Aviso aos navegantes deste blog

Prezados amigos, estive internado em hospital,em caráter de emergência,entre 04 de julho e 26 de julho de 2010.Durante esse período,fiquei impossibilitado de atualizar este tão querido blog. Além do mais,ao regressar à minha residência constatei que o meu PC também não estava funcionando a contento.Somente depois de sanados todos os problemas do computador, poderei ler as inúmeras mensagens recebidas e respondê-las.Meu estado de saúde melhora a todo momento, mas permaneço sendo submetido a hemodiálise , às 3as, 5as e sábados, por períodos de 4 horas.Procurarei mantê-los informados. Ótimas Notícias: 1.Depois de longo período inativo, nosso computador já está recuperado!!! 2.Apesar desse longo período de inatividade, o blog www.esperantoforadatoca.blogspot.com foi incluído no rol dos concorrentes que estão participando do concurso TopBlog2010,na categoria COMUNICAÇÃO( pessoal). Detalhe: na lista, em ordem alfabética, dos selecionados,procurar dentre os que começam com as letras "www". Prazo para votação :O período de votação do SEGUNDO TURNO pelo Júri Popular (Internauta) e avaliação pelo Júri Acadêmico é do dia 10/10/2010, às 02:00am até 10/11/2010, às 11:55pm horário de Brasília. Abraços do amigo de sempre Fernando J G Marinho

quarta-feira, 23 de abril de 2008

Noticiário Esperantista (semana de 20 a 26/04/2008)

Fabiano Henrique


Rádio Internacional da China discute a situação do Tibet em esperanto

A Rádio Internacional da China promoverá um debate acerca da situação do Tibet. O programa terá duas horas de duração e será transmitido na próxima sexta-feira, dia 25. Especialistas em geopolítica irão responder aos ouvintes em diversas línguas, inclusive em esperanto. A página da Rádio Internacional da China encontra-se no endereço http://esperanto.cri.cn .

Rio promove treinamento para professores de esperanto

A Confraternização Esperantista da Zona Oeste (EKOR) promoverá o XI Treinamento de Instrutores da Língua Internacional Neutra. O tema das atividades é Planejamento de Aulas de Esperanto: Elaboração e Aplicação. O evento acontecerá no próximo domingo, dia 27, das 9h ãs 17h, na sede do Sindicato Rural, na Estrada do Monteiro, 643, em Campo Grande, no Rio de Janeiro.

Centenário da UEA é festejado na Itália

O centenário de Associação Universal de Esperanto foi comemorado na Itália. No último dia 5, o Centro Esperantista de Turim e a Federação Italiana de Esperanto promoveram uma reunião comemorativa. Compareceram autoridades locais, lingüistas e personalidades ligadas à difusão da língua internacional neutra. O ponto alto do evento foi o discurso do professor Renato Corsetti, atual presidente da Federação Italiana de Esperanto.

Imprensa divulga chegada de esperantista alemão a Fortaleza

O jornal O Povo, de Fortaleza, publicou notícia sobre a visita do economista alemão Michael Cuvik ao Ceará. O texto destaca o fato de o visitante ser esperantista, além de ter sido um dos idealizadores do euro. Ao final, menciona-se a realização do Congresso Brasileiro de Esperanto na capital cearense, a ocorrer em julho deste ano. A matéria foi publicada na edição do dia 16 deste mês. O jornal O Povo foi criado pelo jornalista Demócrito Rocha, um dos mais renomados esperantistas do Nordeste brasileiro, no início do século XX.

Esperantistas promovem visita ao Corcovado

O movimento esperantista carioca realizará um passeio ao Corcovado. A atividade está marcada para o próximo sábado, dia 26 de abril. O grupo irá partir da Praça da Estrada das Paineiras. A concentração está marcada para as 9h. Segundo o professor Evandro Caboclo, haverá distribuição de panfletos e brindes relativos ao esperanto.

Esperanto vai movimentar o Alentejo

No próximo sábado, dia 26, acontecerá uma reunião cultural na cidade portuguesa de Estremoz. O local do evento será o Até Jazz Café, onde, a partir das três da tarde, será apresentada ao público a revista La Karavelo. Aos visitantes será dada a palavra, para que façam perguntas gerais sobre o esperanto. Estremoz é um município com cerca de 8 mil habitantes, situado na região de Évora. É conhecido internacionalmente pelas suas jazidas de mármore branco.

Nenhum comentário: