Fabiano Henrique
Livros de Allan Kardec em esperanto são reeditados
A Federação Espírita Brasileira e a Editora Lorenz estão vendendo o livro Kio Estas Spiritsmo? Trata-se da versão em esperanto de O que é o Espiritismo, de Allan Kardec. A obra foi traduzida pelos catedráticos esperantistas Porto Carreiro Neto e Ismael Gomes Braga. A reedição recebeu capa e projeto gráfico novos. A Federação Espírita Brasileira também relançou La Libro de la Spiritoj (O Livro dos Espíritos).
LBV recria departamento de esperanto
A Legião da Boa Vontade reativou seu Departamento de Esperanto. A instituição se fez presente nos últimos congressos brasileiros do idioma. O site da entidade apresenta também a tradução de todo o seu conteúdo em língua internacional. O portal contém notícias, mensagens e um curso gratuito de esperanto. O endereço é http://www.lbv.org.br/.
Esperantistas lançam revista em Israel
Em tempos de conflitos no Oriente Médio, esperantistas da região apresentam propostas de aproximação. A Liga Israelense de Esperanto lançou o site da revista Israela Esperantisto. Quem não tiver acesso à publicação no formato tradicional, em papel, agora pode ler pela Internet. Segundo o responsável pela revista, o jornalista Sergei Tyrin, foi realizado um trabalho de reformulação completa. Isrela Esperantisto encontra-se no endereço http://www.ie.esperanto.org.il/.
Hotel adota oficialmente o esperanto
O esperanto mais uma vez prova que é viável para aplicações comerciais. A empresa do ramo hoteleiro Picok, sediada na Croácia, publicou um folheto no idioma. O material traz informações turísticas sobre a cidade de Djurdjevaĉ, no nordeste do país. O esperanto aparece ao lado de quatro outras línguas. O movimento esperantista local aprovou a iniciativa.
Historiadores esperantistas reúnem-se novamente
O Professor Michel Clement anunciou, em Paris, o reinício das atividades da Rede Internacional de Historiadores Esperantistas. A entidade tem como objetivos a organização e a catalogação de dados históricos sobre o esperanto.
Esperanto leva a paz ao Afeganistão
O esperanto está sendo ensinado a refugiados afegãos. A Associação Universal de Esperanto leva a efeito o projeto Língua de paz. As atividades consistem em levar auxílio humanitário e o ensino da língua internacional aos refugiados no Irã. As ações concentram-se principalmente na província de Khorasan. O material do curso é preparado pela Liga Iraniana de Professores de Esperanto. Segundo os voluntários, é gratificante recuperar a auto-estima de pessoas oprimidas, tendo o esperanto como instrumento de pacificação.
quarta-feira, 16 de abril de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário