Aviso aos navegantes deste blog

Prezados amigos, estive internado em hospital,em caráter de emergência,entre 04 de julho e 26 de julho de 2010.Durante esse período,fiquei impossibilitado de atualizar este tão querido blog. Além do mais,ao regressar à minha residência constatei que o meu PC também não estava funcionando a contento.Somente depois de sanados todos os problemas do computador, poderei ler as inúmeras mensagens recebidas e respondê-las.Meu estado de saúde melhora a todo momento, mas permaneço sendo submetido a hemodiálise , às 3as, 5as e sábados, por períodos de 4 horas.Procurarei mantê-los informados. Ótimas Notícias: 1.Depois de longo período inativo, nosso computador já está recuperado!!! 2.Apesar desse longo período de inatividade, o blog www.esperantoforadatoca.blogspot.com foi incluído no rol dos concorrentes que estão participando do concurso TopBlog2010,na categoria COMUNICAÇÃO( pessoal). Detalhe: na lista, em ordem alfabética, dos selecionados,procurar dentre os que começam com as letras "www". Prazo para votação :O período de votação do SEGUNDO TURNO pelo Júri Popular (Internauta) e avaliação pelo Júri Acadêmico é do dia 10/10/2010, às 02:00am até 10/11/2010, às 11:55pm horário de Brasília. Abraços do amigo de sempre Fernando J G Marinho

terça-feira, 27 de maio de 2008

Noticiário Esperantista (semana de 25 a 31/05/2008)





Fabiano Henrique

Revelação do Programa Raul Gil cantou com a bandeira do esperanto



O cantor André Leono fez uma apresentação especial no último sábado. Quem foi à Lona Cultural Hermeto Pascoal, em Bangu, pôde assistir a um fato raro no meio artístico brasileiro. Durante o espetáculo, Leono desfraldou a bandeira do esperanto e teceu breve comentário sobre a importância do aprendizado do idioma. O público o aplaudiu de pé. André Leono é filho do esperantista Aurélio Pinto, diretor do Esperanto-grupo Amadeu Ferretti. Em 2001 participou pela primeira vez do Programa Raul Gil. Em 2002, lançou o CD A Conquista, tendo sido premiado com o Disco de Ouro por alcançar a marca de 100 mil cópias vendidas. A equipe do Projeto Esperanto para o Público esteve presente no local para auxiliar na divulgação do idioma.

Nem terremoto abala a solidariedade esperantista

Os terremotos que devastaram o interior da China despertaram a solidariedade do movimento esperantista. Mensagens de apoio, escritas por samideanos de vários pontos do mundo, são enviadas, a cada dia, aos sobreviventes da catástrofe. Um grupo de esperantistas chineses decidiu construir uma escola, à qual se dará o nome de “Espero”, que em português significa “Esperança”. Para recolher as contribuições criou-se uma conta junto à Associação Universal de Esperanto. Mensagens de condolências devem ser enviadas ao endereço tertremo@yahoo.cn.

Alemães promovem congresso nacional de esperanto

Terminou no dia 12 de maio o 85º Congresso Alemão de Esperanto. O evento aconteceu na cidade de Essen, localizada na Renânia do Norte-Vestfália. Cerca de cem pessoas compareceram; muitas provinham de países como Áustria, Holanda e República Checa. Uma das mais concorridas palestras foi proferida pelo holandês Ziko van Dijk. O tema da preleção foi o centenário da Associação Universal de Esperanto. Ao final dos trabalhos, decidiu-se que o congresso do próximo ano terá lugar na cidade de Herzberg.

Cantora lançará CD na Cooperativa Cultural dos Esperantistas

A Assessoria de Comunicação da Cooperativa Cultural dos Esperantistas divulgou a agenda de atividades da semana. Amanhã, quarta-feira (28/05), acontece mais uma reunião do Clube de Conversação, coordenado pelo professor Jair Salles. Na sexta-feira (30/05), ocorrerá a festa dos aniversariantes do mês. Na ocasião, a cantora Dirce Salles irá apresentar os sucessos de seu mais novo CD. Ambos os eventos terão início às 18h. A Cooperativa Cultural dos Esperantistas está situada na Avenida Treze de maio, 47 – sobreloja 208, no Centro do Rio de Janeiro.

Ex-república soviética discute o jornalismo esperantista


Começou ontem (26/05) e vai até a próxima sexta-feira o Congresso Mundial de Jornalistas Esperantistas. O palco do conclave é a cidade de Vilnius, capital da ex-república soviética da Lituânia. O tema central é Comunicação internacional entre culturas: o jornalismo e o esperanto. A organização está a cargo da Liga Lituana de Esperanto e da Associação Mundial de Jornalistas Esperantistas. O evento faz parte do contexto do Ano Internacional das Línguas.

Chineses discutem o uso do esperanto para a reconstrução da sociedade




Em meio a um clima de comoção nacional, terminou no último domingo, dia 25 de maio, o 5º Congresso de Esperanto do Nordeste da China. As atividades ocorreram na cidade de Harbin. Não por acaso, o tema do evento foi “Esperanto para a construção de uma sociedade harmônica”. Segundo a revista El Popola Chinio, tomaram parte no encontro mais de 130 esperantistas, alguns provenientes de países como Rússia, Coréia, Canadá e Mongólia.

Nenhum comentário: