Aviso aos navegantes deste blog

Prezados amigos, estive internado em hospital,em caráter de emergência,entre 04 de julho e 26 de julho de 2010.Durante esse período,fiquei impossibilitado de atualizar este tão querido blog. Além do mais,ao regressar à minha residência constatei que o meu PC também não estava funcionando a contento.Somente depois de sanados todos os problemas do computador, poderei ler as inúmeras mensagens recebidas e respondê-las.Meu estado de saúde melhora a todo momento, mas permaneço sendo submetido a hemodiálise , às 3as, 5as e sábados, por períodos de 4 horas.Procurarei mantê-los informados. Ótimas Notícias: 1.Depois de longo período inativo, nosso computador já está recuperado!!! 2.Apesar desse longo período de inatividade, o blog www.esperantoforadatoca.blogspot.com foi incluído no rol dos concorrentes que estão participando do concurso TopBlog2010,na categoria COMUNICAÇÃO( pessoal). Detalhe: na lista, em ordem alfabética, dos selecionados,procurar dentre os que começam com as letras "www". Prazo para votação :O período de votação do SEGUNDO TURNO pelo Júri Popular (Internauta) e avaliação pelo Júri Acadêmico é do dia 10/10/2010, às 02:00am até 10/11/2010, às 11:55pm horário de Brasília. Abraços do amigo de sempre Fernando J G Marinho

quarta-feira, 16 de abril de 2008

Noticiário Esperantista (semana de 13 a 19/04/2008)

Fabiano Henrique


Livros de Allan Kardec em esperanto são reeditados

A Federação Espírita Brasileira e a Editora Lorenz estão vendendo o livro Kio Estas Spiritsmo? Trata-se da versão em esperanto de O que é o Espiritismo, de Allan Kardec. A obra foi traduzida pelos catedráticos esperantistas Porto Carreiro Neto e Ismael Gomes Braga. A reedição recebeu capa e projeto gráfico novos. A Federação Espírita Brasileira também relançou La Libro de la Spiritoj (O Livro dos Espíritos).

LBV recria departamento de esperanto

A Legião da Boa Vontade reativou seu Departamento de Esperanto. A instituição se fez presente nos últimos congressos brasileiros do idioma. O site da entidade apresenta também a tradução de todo o seu conteúdo em língua internacional. O portal contém notícias, mensagens e um curso gratuito de esperanto. O endereço é http://www.lbv.org.br/.

Esperantistas lançam revista em Israel

Em tempos de conflitos no Oriente Médio, esperantistas da região apresentam propostas de aproximação. A Liga Israelense de Esperanto lançou o site da revista Israela Esperantisto. Quem não tiver acesso à publicação no formato tradicional, em papel, agora pode ler pela Internet. Segundo o responsável pela revista, o jornalista Sergei Tyrin, foi realizado um trabalho de reformulação completa. Isrela Esperantisto encontra-se no endereço http://www.ie.esperanto.org.il/.

Hotel adota oficialmente o esperanto

O esperanto mais uma vez prova que é viável para aplicações comerciais. A empresa do ramo hoteleiro Picok, sediada na Croácia, publicou um folheto no idioma. O material traz informações turísticas sobre a cidade de Djurdjevaĉ, no nordeste do país. O esperanto aparece ao lado de quatro outras línguas. O movimento esperantista local aprovou a iniciativa.

Historiadores esperantistas reúnem-se novamente

O Professor Michel Clement anunciou, em Paris, o reinício das atividades da Rede Internacional de Historiadores Esperantistas. A entidade tem como objetivos a organização e a catalogação de dados históricos sobre o esperanto.

Esperanto leva a paz ao Afeganistão

O esperanto está sendo ensinado a refugiados afegãos. A Associação Universal de Esperanto leva a efeito o projeto Língua de paz. As atividades consistem em levar auxílio humanitário e o ensino da língua internacional aos refugiados no Irã. As ações concentram-se principalmente na província de Khorasan. O material do curso é preparado pela Liga Iraniana de Professores de Esperanto. Segundo os voluntários, é gratificante recuperar a auto-estima de pessoas oprimidas, tendo o esperanto como instrumento de pacificação.

Nenhum comentário: