Aviso aos navegantes deste blog

Prezados amigos, estive internado em hospital,em caráter de emergência,entre 04 de julho e 26 de julho de 2010.Durante esse período,fiquei impossibilitado de atualizar este tão querido blog. Além do mais,ao regressar à minha residência constatei que o meu PC também não estava funcionando a contento.Somente depois de sanados todos os problemas do computador, poderei ler as inúmeras mensagens recebidas e respondê-las.Meu estado de saúde melhora a todo momento, mas permaneço sendo submetido a hemodiálise , às 3as, 5as e sábados, por períodos de 4 horas.Procurarei mantê-los informados. Ótimas Notícias: 1.Depois de longo período inativo, nosso computador já está recuperado!!! 2.Apesar desse longo período de inatividade, o blog www.esperantoforadatoca.blogspot.com foi incluído no rol dos concorrentes que estão participando do concurso TopBlog2010,na categoria COMUNICAÇÃO( pessoal). Detalhe: na lista, em ordem alfabética, dos selecionados,procurar dentre os que começam com as letras "www". Prazo para votação :O período de votação do SEGUNDO TURNO pelo Júri Popular (Internauta) e avaliação pelo Júri Acadêmico é do dia 10/10/2010, às 02:00am até 10/11/2010, às 11:55pm horário de Brasília. Abraços do amigo de sempre Fernando J G Marinho

sexta-feira, 2 de maio de 2008

Noticiário Esperantista (Semana de 27/04 a 03/05/2008)

Fabiano Henrique


Associação Universal de Esperanto completa cem anos

A Associação Universal de Esperanto (UEA) completou cem anos. A casa mater do esperantismo internacional foi criada em 28 de abril de 1908, em Genebra, na Suíça, por Hector Hodler. Para lembrar a data, o atual presidente da entidade, o lingüista indiano Probal Dasgupta, divulgou mensagem comemorativa. No texto, o dirigente destacou o papel da UEA face às mudanças pelas quais o mundo passou no último século.

Mais uma biblioteca brasileira recebe livros de esperanto

A Biblioteca da Universidade de São Paulo (USP) recebeu um pacote de livros em esperanto. A remessa foi feita na última semana pela Cooperativa Cultural dos Esperantistas. Enviaram-se dez livros literários, escritos na língua internacional neutra. A iniciativa faz parte da campanha O esperanto nas bibliotecas. Desde julho de 2001, 54 instituições brasileiras e dez estrangeiras foram agraciadas, perfazendo um total de mais de 700 obras entregues. A Biblioteca da USP ainda receberá mais 20 livros, a serem doados pelo esperantista Adonis Saliba.

Esperantistas trabalham sério e recebem subvenção

A União Esperantista Européia receberá 55 mil euros. A notícia foi divulgada na última sexta-feira, pela agência noticiosa Eventoj. A verba representa uma subvenção concedida pela Comissão Européia, com vistas a cobrir 80% dos gastos de funcionamento, além dos salários de um empregado. Para o exercício de 2008, somente 36 entidades em todo o Velho Mundo foram contempladas. Segundo a esperantista Maja Tišljar, a notícia representa um prêmio pelo trabalho sério de divulgação do esperanto.

Jornalistas reúnem-se na Lituânia

Entre os dias 26 e 30 de maio acontece o Congresso Mundial de Jornalistas Esperantistas. O palco do conclave será a cidade de Vilnius, capital da ex-república soviética da Lituânia. O tema central é Comunicação internacional entre culturas: o jornalismo e o esperanto. A organização está a cargo da Liga Lituana de Esperanto e da Associação Mundial de Jornalistas Esperantistas. O evento fará parte do contexto do Ano Internacional das Línguas.

Está chegando o Encontro de Esperanto do Estado do Rio

Acontece nos dias 17 e 18 de maio mais uma edição do Encontro Esperantista do estado do Rio. O tema do evento será Esperanto: alternativa de comunicação mundial. Sobre o assunto palestrará o professor José Passini. Entre as atividades programadas estão cursos, oficinas e um debate acerca da estruturação do movimento esperantista fluminense. O encontro terá lugar no Colégio Estadual Condessa do Rio Novo, situado na Rua Manoel Duarte, 57, no Centro de Três Rios. Inscrições e informações com a Associação Esperantista do Rio de Janeiro, pelo telefone 0xx21 2467-4296 ou no endereço www.aerj.org.br.

Almoço na Fazenda Esperanto no próximo domingo

A Fazenda Esperanto promoverá um almoço no próximo domingo, dia quatro de maio. O cardápio foi elaborado para atender aos diversos tipos de paladares. Os convites antecipados custam seis reais. Reservas e outras informações no endereço eletrônico esperantobieno@yahoo.com.br. A Fazenda Esperanto é uma propriedade da Cooperativa Cultural dos Esperantistas e está localizada na Estrada Guandu do Sena, 5720, em Bangu, no Rio de Janeiro.

2 comentários:

Anônimo disse...

Muito interessante seu blog, Fernando! Reúne muitas informações, como um clipping, sobre o movimento esperantista. Adorei.
Pretendo escrever sobre esperanto também, e juntar-me a você neste desafio de tornar o mundo mais justo para os nossos filhos.
Um abraço!

Fernando J G Marinho disse...

Prezado Samideano Michel

Muito obrigado pelas referências elogiosas ao nosso blog. Seu interesse em divulgar o esperanto fez com que eu também me interessasse em conhecer melhor o autor de tão amável mensagem.Que surpreza agradável! Graças ao Google, cheguei ao site http://eo.wikipedia.org/wiki/Vikipedisto:Castelobranco .
Fiquei impressionado com a amplitude dos seus conhecimentos. Valeu a pena visitar com um pouco mais de atenção algumas das páginas criadas pelos "vikipedistoj"! Nesta oportunidade,comunico que o nosso blog terá o maior prazer em publicar as notícias que você queira fornecer sobre os trabalhos que os esperantistas têm divulgado através do "eo.wikipedia.org ".