Aviso aos navegantes deste blog

Prezados amigos, estive internado em hospital,em caráter de emergência,entre 04 de julho e 26 de julho de 2010.Durante esse período,fiquei impossibilitado de atualizar este tão querido blog. Além do mais,ao regressar à minha residência constatei que o meu PC também não estava funcionando a contento.Somente depois de sanados todos os problemas do computador, poderei ler as inúmeras mensagens recebidas e respondê-las.Meu estado de saúde melhora a todo momento, mas permaneço sendo submetido a hemodiálise , às 3as, 5as e sábados, por períodos de 4 horas.Procurarei mantê-los informados. Ótimas Notícias: 1.Depois de longo período inativo, nosso computador já está recuperado!!! 2.Apesar desse longo período de inatividade, o blog www.esperantoforadatoca.blogspot.com foi incluído no rol dos concorrentes que estão participando do concurso TopBlog2010,na categoria COMUNICAÇÃO( pessoal). Detalhe: na lista, em ordem alfabética, dos selecionados,procurar dentre os que começam com as letras "www". Prazo para votação :O período de votação do SEGUNDO TURNO pelo Júri Popular (Internauta) e avaliação pelo Júri Acadêmico é do dia 10/10/2010, às 02:00am até 10/11/2010, às 11:55pm horário de Brasília. Abraços do amigo de sempre Fernando J G Marinho

quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

NOTICIÁRIO ESPERANTISTA (Semana de 3 a 9 de janeiro de 2010)

 

 




Redação; Fabiano Henrique

Diretora-geral da UNESCO conta com os esperantistas


A recém-empossada diretora-geral da UNESCO afirmou que conta com o apoio dos esperantistas. A nova dirigente da Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura, a diplomata búlgara Irina Bokova (foto), mandou, no dia nove de dezembro, carta à Associação Universal de Esperanto.
No documento, a diretora agradece ao presidente da UEA, Probal Dasgupta, pelos votos de sucesso logo após a divulgação dos resultados das eleições da UNESCO.
Bokova disse que o seu objetivo primordial é liderar o mundo para uma nova era de paz e que deseja mostrar resultados tangíveis através de ação eficaz.
A dirigente arrematou declarando que a confiança demonstrada pelo mundo esperantista será para ela uma fonte de coragem diante dos diversos desafios que lhe serão impostos pelo cargo.


Comércio de Varsóvia homenageia o criador do esperanto


Pães, bolos, doces, salsichas, verduras, legumes  e outras mercadorias agora têm seus nomes expostos em esperanto, no comércio polonês. A iniciativa partiu da Juventude Esperantista da Polônia.
Comerciantes da região de Muranów, bairro de Varsóvia onde residiu Lázaro Luís Zamenhof (criador do esperanto), apoiaram a idéia de homenagear os 150 anos de nascimento do ilustre vizinho.
A população local reagiu de modos diferentes: enquanto uns se surpreenderam com a novidade, outros ficaram gratificados por saberem que tratava de nomes na língua internacional neutra.


Matrículas abertas para curso de esperanto
O Esperanto-grupo Lazaro Luiz Zamenhof abriu inscrições para o curso de verão. As aulas serão ministradas entre os dias 14 de janeiro e 25 de fevereiro, a partir das 18/h. As matrículas devem ser feitas na secretaria do Centro Espírita Leon Denis, situado na Rua Abílio dos Santos, 137, em Bento Ribeiro, no Rio de Janeiro.

Zamenhof é tema de simpósio em Nova Iorque
Aconteceu no dia 15 de dezembro o Simpósio Vida e Obra de Lázaro Luís Zamenhof. O evento ocorreu no escritório da Associação Universal de Esperanto. Cerca de 70 pessoas compareceram. O destaque foi a palestra do professor Humphrey Tonkin acerca do legado do criador da língua internacional neutra.

Lista de logradouros em homenagem ao esperanto
Circula na internet uma lista de logradouros públicos brasileiros com nomes relativos ao esperanto. O levantamento dos dados foi feito por José Saraiva de Matos, da Bahia. São, ao todo, 96 ruas, praças, avenidas e outros que foram batizados em homenagem à língua internacional neutra ou ao seu criador.



TV Esperanto faz sucesso na internet
Está no ar, pela Internet, a TV Esperanto. Trata-se de um portal com nove canais que veiculam conteúdo televisivo na língua internacional neutra. Estão na programação filmes, documentários, desenhos animados e musicais. Para assistir aos programas basta acessar o endereço www.esperanto-tv.com.
 
 

__._,_.___


__,_._,___
























__._,_.___
.

__,_._,___

Nenhum comentário: