Aviso aos navegantes deste blog

Prezados amigos, estive internado em hospital,em caráter de emergência,entre 04 de julho e 26 de julho de 2010.Durante esse período,fiquei impossibilitado de atualizar este tão querido blog. Além do mais,ao regressar à minha residência constatei que o meu PC também não estava funcionando a contento.Somente depois de sanados todos os problemas do computador, poderei ler as inúmeras mensagens recebidas e respondê-las.Meu estado de saúde melhora a todo momento, mas permaneço sendo submetido a hemodiálise , às 3as, 5as e sábados, por períodos de 4 horas.Procurarei mantê-los informados. Ótimas Notícias: 1.Depois de longo período inativo, nosso computador já está recuperado!!! 2.Apesar desse longo período de inatividade, o blog www.esperantoforadatoca.blogspot.com foi incluído no rol dos concorrentes que estão participando do concurso TopBlog2010,na categoria COMUNICAÇÃO( pessoal). Detalhe: na lista, em ordem alfabética, dos selecionados,procurar dentre os que começam com as letras "www". Prazo para votação :O período de votação do SEGUNDO TURNO pelo Júri Popular (Internauta) e avaliação pelo Júri Acadêmico é do dia 10/10/2010, às 02:00am até 10/11/2010, às 11:55pm horário de Brasília. Abraços do amigo de sempre Fernando J G Marinho

domingo, 13 de junho de 2010

Estude esperanto e previna o mal de Alzheimer!

Estude esperanto e previna o mal de Alzheimer!Aloísio Sartorato, professor da Cooperativa Cultural dos Esperantistas,  um dos mais atuantes divulgadores da língua neutra internacional, acaba de repassar para algumas das inúmeras listas de debates que atuam na internet a seguinte mensagem:

"Prezados:
Segundo notícia publicada no periódico russo LA ONDO DE ESPERANTO (março/2010), MAX KASPARU, conhecido psiquiatra tcheco, começou a aprender esperanto há alguns meses e, quando, recentemente, entrevistado pela Rádio Tcheca 2 - Praga  fez, no mínimo, uma afirmação polêmica.


Indagado que conselho daria para a prevenção do mal de Alzheimer, afirmou que "o remédio mais eficiente para prevenir o mal de Alzheimer seria o aprendizado da língua internacional esperanto", acrescentando que "ela se constitui de um mozaico lógico para expressar idéias, constituindo uma forma não complicada de exercício cerebral". Além disso, segundo Kasparu, "o esperanto possui uma vantagem adicional, uma vez que enriquece a vida social dos alunos através de novas amizades, inclusive no exterior, o que é muito importante, principalmente para pessoas da terceira idade.


De certa maneira, a constatação do psiquiatra tcheco vem corroborar as conclusões do esperantista brasileiro Alberto Flores, de Volta Redonda, através de seu trabalho de ensino do esperanto para pessoas da terceira idade, que ele denominou esperantoterapia. "

2 comentários:

Diário Guilherme de Barros disse...

Bacana seu blog cara... visita depois o nosso que estamos utilizando pra divulgar um projeto que será lançado em Agosto e já carrega o esperanto no nome...se quiser mais informações sobre ela me procure.

www.blog.dekdu.com.br

Abs
Guilherme de Barros

Galera do Marulo disse...

Obrigado pelos elogios, meu caro Guilherme!
Fiquei supreso com a quantidade e qualidade das informações encontradas no blog http://blog.dudek.com.br , que você nos indicou. Pretendo, na medida do possível,examiná-lo com mais atenção.