Aviso aos navegantes deste blog

Prezados amigos, estive internado em hospital,em caráter de emergência,entre 04 de julho e 26 de julho de 2010.Durante esse período,fiquei impossibilitado de atualizar este tão querido blog. Além do mais,ao regressar à minha residência constatei que o meu PC também não estava funcionando a contento.Somente depois de sanados todos os problemas do computador, poderei ler as inúmeras mensagens recebidas e respondê-las.Meu estado de saúde melhora a todo momento, mas permaneço sendo submetido a hemodiálise , às 3as, 5as e sábados, por períodos de 4 horas.Procurarei mantê-los informados. Ótimas Notícias: 1.Depois de longo período inativo, nosso computador já está recuperado!!! 2.Apesar desse longo período de inatividade, o blog www.esperantoforadatoca.blogspot.com foi incluído no rol dos concorrentes que estão participando do concurso TopBlog2010,na categoria COMUNICAÇÃO( pessoal). Detalhe: na lista, em ordem alfabética, dos selecionados,procurar dentre os que começam com as letras "www". Prazo para votação :O período de votação do SEGUNDO TURNO pelo Júri Popular (Internauta) e avaliação pelo Júri Acadêmico é do dia 10/10/2010, às 02:00am até 10/11/2010, às 11:55pm horário de Brasília. Abraços do amigo de sempre Fernando J G Marinho

quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

Noticiário Esperantista (semana de 15 a 21/02/2009)

Fabiano Henrique

Associação Esperantista do Rio de Janeiro inaugura a sede própria

Inaugurou-se, na manhã do último sábado, dia 14, a sede própria da Associação Esperantista do Rio de Janeiro. O presidente da instituição, Paulo Carvalho saudou a todos os presentes. A seguir, Jorge Campos de Oliveira palestrou sobre a história do movimento esperantista carioca. Algumas personalidades foram homenageadas com placas comemorativas. Ao final, foi servido um coquetel. Somente cerca de 30 pessoas compareceram à solenidade, em decorrência da decisão da diretoria de não divulgar o evento para a comunidade esperantista. O novo endereço da Associação Esperantista do Rio de Janeiro é Rua Teófilo Otoni 135, sala 302, no Centro da Cidade. Telefone: 0xx21 2467-4296.

Croatas comemoram lançamento de dicionário de esperanto

Foi lançado o Grande Dicionário Croata-esperanto. Resultado de oito anos de trabalho, a elaboração da obra ficou sob a responsabilidade de Lucija Borčić. No total, são 42 mil verbetes, distribuídos ao longo de 420 paginas. A solenidade de lançamento ocorreu no dia 14 de janeiro, na sede da Sociedade Esperantista de Zagreb. O Ministério da Cultura da Croácia patrocinou o projeto.

Divulgado o calendário esperantista de Niterói

A diretoria do Niterói Esperanto Clube divulgou o calendário letivo de 2009. Em três de março terá início o Clube de Conversação. No dia cinco, começará o Curso Básico. As atividades irão acontecer entre as 18h e as 19h30, sob a coordenação do professor Aloísio Sartorato. O Niterói Esperanto Clube está situado na Avenida Amaral Peixoto, 207 – sala 1609, Edifício Albert Sabin, no Centro de Niterói.

País africano promove congresso nacional de esperanto

Entre os dias 10 e 16 de julho, irá acontecer o Congresso de Esperanto do Burundi. Todo o evento foi planejado para ter baixo custo, facilitando o acesso do público. Haverá pelestras, debates, aulas e apresentações artísticas. O Burundi é um pequeno país interior da região dos Grandes Lagos Africanos.

Chegam ao fim os tormentos de quem digita em esperanto

Acabaram-se os problemas dos esperantistas que digitam textos no computador. O velho fantasma da acentuação das letras da língua internacional neutra foi exorcizado com a criação do EoKlavaro 1.1. A principal função do programa é adaptar as configurações do teclado para o esperanto, conforme o padrão Unicode, segundo os parâmetros da Associação Brasileira de Normas Técnicas. O EoKlavaro 1.1 pode ser facilmente encontrado nos sites de busca da internet, como Google e Yahoo, ou em http://superdownloads.uol.com.br/download/31/eoklavaro/. Uma vez baixado o programa, o processo de instalação é auto-explicativo.

Nenhum comentário: