Aviso aos navegantes deste blog

Prezados amigos, estive internado em hospital,em caráter de emergência,entre 04 de julho e 26 de julho de 2010.Durante esse período,fiquei impossibilitado de atualizar este tão querido blog. Além do mais,ao regressar à minha residência constatei que o meu PC também não estava funcionando a contento.Somente depois de sanados todos os problemas do computador, poderei ler as inúmeras mensagens recebidas e respondê-las.Meu estado de saúde melhora a todo momento, mas permaneço sendo submetido a hemodiálise , às 3as, 5as e sábados, por períodos de 4 horas.Procurarei mantê-los informados. Ótimas Notícias: 1.Depois de longo período inativo, nosso computador já está recuperado!!! 2.Apesar desse longo período de inatividade, o blog www.esperantoforadatoca.blogspot.com foi incluído no rol dos concorrentes que estão participando do concurso TopBlog2010,na categoria COMUNICAÇÃO( pessoal). Detalhe: na lista, em ordem alfabética, dos selecionados,procurar dentre os que começam com as letras "www". Prazo para votação :O período de votação do SEGUNDO TURNO pelo Júri Popular (Internauta) e avaliação pelo Júri Acadêmico é do dia 10/10/2010, às 02:00am até 10/11/2010, às 11:55pm horário de Brasília. Abraços do amigo de sempre Fernando J G Marinho

quarta-feira, 29 de outubro de 2008

Noticiário Esperantista (semana de 26/10 a 1º/11/2008)

Fabiano Henrique

Banquete marca as comemorações de 102 anos de clube esperantista
Cerca de 30 pessoas foram ao restaurante La Mole comemorar os 102 anos do Niterói Esperanto Clube (NITEK). A direção do estabelecimento reservou o mezanino da loja do Plaza Shopping para o banquete esperantista.
Os festejos, ocorridos na última terça-feira, dia 28 de outubro, foram precedidos de um pronunciamento do presidente da instituição, o atleta Walter Fontes. Após calorosa salva de palmas, cantou-se a tradicional canção Parabéns pra Você, na língua internacional neutra. Aproveitando o ensejo, o dirigente homenageou os aniversariantes do mês.
Compareceram samideanos não só de Niterói, como de cidades próximas, como Rio de Janeiro e São Gonçalo. Um clima de emoção e fraternidade pairou no local.
O NITEK é a instituição esperantista mais antiga em atividade no Brasil. Pelo clube foram revelados inúmeros valorosos trabalhadores da causa iniciada por Lázaro Luís Zamenhof.

Esperantistas participarão do Encontro Mundial pela Paz
O movimento esperantista participará do Encontro Mundial pela Paz. As manifestações estão marcadas para a próxima quinta-feira, dia 30, a partir das 10h, na Universidade do Estado do Rio (UERJ). O evento tem o apoio do Governo do Estado, bem como de instituições religiosas e científicas. A participação esperantista está inserida no Projeto Esperanto para o Público. A UERJ está localizada na Rua São Francisco Xavier, 542, no Maracanã.

Popular programa de navegação na internet agora disponível em esperanto
Um dos mais populares programas de navegação na internet agora está disponível em esperanto. Foi anunciado, na semana passada, o lançamento da versão 3.1 do Mozilla Firefox, na língua internacional neutra. A iniciativa deve-se a um acordo entre a entidade que desenvolveu o navegador, Mozilla Foundation, e o esperantista uruguaio Eduardo Trápani. Para baixar o programa, basta acessar o endereço
www.mozilla.com.

Solenidade marcará a entrega do Prêmio Zamenhof
Está marcada para o dia 28 de novembro a entrega do Prêmio Zamenhof. A cerimônia acontecerá no Teatro Sperimentale, situado na cidade de Ancona, na região central da Itália. A honraria visa a distinguir personalidades que colaboram na difusão do ideal esperantista. A organização está sob a responsabilidade da Federação Italiana de Esperanto.

Aula de esperanto a céu aberto no Sítio do Pica-pau Amarelo
Uma aula de esperanto a céu aberto marcou o fim-de-semana no Vale do Paraíba. A atividade aconteceu no Sítio do Pica-pau Amarelo, em Taubaté. Onze esperantistas, oriundos de diversas cidades, participaram do passeio. Logo no início, foi lida, em esperanto, a biografia de Monteiro Lobato. Em seguida, promoveu-se um debate sobre o texto apresentado. Os alunos puderam visitar o museu do sítio, tirar fotografias e aprender nomes de aves brasileiras na língua internacional neutra. O evento foi organizado pelo Lorena Esperanto-klubo. A próxima aula a céu aberto está prevista para ocorrer no início de 2009.

Biblioteca em Rondônia recebe livros de esperanto
A Assessoria de Comunicação da Cooperativa Cultural dos Esperantistas anunciou mais uma remessa de livros de esperanto para uma instituição brasileira. Foi contemplada, na última semana, a Biblioteca da Fundação Universidade Federal de Rondônia, no Campus de Guajará-Mirim. Enviaram-se dez obras didáticas e literárias, escritas em língua internacional ou em português. Desde julho de 2001, a Cooperativa Cultural dos Esperantistas remeteu 72 pacotes de livros para o Brasil e para o exterior, no âmbito da campanha O Esperanto nas Bibliotecas.

Italianos produzem filme sobre o criador do esperanto
Um filme sobre a vida de Lázaro Luís Zamenhof será filmado na Itália. Entre os dias oito e dez de novembro, será rodado o curta-metragem Doutor Esperanto. A película tem a direção do ator Mario Migliucci. Os trabalhos serão realizados em locações na comuna de San Giuliano Terme, na região da Toscana. A produção chegará ao mercado em DVD, com estréia prevista para o Congresso Universal de Esperanto de 2009.
__._,_.___

Nenhum comentário: