Aviso aos navegantes deste blog

Prezados amigos, estive internado em hospital,em caráter de emergência,entre 04 de julho e 26 de julho de 2010.Durante esse período,fiquei impossibilitado de atualizar este tão querido blog. Além do mais,ao regressar à minha residência constatei que o meu PC também não estava funcionando a contento.Somente depois de sanados todos os problemas do computador, poderei ler as inúmeras mensagens recebidas e respondê-las.Meu estado de saúde melhora a todo momento, mas permaneço sendo submetido a hemodiálise , às 3as, 5as e sábados, por períodos de 4 horas.Procurarei mantê-los informados. Ótimas Notícias: 1.Depois de longo período inativo, nosso computador já está recuperado!!! 2.Apesar desse longo período de inatividade, o blog www.esperantoforadatoca.blogspot.com foi incluído no rol dos concorrentes que estão participando do concurso TopBlog2010,na categoria COMUNICAÇÃO( pessoal). Detalhe: na lista, em ordem alfabética, dos selecionados,procurar dentre os que começam com as letras "www". Prazo para votação :O período de votação do SEGUNDO TURNO pelo Júri Popular (Internauta) e avaliação pelo Júri Acadêmico é do dia 10/10/2010, às 02:00am até 10/11/2010, às 11:55pm horário de Brasília. Abraços do amigo de sempre Fernando J G Marinho

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Noticiário Esperantista (semana de 12 a 18/09/2010) Escrito por Fabiano Henrique

Esperanto é divulgado no Congresso Vegetariano Internacional

O movimento esperantista participou do Congresso Vegetariano Internacional. O evento ocorreu na Indonésia, entre os dias primeiro e sete de setembro. A Associação Mundial Vegetariana Esperantista ocupou um estande, com o objetivo de divulgar a língua internacional neutra entre os congressistas.
Lugar garantido para o esperanto em evento espírita no Rio de Janeiro
O esperanto terá lugar no IV Encontro Estadual Espírita de Divulgação. O evento ocorrerá no dia 26 de setembro, nas dependências das Faculdades São José, em Realengo. Haverá uma oficina da língua internacional neutra, com informações gerais sobre o idioma e tópicos gramaticais.

Dirigente esperantista visita o Vietnã

 O diretor-geral da Associação Universal de Esperanto, Osmo Büller, visitou o Vietnã. O objetivo da viagem foi iniciar os preparativos para o congresso mundial do idioma, a ocorrer na capital, Hanói, em 2012. Büller foi agraciado com uma medalha por trabalhar pela paz e a compreensão entre os povos. A honraria foi concedida pela União Vietnamita de Organizações em Prol da Amizade.

Curso de esperanto para terceira idade em Volta Redonda
Todas as quartas-feiras acontece o curso de iniciação ao esperanto em Volta Redonda. As aulas são ministradas pelo professor Alberto Flores, das 8h30 às 10h30. O curso é gratuito e será concluído em novembro. As atividades ocorrem na Associação dos Aposentados e Pensionistas de Volta Redonda, localizada na Rua 535, n° 890, Bairro Aterrado. Outras informações pelo telefone 0xx24 3337-3090.
Maior dicionário de esperanto irá para a internet
O mais conhecido dicionário de esperanto poderá ser acessado pela internet. A notícia foi divulgada pelo site noticioso Libera Folio. O PIV (Dicionário Completo Ilustrado) é editado pela SAT (Associação Apátrida Mundial). O editor firmou contrato com a instituição E@I para a disponibilização do conteúdo na rede mundial de computadores. O projeto foi orçado em dez mil euros. A quantia deverá ser obtida por meio de doações de indivíduos e entidades esperantistas interessados em colaborar.

Fase de turbulências na revista Esperanto
O concurso para a escolha do novo redator-chefe da revista Esperanto não ocorrerá a curto prazo. A informação foi dada pelo site noticioso Libera Folio. Primeiramente, a diretoria da Associação Universal de Esperanto (UEA) irá elaborar uma nova política editorial, em que o novo contratado deverá se enquadrar. Segundo o presidente da UEA, o indiano Probal Dasgupta, o novo redator-chefe não vai trabalhar na sede da entidade, em Roterdã, em razão dos altos encargos trabalhistas impostos pela legislação holandesa. A crise na mais conhecida publicação em língua internacional vem sendo acompanhada com perplexidade pela comunidade esperantista de todo o mundo.
Criada instituição para aproximar o esperanto das Nações Unidas
Foi criada a instituição Esperanto para a ONU. O principal objetivo da entidade é incrementar a atuação da língua internacional na Organização das Nações Unidas. Desde 1954, a Associação Universal de Esperanto mantém relações oficiais com a ONU e a UNESCO. Entre as primeiras medidas está a criação de um portal na internet, a fim de divulgar notícias e manter aceso o debate sobre a necessidade de um idioma neutro.
Esperantistas vão promover carnaval fora de época
O movimento esperantista carioca realizará o baile Um Sonho a Mais. O evento está marcado para o dia 23 de outubro, com início às 18h. Segundo os organizadores, será um carnaval fora de época, com músicas em esperanto. Haverá um concurso para premiar a fantasia mais original. O baile acontecerá no Salão Langone’s Fiestas, localizado na Rua Macambira, nº 54, em Bento Ribeiro, no Rio de Janeiro.

2 comentários:

Unknown disse...

Olá

Eu sou a Kinha do blog AMIGA DA MODA e também estou concorrendo ao prêmio TopBlog, na categoria variedades. Vim fazer uma proposta: "UM VOTO POR UM VOTO". Eu voto em seu blog e vc no meu. Que tal a proposta?
Gostei do se blog e estou te seguindo. Se gostar do meu, me siga também.
Vou aguardar a sua visita.

http://amigadamoda.blogspot.com

Bjo

Fernando J G Marinho disse...

OK, Kinha!Negócio fechado.Obrigado pelas referênciads ao nosso modesto trabalho.