Aviso aos navegantes deste blog

Prezados amigos, estive internado em hospital,em caráter de emergência,entre 04 de julho e 26 de julho de 2010.Durante esse período,fiquei impossibilitado de atualizar este tão querido blog. Além do mais,ao regressar à minha residência constatei que o meu PC também não estava funcionando a contento.Somente depois de sanados todos os problemas do computador, poderei ler as inúmeras mensagens recebidas e respondê-las.Meu estado de saúde melhora a todo momento, mas permaneço sendo submetido a hemodiálise , às 3as, 5as e sábados, por períodos de 4 horas.Procurarei mantê-los informados. Ótimas Notícias: 1.Depois de longo período inativo, nosso computador já está recuperado!!! 2.Apesar desse longo período de inatividade, o blog www.esperantoforadatoca.blogspot.com foi incluído no rol dos concorrentes que estão participando do concurso TopBlog2010,na categoria COMUNICAÇÃO( pessoal). Detalhe: na lista, em ordem alfabética, dos selecionados,procurar dentre os que começam com as letras "www". Prazo para votação :O período de votação do SEGUNDO TURNO pelo Júri Popular (Internauta) e avaliação pelo Júri Acadêmico é do dia 10/10/2010, às 02:00am até 10/11/2010, às 11:55pm horário de Brasília. Abraços do amigo de sempre Fernando J G Marinho

quarta-feira, 5 de novembro de 2008

Noticiário Esperantista (semana de 2 a 8/11/2008)

Fabiano Henrique


Revelação do Programa Raul Gil divulgará o esperanto em Jacarepaguá
O cantor André Leonno divulgará o esperanto no próximo dia 22. A apresentação ocorrerá na Lona Cultural Jacob do Bandolim, em Jacarepaguá, a partir das 20h. O artista irá desfraldar a bandeira do idioma, em pleno palco. Ao mesmo tempo, fará um breve comentário sobre o assunto. André Leonno tornou-se conhecido depois de ter cantado no Programa Raul Gil. Filho de esperantista, o músico costumeiramente faz propaganda do esperanto durantes os shows.

Concurso esperantista na Rádio Rio de Janeiro agora com mais prêmios
A Rádio Rio de Janeiro lançou um concurso alusivo à língua internacional neutra. A iniciativa visa a comemorar os 22 anos de programas de esperanto produzidos pela emissora.
Para participar, o ouvinte precisa apenas criar uma frase com a palavra “Esperanto”. As frases podem ser enviadas até o dia três de dezembro, sendo aceitas participações por carta, fax, e-mail, telefone ou entregues pessoalmente na rádio. O sorteio ocorrerá no dia dez de dezembro, a partir das 15h.
Cinco ouvintes serão agraciados. A melhor frase fará jus a um quadro pintado pelo artista plástico Renaud Hetmanek (não necessariamente o da foto), a ser entregue em 17 do mesmo mês. Os outros quatro receberão brindes patrocinados pela Cooperativa Cultural dos Esperantistas.
A exposição virtual dos trabalhos de Renaud Hetmanek pode ser contemplada no endereço
www.arte.renaud.nom.br/favorite.htm.
Rádio Rio de Janeiro – AM 1400 kHz
Página:
www.radioriodejaneiro.am.br
Correio eletrônico: linguadafraternidade@bol.com.br
Telefone: (21) 3396-6969 (estúdio)
Fax: (21) 3386-1444
Endereço: Estrada do Dendê, 659 Tauá - Ilha do Governador - Rio de Janeiro - RJ / CEP.: 21.920-000

Cidade do Esperanto promove três eventos simultâneos sobre o idioma
A Cidade do Esperanto será o palco de dois eventos sobre o idioma. O município alemão de Herzberg am Harz irá receber simultaneamente o Oitavo Congresso Europeu de Esperanto e o Congresso de Esperanto da Alemanha. As atividades estão marcadas para acontecer entre 28 de maio e 3 de junho de 2009. O tema será Esperanto para uma Europa multicultural. Segundo os organizadores, pela primeira vez, o movimento esperantista deixará o recinto do congresso e se apresentará em diversos logradouros públicos. Paralelamente, ocorrerá a Conferência da União Européia de Esperanto, que versará sobre o significado da queda do Muro de Berlim para as relações entre os habitantes do leste e do oeste do continente.

Dirigente esperantista divulga a língua internacional na internet
O ex-presidente da Liga Brasileira de Esperanto Fernando Marinho é o responsável pelo blog Esperanto Fora da Toca. O objetivo da página é divulgar as últimas notícias referentes ao idioma, escritas em língua portuguesa. Para Marinho, “sempre é tempo para aprender coisas novas e de repassar para os mais jovens tudo de útil.” O site encontra-se no endereço
www.esperantoforadatoca.blogspot.com.

Esperantistas de Campinas de casa nova
A diretoria do Kultura Centro de Esperanto, de Campinas, anunciou que a instituição já tem nova sede. Para o próximo domingo, dia 9, está marcada reunião a fim de estabelecer o plano de ações para o ano vindouro. O professor David Bianchini foi convidado para palestrar sobre a arte da comunicação. O evento começará às 15h, na Rua Edward Vita de Godoy, 828 - Barão Geraldo (rua do córrego, atrás do Tilli Center), em Campinas. Outras informações pelo telefone 0 xx 19 3307-0396.

Olaria receberá encontro espírita-esperantista em dezembro
Acontecerá, no dia sete de dezembro, o XV Encontro Espírita-Esperantista do Estado do Rio de Janeiro. O tema central é A Língua que veio do céu. Para palestrar sobre assunto foi convidado o médico Paulo Sérgio Viana. As atividades terão início às 9h, com fim previsto para as 17h. O evento terá lugar no Centro Espírita Luz e Caridade, situado na Rua Anspeçada Melo, 38, em Olaria. A organização está a cargo do Serviço de Esperanto do Conselho Espírita do Estado do Rio de Janeiro e do XVII Conselho Espírita de Unificação.

Papai Noel aprende esperanto e se prepara para receber cartas de todo o mundo

O natal se aproxima e do Canadá veio a notícia de que o Papai Noel já responde cartas em esperanto. Milhares de crianças de todo o mundo agora podem remeter seus pedidos ao Bom Velhinho, no idioma criado por Lázaro Zamenhof. É importante indicar, no envelope, que a missiva está escrita na língua internacional neutra. Para enviar a correspondência corretamente, basta endereçá-la da seguinte forma:
Avo Frosto (como o Papai Noel é chamado em esperanto)
Norda Poluso
Kanado/Canadá

Nenhum comentário: