Aviso aos navegantes deste blog

Prezados amigos, estive internado em hospital,em caráter de emergência,entre 04 de julho e 26 de julho de 2010.Durante esse período,fiquei impossibilitado de atualizar este tão querido blog. Além do mais,ao regressar à minha residência constatei que o meu PC também não estava funcionando a contento.Somente depois de sanados todos os problemas do computador, poderei ler as inúmeras mensagens recebidas e respondê-las.Meu estado de saúde melhora a todo momento, mas permaneço sendo submetido a hemodiálise , às 3as, 5as e sábados, por períodos de 4 horas.Procurarei mantê-los informados. Ótimas Notícias: 1.Depois de longo período inativo, nosso computador já está recuperado!!! 2.Apesar desse longo período de inatividade, o blog www.esperantoforadatoca.blogspot.com foi incluído no rol dos concorrentes que estão participando do concurso TopBlog2010,na categoria COMUNICAÇÃO( pessoal). Detalhe: na lista, em ordem alfabética, dos selecionados,procurar dentre os que começam com as letras "www". Prazo para votação :O período de votação do SEGUNDO TURNO pelo Júri Popular (Internauta) e avaliação pelo Júri Acadêmico é do dia 10/10/2010, às 02:00am até 10/11/2010, às 11:55pm horário de Brasília. Abraços do amigo de sempre Fernando J G Marinho

quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

Noticiário Esperantista (semana de 27/12/2009 a 02/01/2010)

Fabiano Henrique


Crescimento do esperanto é tema de matéria em jornal de grande circulação



O esperanto foi tema de matéria em um dos maiores jornais da Itália. A gazeta La Repubblica publicou o artigo O esperanto renasce na internet, na edição de 12 de dezembro. O texto, de autoria do jornalista Dario Pappalardo, enfatiza o crescimento do número de falantes da língua internacional neutra após o advento da rede mundial de computadores. Os esperantistas Renato Corsetti e Michela Lipari foram entrevistados. A matéria saiu no caderno de cultura. O articulista destacou a facilidade do aprendizado do idioma, notadamente por meio de sites como o Lernu Ponto Net. Pode-se ler a íntegra do artigo, em italiano, pelo endereço http://ricerca.repubblica.it/repubblica/archivio/repubblica/2009/11/12/ora-esperanto-rinasce-sul-web.html.


Conhecido site de traduções começa a trabalhar com o esperanto
O mais conhecido site de traduções da internet começou a trabalhar com o esperanto. O portal Babylon lançou uma ferramenta que palavras e frases do esperanto para outras línguas e vice-versa. Segundo especialistas, o processo de conversão é fácil e rápido. Pode-se acessar o tradutor diretamente pela internet ou baixá-lo gratuitamente no endereço http://tradutor.babylon.com/Esperanto.


Universidade Federal do Ceará abre promove cursos de esperanto
Estão abertas as inscrições para o primeiro semestre letivo do Curso de Esperanto da Universidade Federal do Ceará. A iniciativa faz parte do projeto de extensão das Casas de Cultura Estrangeira. É possível cursar nas modalidades presencial e à distância. Inscrições e informações no endereço www.esperanto.ufc.br.


Dezenas de pessoas presenciam inauguração de monumento esperantista












Aproximadamente 70 pessoas presenciaram a inauguração do monumento em homenagem ao criador do esperanto. A cerimônia aconteceu no dia 15 de dezembro, no município de Herzberg, na Alemanha. Fotografias do evento podem ser vistas no endereço http://esperanto-urbo.de.


Congresso de esperanto movimenta país africano



Entre os dias 26 e 28 deste mês aconteceu o XVII Congresso de Esperanto do Togo. O tema do evento foi Discriminação: é útil algures? O movimento esperantista togolês é um dos mais atuantes de todo o continente africano, com iniciativas que recebem elogios de todo o mundo. O Togo é um país africano, limitado ao norte por Burkina Faso, ao leste por Benin, ao sul pelo Golfo da Guiné e a oeste por Gana. Localizado no oeste da África, é constituído por um estreito território que reúne povos de diferentes origens.



Lançamentos aquecem mercado fonográfico esperantista


A gravadora esperantista Vinilkosmo divulgou os lançamentos da temporada. A coletânea Afrika Kompilo reúne sucessos em esperanto de artistas do continente africano. O disco conta com a participação especial do cantor francês JoMo. O grupo italiano Rèverie está em processo de finalização de um álbum totalmente em esperanto. O cantor de rap, Eterne Rima, promove o CD Samideano, composto de faixas de hip-hop e músicas eletrônicas cantadas na língua internacional neutra. Algumas faixas dos novos discos podem ser ouvidas no endereço www.vinilkosmo-mp3.com.

Matrículas abertas para turmas de esperanto em Niterói


O Niterói Esperanto Clube abriu matrículas para o primeiro semestre de 2010. O já tradicional Clube de Conversação começará no dia dois de março. A turma do nível básico terá início no dia quatro do mesmo mês. A coordenação está a cargo do professor Aloísio Sartorato. As atividades acontecerão a partir das cinco da tarde, na Avenida Amaral Peixoto, 207, sala 1609, no Centro de Niterói. Inscrições e informações pelo telefone (21) 2711-2378.









Nenhum comentário: