Aviso aos navegantes deste blog

Prezados amigos, estive internado em hospital,em caráter de emergência,entre 04 de julho e 26 de julho de 2010.Durante esse período,fiquei impossibilitado de atualizar este tão querido blog. Além do mais,ao regressar à minha residência constatei que o meu PC também não estava funcionando a contento.Somente depois de sanados todos os problemas do computador, poderei ler as inúmeras mensagens recebidas e respondê-las.Meu estado de saúde melhora a todo momento, mas permaneço sendo submetido a hemodiálise , às 3as, 5as e sábados, por períodos de 4 horas.Procurarei mantê-los informados. Ótimas Notícias: 1.Depois de longo período inativo, nosso computador já está recuperado!!! 2.Apesar desse longo período de inatividade, o blog www.esperantoforadatoca.blogspot.com foi incluído no rol dos concorrentes que estão participando do concurso TopBlog2010,na categoria COMUNICAÇÃO( pessoal). Detalhe: na lista, em ordem alfabética, dos selecionados,procurar dentre os que começam com as letras "www". Prazo para votação :O período de votação do SEGUNDO TURNO pelo Júri Popular (Internauta) e avaliação pelo Júri Acadêmico é do dia 10/10/2010, às 02:00am até 10/11/2010, às 11:55pm horário de Brasília. Abraços do amigo de sempre Fernando J G Marinho

terça-feira, 23 de setembro de 2008

Noticiário Esperantista (semana de 21 a 27/09/2008)



Fabiano Henrique

Mega-especulador internacional declara simpatia ao esperanto

O mega-especulador internacional George Soros declarou simpatia ao esperanto. A notícia foi divulgada na edição do último domingo do jornal espanhol El País. Na reportagem intitulada Soros: o milionário que queria ser filósofo, o investidor falou de sua vida e de suas peripécias econômicas.
O empresário reverenciou a memória do pai, o esperantista húngaro Tivadar Soros. Mais adiante, revelou que acha o esperanto uma língua fascinante, porém sem muita utilidade no mundo atual, uma vez que teria sido sobrepujado pelo inglês. A referência ao idioma auxiliar neutro foi concluída com a declaração de que, graças ao Congresso Universal de 1946, conseguiu escapar da perseguição soviética.
George Soros tornou-se famoso por ganhar um bilhão de dólares, em um único dia, apostando contra o Banco da Inglaterra. No campo da filantropia, apóia, entre outros, a Universidade Central Européia.

Encontro esperantista em Taguatinga supera expectativas

Realizou-se, no último domingo, o XI Encontro de Esperanto de Taguatinga. Cerca de 120 pessoas foram à cidade-satélite do Distrito Federal participar do evento. O destaque ficou por conta da participação do cantor cearense Tarcísio Lima.
A parte artística foi abrilhantada pelas apresentações do Grupo Dança & CIA, formado por alunos da Escola Reginaldo Moreira, e pelo Grupo Nova Era. Ao final, o músico Flavio Fonseca apresentou-se com a filha, Clara.
O presidente da Associação Brasiliense de Esperanto, Wilson Álvares de Oliveira, foi agraciado com Diploma de Honra ao Mérito. Ao Grupo Nova Era foi conferido o Troféu Amigo do Taguatinga Esperanto-klubo, em razão de ter participado de todos os encontros promovidos pela entidade.

Esperantistas vão invadir a Feira de São Cristóvão

A comunidade esperantista carioca divulgará o esperanto na Feira de São Cristóvão. A visita ao Centro Municipal Luiz Gonzaga de Tradições Nordestinas está programado para o dia 11 de outubro, a partir das quatro da tarde. Na oportunidade, o público receberá panfletos de divulgação do esperanto. Segundo o professor Evandro Caboclo, os esperantistas irão tirar uma foto junto ao monumento em homenagem ao Rei do Baião. A iniciativa faz parte do Projeto Esperanto para o Público.

Esperanto é usado para facilitar o acesso à cultura islâmica

Foi criada a Associação Islâmico-esperantista para o Diálogo Intercultural. O objetivo da entidade é congregar muçulmanos que acreditem na necessidade integração com outras culturas e religiões. O esperanto atuará como língua-ponte. De acordo com o presidente da instituição, Said Ahmad, a comunidade esperantista terá a oportunidade de conhecer o mundo árabe. Outras informações no endereço
saidnabi@mail.ru.

Esperanto inspira grupo de rock em Roraima

O mercado musical brasileiro vê nascer mais um conjunto de rock. Desta vez, trata-se da banda Somero, de Roraima. O inusitado da novidade é que o nome escolhido significa Verão, em esperanto. O grupo é formado por Vinicius Tocantins (guitarra e vocal), Paulo Ferreira (baixo), Cleber Medeiros(bateria), Karen Lorene (guitarra) e Regis Calixto (guitarra). Eles escolheram uma postura mais séria e eclética, dedicando-se a composições próprias. Recentemente, Somero lançou um CD compacto, com quatro faixas. Para conhecer um pouco mais do trabalho do grupo, basta acessar o site
www.myspace.com/somerorr.

Solidariedade será a tônica de evento esperantista em Jacarepaguá

Está marcado para o dia 18 de outubro o IV Encontro Espírita-esperantista de Jacarepaguá. O tema do encontro é A Missão do Esperanto. A palestra principal será apresentada pela professora Alcione Koritzky. Solicita-se aos participantes que levem um quilo de alimento não-perecível. As atividades terão lugar na Avenida Geremário Dantas, 655, no Largo do Pechincha, em Jacarepaguá, no Rio de Janeiro.

Nenhum comentário: