Aviso aos navegantes deste blog

Prezados amigos, estive internado em hospital,em caráter de emergência,entre 04 de julho e 26 de julho de 2010.Durante esse período,fiquei impossibilitado de atualizar este tão querido blog. Além do mais,ao regressar à minha residência constatei que o meu PC também não estava funcionando a contento.Somente depois de sanados todos os problemas do computador, poderei ler as inúmeras mensagens recebidas e respondê-las.Meu estado de saúde melhora a todo momento, mas permaneço sendo submetido a hemodiálise , às 3as, 5as e sábados, por períodos de 4 horas.Procurarei mantê-los informados. Ótimas Notícias: 1.Depois de longo período inativo, nosso computador já está recuperado!!! 2.Apesar desse longo período de inatividade, o blog www.esperantoforadatoca.blogspot.com foi incluído no rol dos concorrentes que estão participando do concurso TopBlog2010,na categoria COMUNICAÇÃO( pessoal). Detalhe: na lista, em ordem alfabética, dos selecionados,procurar dentre os que começam com as letras "www". Prazo para votação :O período de votação do SEGUNDO TURNO pelo Júri Popular (Internauta) e avaliação pelo Júri Acadêmico é do dia 10/10/2010, às 02:00am até 10/11/2010, às 11:55pm horário de Brasília. Abraços do amigo de sempre Fernando J G Marinho

quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

Noticiário Esperantista (semana de 1º a 7/02/2009)

Fabiano Henrique


DVD esperantista chega ao mercado brasileiro
Foi lançado no Brasil o DVD Esperanto é... (tradução em português de Esperanto estas...). Segundo o produtor, Rogener Pavinski, o filme apresenta a língua internacional neutra de modo moderno e dinâmico. A produção, dividida em seis partes, é o resultado de um trabalho de três anos, realizado em colaboração internacional. Todos os textos foram traduzidos para 29 idiomas de legendas e 10 idiomas de narração. Por causa do grande numero de línguas foi necessário dividir a edição do filme em dois discos. Esperanto é... pode ser visto pela internet na página www.esperantoe.blogspot.com. Encomendas e informações pelo e-mail contato@kosmuzik.com.

Mais uma emissora divulga o esperanto no BrasilA Rádio Melodia FM, da cidade de São José do Rio Preto, no interior paulista, apresenta, de segunda a sexta, quatro diferentes spots comerciais sobre o esperanto. Toca-se igual número de músicas no idioma. As gravações vão ao ar às 9h, 11h, 14h e 16h. A iniciativa coube ao professor Juscelino Gama. A Rádio Melodia FM transmite na freqüência de 93.1 MHz. Pela internet é possível ouvir a programação no endereço www.melodiaweb.com.br, clicando-se no link 2.

Esperantistas católicos e protestantes organizam congresso ecumênico

Entre os dias 18 e 25 de julho acontece o XIX Congresso Ecumênico de Esperanto. As atividades serão realizadas na cidade de Wrocław, na Polônia. A organização do evento está a cargo da União Católico-esperantista Internacional (IKUE) e da Liga Cristã-esperantista Internacional (KELI).

Informações em esperanto em estação ferroviária
A cidade-natal de Zamenhof intensifica os preparativos para o congresso universal de esperanto deste ano. O município polonês de Bialystok vem fazendo sucessivas homenagens ao filho ilustre, criador da língua internacional neutra. Desde o dia 14 de dezembro, a estação ferroviária local presta informações em esperanto. Foi inaugurado um placar de grandes dimensões, no qual aparecem os horários e destinos dos trens, com legendas e símbolos adicionais escritos em polonês e no idioma auxiliar. Desde meados do ano passado, circula o Expresso Esperanto. Trata-se de uma composição inteiramente dedicada à memória do pai da língua. Na solenidade de inauguração, o público veio ao delírio no momento em que o trem parou e dele desembarcaram sósias de Lázaro Zamenhof e da esposa, Clara Zilbernik.

Inscrições abertas para curso de esperanto no Irajá

Iniciam-se no dia 4 de fevereiro as inscrições para o curso básico da língua internacional neutra no Esperanto-grupo Claude Piron. Os interessados devem procurar a professora Marly Freitas, pelo telefone 0xx21 3371-0890, até o próximo dia 20. As aulas terão lugar no Grupo Espírita Esperança em Cristo, na Rua Anhembi, 197, em Irajá, no Rio de Janeiro.

Professora húngara é eleita a esperantista do anoA revista La Ondo de Esperanto elegeu a professora Ilona Koutny a Esperantista do Ano de 2008. Radicada na Polônia, a laureada nasceu na Hungria. A premiação deveu-se à coordenação dos Estudos Lingüísticos da Universidade Adam Mickiewicz, da cidade polonesa de Poznan.

Precisa-se de bibliotecários esperantistas

A diretoria da Liga Brasileira de Esperanto lançou um apelo em favor da Biblioteca Carlos Domingues. A instituição precisa de voluntários que dêem plantão no local. A carga horária será combinada, com o mínimo de duas horas seguidas. O interessados devem ter conhecimento básico da língua internacional neutra. As tarefas na biblioteca são desenvolvidas em etapas, com diversos níveis de complexidade. A equipe conta com uma bibliotecária, que coordena os trabalhos. Os interessados devem entrar em contato com a senhora Néia Lúcia Souza, pelo número 0 xx 61 3226-1298, informando nome, telefone e horário disponível.

Evento espírita-esperantista privilegiará as artes

Está marcado para o dia 29 de março o Primeiro Encontro Espírita-Esperantista do XVII Conselho Espírita de Unificação do Estado do Rio de Janeiro. A comissão organizadora programou uma lista de variadas atrações. Entre os oradores convidados estão o ator Gilberto Lepenisck e o radialista Renaud Hetmanek. Na parte artística o destaque será a apresentação do cantor e compositor Moacyr Camargo. Haverá um concurso de arte com temática espírita-esperantista. As atividades irão acontecer na Fraternidade Espírita André Luiz, localizada na Rua Quixadá, 30, no bairro da Penha Circular, na capital fluminense. Informações e inscrições pelo telefone 0xx21 8709-7862.

Esperantistas irão se reunir no Himalaia

De 26 de fevereiro a 10 de março, irá acontecer o VIII Encontro Esperantista do Himalaia. As atividades terão lugar na cidade de Anapurna, no Nepal. Segundo a direção da Associação Nepalesa de Esperanto, o objetivo do evento é divulgar a riqueza cultural e a diversidade étnica do país. Estão marcadas atividades artísticas e turísticas, além de cursos e palestras sobre a língua internacional neutra.

Nenhum comentário: