O saite do jornal O Povo, de Fortaleza, publicou notícia sobre a visita do economista Michael Cuvik a Fortaleza, destacando o fato de ele ser esperantista. Leia abaixo a notícia na íntegra:
Economista alemão visita Fortaleza
16/04/2008 00:24
A língua internacional, neutra e auxiliar, que congrega nações do mundo inteiro, o esperanto, trouxe ao Brasil o economista alemão Michael Cuvik - um dos idealizadores do euro na Europa.
No Ceará nos últimos dois dias, Michael visitou, junto a sete esperantistas vindo de países como Bélgica e Holanda, O Náutico Atlético Clube, para uma palestra sobre o esperanto. "O esperanto é um instrumento para melhorar a comunicação entre povos de línguas, culturas e religiões diferentes", disse o economista, que estará nos próximos dias no Amazonas, no Distrito Federal e em Goiás. O contato de Michael com o esperanto, que foi criado em 1887 pelo polonês Ludovico Zamenhof, começou durante a formação da União Européia, época em que iniciou o trabalho de convencimento sobre a necessidade de criação de uma moeda comum que unificasse e fortalecesse a economia da Europa. "Hoje, o euro não é apenas um sucesso, mas uma verdadeira necessidade. Sem a unificação da moeda, hoje teríamos um verdadeiro caos na Europa com a crise do dólar. Essa crise não nos atinge porque o euro criou um muro contra a crise. Hoje temos uma moeda forte", destacou. "Tanto a União Européia, quanto o euro e o esperanto são elementos que unificam, e, hoje o esperanto é uma realidade", disse o esperantista, que trabalha a língua auxiliar nos países os quais visita com o mesmo propósito que idealizou a criação de uma moeda única na Europa. "Hoje existem 24 línguas oficiais na Europa. É uma babel. A prática do esperanto facilitaria a comunicação entre essas nações, assim como o euro facilitou o fortalecimento da economia na Europa", frisou. " O esperanto deve ser trabalhado dessa forma, como língua auxiliar que não discrimina". (Érica Azevedo)
SERVIÇO
Nos dias 12 a 16 de julho, Fortaleza sediará o 43° Congresso Brasileiro de Esperanto, e ainda o 28° Congresso Brasileiro da Juventude Esperantista e do 7° Congressinho Infantil de Esperanto.
O saite do jornal O Povo é o seguinte:
http://www.opovo.com.br/opovo/ fortaleza/ 781290.html
Fonte da informação: Google
Aloísio Sartorato
Rio/Brazilo
"Toda a sua vida, todos os seus estudos foram em busca da linguagem única que o Universo falava. Primeiro havia se interessado por Esperanto, depois por religiões e, finalmente por Alquimia. Sabia falar Esperanto, entendia perfeitamente as diversas religiões, mas ainda não era um Alquimista." (PAULO COELHO, in "O Alquimista")
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário