Aviso aos navegantes deste blog

Prezados amigos, estive internado em hospital,em caráter de emergência,entre 04 de julho e 26 de julho de 2010.Durante esse período,fiquei impossibilitado de atualizar este tão querido blog. Além do mais,ao regressar à minha residência constatei que o meu PC também não estava funcionando a contento.Somente depois de sanados todos os problemas do computador, poderei ler as inúmeras mensagens recebidas e respondê-las.Meu estado de saúde melhora a todo momento, mas permaneço sendo submetido a hemodiálise , às 3as, 5as e sábados, por períodos de 4 horas.Procurarei mantê-los informados. Ótimas Notícias: 1.Depois de longo período inativo, nosso computador já está recuperado!!! 2.Apesar desse longo período de inatividade, o blog www.esperantoforadatoca.blogspot.com foi incluído no rol dos concorrentes que estão participando do concurso TopBlog2010,na categoria COMUNICAÇÃO( pessoal). Detalhe: na lista, em ordem alfabética, dos selecionados,procurar dentre os que começam com as letras "www". Prazo para votação :O período de votação do SEGUNDO TURNO pelo Júri Popular (Internauta) e avaliação pelo Júri Acadêmico é do dia 10/10/2010, às 02:00am até 10/11/2010, às 11:55pm horário de Brasília. Abraços do amigo de sempre Fernando J G Marinho

quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Noticiário Esperantista (semana de 13 a 19/12/2009)

Fabiano Henrique
Festa do esperanto comemorada em alto estilo em Niterói

Cerca de 50 pessoas compareceram à Festa de Zamenhof em Niterói. O evento aconteceu no último domingo, no Centro Cultural Maria Sabina, no bairro de Santa Rosa. A organização esteve a cargo do Niterói Esperanto Clube e da cantora Neide Barros Rêgo. O professor Affonso Soares palestrou sobre os 150 anos de nascimento do criador da língua internacional neutra. Em seguida, distribuíram-se certificados e presentes aos alunos que concluíram os cursos promovidos pela instituição. O escritor esperantista Rô Fonseca foi agraciado com um busto de Zamenhof e aproveitou o ensejo para divulgar o livro Caixa de Brinquedos, de sua autoria. A platéia encantou-se com o momento de arte. Ao final, foi servido um almoço de confraternização.


Chineses realizam conferência nacional de esperanto
Entre os dias quatro e seis destes mês, aconteceu a Oitava Conferência Nacional de Esperanto da China. As atividades aconteceram nas dependências da Universidade de Nanjing. Segundo a Agência de Notícias Xinhua, o evento teve como objetivo elevar o nível de ensino e uso da língua auxiliar neutra para servir à construção harmoniosa do mundo. Mais de 200 chineses e estrangeiros participaram. Durante a conferência foi divulgado o relatório de trabalho relativo ao biênio 2007-2009 da Associação Chinesa de Esperanto. Ocorreu também uma apresentação sobre o Sexto Congresso Esperantista da Ásia. Os participantes discutiram temas como ensino, comércio envolvendo o idioma e o trabalho de compilação de um Dicionário Chinês-Esperanto.


Cidade do esperanto festeja para o sesquicentenário de Zamenhof
O dia 15 de dezembro, considerado o dia do esperanto, foi comemorado em alto estilo na Alemanha. Na cidade de Herzberg, ocorreram eventos em homenagem aos 150 anos de nascimento de Lázaro Luís Zamenhof. O cineasta polonês Roman Dobrzynski promoveu a estréia do seu documentário sobre a cidade do esperanto. Aproximadamente trezentas pessoas prestigiaram a sessão. Com o apoio da prefeitura, foi inaugurando um monumento em honra ao criador do esperanto. Trata-se de um busto, localizado sobre uma escada de cerca de um metro, em mármore. A obra foi custeada por meio de cupons distribuídos em diversos países. Aconteceu a solenidade de encerramento da Semana de Estudos Esperantistas. Por fim, a cidade do esperanto foi palco da inauguração de um monumento construído com pedras de todo o mundo, após campanha liderada pelo empresário francês Michel Basso.



Eventos reúnem esperantistas da Zona Sul do Rio de Janeiro
Está marcado para o dia 20 de dezembro o III Encontro dos Esperantistas da Zona Sul do Rio de Janeiro. O evento acontecerá simultaneamente ao VI Fórum de Esperanto do Botafogo Esperanto-nukleo. As atividades terão como tema os festejos dos 150 anos de nascimento de Lázaro Luís Zamenhof, o criador do idioma. O médico Paulo Sérgio Viana será o palestrante principal. Das 9h Às 13h, os participantes poderão confraternizar-se. O encontro terá lugar na Biblioteca Machado de Assis, localizada na Rua Farani, 53, em Botafogo. Outras informações pelo e-mail ben_nucleoesperantistadebotafogo@yahoo.com.br ou pelo telefone (21) 3042-7045.


Professor de renome ensinará esperanto na Argentina


Um professor de renome ensinará esperanto na Argentina. O Ateliê de Ensino de Esperanto de Atílio Orellana Rojas promoverá um curso voltado para professores da língua internacional neutra, nos dias 19 e 20 deste mês. As atividades terão lugar em Buenos Aires, sob os auspícios da Liga Argentina de Esperanto e da Comissão para as Américas da Associação Universal de Esperanto. A iniciativa atende a constantes apelos da comunidade esperantista e tem como meta capacitar os instrutores do idioma de acordo com as mais recentes metodologias de ensino.




Encontro espírita-esperantista encanta Niterói


Aconteceu no dia seis de dezembro o XVI Encontro Espírita-esperantista do Estado do Rio de Janeiro. O tema central foi Doutores March, Bezerra e Zamenhof: médicos dos pobres. O palestrante principal foi o professor Affonso Soares. O evento teve lugar no Instituto Espírita Bezerra de Menezes. Aproximadamente 60 pessoas compareceram. Houve atividades para crianças e iniciantes, além de debates e venda de livros. O encontro foi encerrado após o momento de arte, cujas atrações arrancaram elogios da platéia.



Congresso Italiano de Esperanto promete...

A Federação Italiana de Esperanto escolheu a sede do congresso nacional da língua auxiliar neutra de 2010. O evento terá lugar em Lignano Sabbiadoro , cidade litorânea na região de Veneza. As atividades estão marcadas para ocorrer entre os dias 21 e 28 de agosto. Segundo nota publicada na internet, o congresso terá como objetivo festejar o centenário da instituição. Entre as principais atrações está a realização de shows de artistas renomados no cenário esperantista, como Mikael Bronshtejn, George Handzlik e Jomo. Detalhes no endereço http://www.esperantoitalia.it/.




Livros de esperanto na região da Leopoldina

A Assessoria de Comunicação da Cooperativa Cultural dos Esperantistas anunciou mais uma remessa de livros para uma instituição pública. Desta feita, a contemplada foi a Biblioteca Popular Municipal João Ribeiro, localizada na Rua Uranos, 1230, em Ramos, no Rio de Janeiro. Enviaram-se dez livros didáticos e literários relativos à língua internacional neutra. A iniciativa insere-se no âmbito da campanha O Esperanto nas Bibliotecas, coordenada por Aloísio Sartorato e Maria das Graças Carâp. Desde julho de 2001, foram doados mais de mil títulos a 89 entidades brasileiras e 12 estrangeiras.




Inscrições abertas para o concurso de artes da UEA

A Associação Universal de Esperanto abriu inscrições para o Concurso de Artes 2010. Os interessados podem participar das categorias poesia, prosa, teatro, ensaio, livro infantil e canto. Como prêmio, serão oferecidas somas em dinheiro. Cada participante somente pode inscrever-se em até três categorias. Os resultados serão anunciados durante o Congresso Universal de Esperanto, a ocorrer entre 17 e 24 de julho do próximo ano. Informações e inscrições pelo endereço michela.lipari@ tiscali.it.




Adiada a inauguração de busto do criador do esperanto

Foi adiada a inauguração do busto de Zamenhof em Uberlândia. A solenidade ocorrerá em fevereiro, em data ainda não divulgada. Segundo nota publicada pelo Centro Educacional Eurípedes Barsanulfo, as causas da procrastinação foram a falta inesperada de materiais essencialmente necessários e as más condições do tempo nos últimos dias.



Matrículas abertas para curso de esperanto em Bento Ribeiro

O Esperanto-grupo Lazaro Luiz Zamenhof abriu inscrições para o curso de verão. As aulas serão ministradas entre os dias 14 de janeiro e 25 de fevereiro, a partir das 18h. As matrículas devem ser feitas na secretaria do Centro Espírita Leon Denis, situado na Rua Abílio dos Santos, 137, em Bento Ribeiro.



Novo livro promete ensinar esperanto em 30 horas

Foi lançado o livro Esperanto em 30 horas. A obra foi escrita pelo esperantista português João José Santos, diretor da revista literária La Karavelo.




Cooperativa Cultural dos Esperantistas lança revista

A Assessoria de Comunicação da Cooperativa Cultural dos Esperantistas anunciou o lançamento da 52ª edição da revista Inko. O destaque da capa é a homenagem à associada Zilda Ferreira, recentemente falecida. O editorial, assinado pelo comunicador Givanildo Costa, aborda o sesquicentenário de Lázaro Luís Zamenhof. Pode-se ler a revista Inko gratuitamente pelo endereço www.kke.org.br.























Nenhum comentário: