidariedade esperantista
Os terremotos que devastaram o interior da China despertaram a solidariedade do movimento esperantista. Mensagens de apoio, escritas por samideanos de vários pontos do mundo, são enviadas, a cada dia, aos sobreviventes da catástrofe. Um grupo de esperantistas chineses decidiu construir uma escola, à qual se dará o nome de “Espero”, que em português significa “Esperança”. Para recolher as contribuições criou-se uma conta junto à Associação Universal de Esperanto. Mensagens de condolências devem ser enviadas ao endereço tertremo@yahoo.cn.
Alemães promovem congresso nacional de esperanto
Terminou no dia 12 de maio o 85º Congresso Alemão de Esperanto. O evento aconteceu na cidade de Essen, localizada na Renânia do Norte-Vestfália. Cerca de cem pessoas compareceram; muitas provinham de países como Áustria, Holanda e República Checa. Uma das mais concorridas palestras foi proferida pelo holandês Ziko van Dijk. O tema da preleção foi o centenário da Associação Universal de Esperanto. Ao final dos trabalhos, decidiu-se que o congresso do próximo ano terá lugar na cidade de Herzberg.
Cantora lançará CD na Cooperativa Cultural dos Esperantistas
A Assessoria de Comunicação da Cooperativa Cultural dos Esperantistas divulgou a agenda de atividades da semana. Amanhã, quarta-feira (28/05), acontece mais uma reunião do Clube de Conversação, coordenado pelo professor Jair Salles. Na sexta-feira (30/05), ocorrerá a festa dos aniversariantes do mês. Na ocasião, a cantora Dirce Salles irá apresentar os sucessos de seu mais novo CD. Ambos os eventos terão início às 18h. A Cooperativa Cultural dos Esperantistas está situada na Avenida Treze de maio, 47 – sobreloja 208, no Centro do Rio de Janeiro.
Ex-república soviética discute o jornalismo esperantista
Começou ontem (26/05) e vai até a próxima sexta-feira o Congresso Mundial de Jornalistas Esperantistas. O palco do conclave é a cidade de Vilnius, capital da ex-república soviética da Lituânia. O tema central é Comunicação internacional entre culturas: o jornalismo e o esperanto. A organização está a cargo da Liga Lituana de Esperanto e da Associação Mundial de Jornalistas Esperantistas. O evento faz parte do contexto do Ano Internacional das Línguas.
Chineses discutem o uso do esperanto para a reconstrução da sociedade
Em meio a um clima de comoção nacional, terminou no último domingo, dia 25 de maio, o 5º Congresso de Esperanto do Nordeste da China. As atividades ocorreram na cidade de Harbin. Não por acaso, o tema do evento foi “Esperanto para a construção de uma sociedade harmônica”. Segundo a revista El Popola Chinio, tomaram parte no encontro mais de 130 esperantistas, alguns provenientes de países como Rússia, Coréia, Canadá e Mongólia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário