Aviso aos navegantes deste blog

Prezados amigos, estive internado em hospital,em caráter de emergência,entre 04 de julho e 26 de julho de 2010.Durante esse período,fiquei impossibilitado de atualizar este tão querido blog. Além do mais,ao regressar à minha residência constatei que o meu PC também não estava funcionando a contento.Somente depois de sanados todos os problemas do computador, poderei ler as inúmeras mensagens recebidas e respondê-las.Meu estado de saúde melhora a todo momento, mas permaneço sendo submetido a hemodiálise , às 3as, 5as e sábados, por períodos de 4 horas.Procurarei mantê-los informados. Ótimas Notícias: 1.Depois de longo período inativo, nosso computador já está recuperado!!! 2.Apesar desse longo período de inatividade, o blog www.esperantoforadatoca.blogspot.com foi incluído no rol dos concorrentes que estão participando do concurso TopBlog2010,na categoria COMUNICAÇÃO( pessoal). Detalhe: na lista, em ordem alfabética, dos selecionados,procurar dentre os que começam com as letras "www". Prazo para votação :O período de votação do SEGUNDO TURNO pelo Júri Popular (Internauta) e avaliação pelo Júri Acadêmico é do dia 10/10/2010, às 02:00am até 10/11/2010, às 11:55pm horário de Brasília. Abraços do amigo de sempre Fernando J G Marinho

quarta-feira, 10 de setembro de 2008

Noticiário Esperantista (semana de 7 a 13/09/2008)

Fabiano Henrique

Associação Universal de Esperanto participa ativamente de fórum organizado pela ONU
A Associação Universal de Esperanto (UEA) participou do III Fórum Social de Direitos Humanos das Nações Unidas. O evento aconteceu entre os dias primeiro e três de setembro, em Genebra, na Suíça. A instituição organizadora do movimento esperantista internacional foi representada pelos co-idealistas Charmian Common, Stefano Keller e Cesco Reale. Em duas oportunidades os membros da UEA intervieram nas discussões. Numa delas, propôs-se que o relatório final do fórum também fosse traduzido para o esperanto. Muitos representantes de países e organizações não-governamentais interessaram-se pelo assunto. Na mais importante intervenção, os esperantistas chamaram a atenção do plenário para a questão dos direitos lingüísticos. A gravação da fala do representante da UEA encontra-se no endereço
www.lingvaj-rajtoj.org/eventoj/. Associação Universal de Esperanto mantém relações de colaboração com a ONU.

Jovens divulgam o esperanto nos desfiles do Dia da Independência

O movimento esperantista fez-se representar nos desfiles do dia sete de setembro. Dois pelotões de alunos do Colégio Estadual Moacyr Padilha e o Centro de Ensino Vila Isabel marcharam pela principal avenida de Três Rios, no interior fluminense, portando faixas, cartazes e bandeiras alusivos à língua internacional neutra. A certa altura do desfile, o locutor oficial dos festejos falou do valor do esperanto no sistema escolar, como matéria preparatória para o aprendizado de idiomas.

Jornal publica reportagem sobre o esperanto
O esperanto foi tema de matéria no jornal A Voz da Cidade, de Barra Mansa, no sul fluminense. A reportagem foi publicada na edição do dia seis de setembro. O professor Silvio Marcio Camargo Bruno, representante do Nia Espero Esperanto Grupo, divulgou a nova turma do curso básico a ser realizado na sede da instituição. As atividades começaram no dia oito, às 19h. Serão ao todo nove encontros, com carga horária dez horas-aula. O Nia Espero Esperanto Grupo está situado na Rua São Sebastião, 105 - sala 1153, no Centro de Barra Mansa.

Coreanos comemoram marca de 200 cursos de esperanto
Sul-coreanos comemoram a marca de 200 cursos de esperanto realizados Centro Cultural Esperantista de Seul. A festa aconteceu no dia 30 de agosto. Aproximadamente 120 pessoas participaram dos festejos. A língua internacional neutra é ensinada ininterruptamente há 17 anos naquela entidade. Pelos bancos da escola de esperanto já passaram mais de mil e 400 alunos.

Encontro esperantista vai movimentar o Distrito Federal
Está marcado para o dia 21 de setembro o XI Encontro de Esperanto de Taguatinga. A cidade-satélite do Distrito Federal será o palco do evento, do qual participará o músico cearense Tarcisio Lima. Entre as atrações está confirmado o sorteio de um aparelho de DVD. O encontro começará às 9h, no Prédio da Administração Regional de Taguatinga, situado na Praça do Relógio.

DVD sobre a vida do criador do esperanto chega ao mercado
Mais um DVD esperantista chega ao mercado brasileiro. Na última sexta-feira, aconteceu na Cooperativa Cultural dos Esperantistas a festa de lançamento do filme Zamenhof, um cidadão do mundo. Trata-se de um documentário sobre a vida e a obra do criador do esperanto. A película marca a estréia do produtor Djalma Pessata no mercado áudio-visual. Cerca de 30 pessoas compareceram à solenidade.

Esperantistas espíritas reuniram-se em Brasília
Terminou no último domingo, dia sete, o III Encontro Brasileiro de Esperantistas Espíritas. O evento aconteceu em Brasília. O tema das atividades foi A transição da Terra. Personalidades do meio espírita-esperantista marcaram presença. O destaque foi a participação do presidente da Federação Espírita Brasileira (FEB), Nestor Masotti, que prometeu intensificar as ações da instituição que dirige em favor da língua internacional neutra. A palestra principal foi apresentada pelo diretor do Departamento de Esperanto da FEB, Affonso Soares. No próximo ano, o encontro ocorrerá no Rio de Janeiro.

Nenhum comentário: