Aviso aos navegantes deste blog

Prezados amigos, estive internado em hospital,em caráter de emergência,entre 04 de julho e 26 de julho de 2010.Durante esse período,fiquei impossibilitado de atualizar este tão querido blog. Além do mais,ao regressar à minha residência constatei que o meu PC também não estava funcionando a contento.Somente depois de sanados todos os problemas do computador, poderei ler as inúmeras mensagens recebidas e respondê-las.Meu estado de saúde melhora a todo momento, mas permaneço sendo submetido a hemodiálise , às 3as, 5as e sábados, por períodos de 4 horas.Procurarei mantê-los informados. Ótimas Notícias: 1.Depois de longo período inativo, nosso computador já está recuperado!!! 2.Apesar desse longo período de inatividade, o blog www.esperantoforadatoca.blogspot.com foi incluído no rol dos concorrentes que estão participando do concurso TopBlog2010,na categoria COMUNICAÇÃO( pessoal). Detalhe: na lista, em ordem alfabética, dos selecionados,procurar dentre os que começam com as letras "www". Prazo para votação :O período de votação do SEGUNDO TURNO pelo Júri Popular (Internauta) e avaliação pelo Júri Acadêmico é do dia 10/10/2010, às 02:00am até 10/11/2010, às 11:55pm horário de Brasília. Abraços do amigo de sempre Fernando J G Marinho

sábado, 18 de julho de 2009

FELICIDADE É FAZER


(artigo publicado no Diário de Petrópolis, em 20.05.2000)


Fernando J G Marinho

Diante de mim um livrinho adquirido há mais de 8 anos : "Cartas de um executivo a seu filho", de G.Kingsley Ward, Editora Record. Foi muito bom ter sublinhado vários trechos. Assim, reencontro com facilidade os mais valiosos conselhos e comentários que o autor, um bem sucedido empresário americano, dava ao seu filho adolescente, através de belíssimas mensagens.
Eis um dos trechos sublinhados, onde o pai aborda o tema felicidade:" O Dr. Frankl, em seu livro O Médico e a Alma ( The Doctor and the Soul) diz tudo isso e ainda mais com muito mais competência do que eu. Sua definição de felicidade é realização. Se você parar para pensar, vai ver que ele tem razão. É muito difícil simplesmente parar e dizer para você mesmo que vai ser feliz - exceto, é claro, com relação à sua saúde ou à sua família. A felicidade não é algo que você possa criar do nada ou a partir de objetos - mesmo as coisas mais básicas à sua volta. Concordo com o Dr. Frankl quando ele diz que os melhores momentos da verdadeira felicidade acontecem ao conquistarmos um dos objetivos por nós traçados. Pode ser tão simples quanto cuidar do jardim ou tão brilhante quanto ser eleito por seus semelhantes para uma posição de destaque. Felicidade pode ser ajudar alguém - um amigo ou, ainda melhor, alguém que você não conhece. É também tirar boas notas na escola, aprender a guiar um carro, pilotar um avião ou andar de bicicleta. Felicidade é fazer. "

Mais adiante, o autor afirma : "Dar sentido a nossas vidas é dar qualidade à duração delas. Um único momento, uma única tarefa podem proporcionar uma parte disso ou sua totalidade. "

Aos 18 anos de idade, quando fui apresentado pela primeira vez à língua neutra internacional ESPERANTO, senti o imediato desejo de aprendê-la. O responsável pelo despertar desse interesse foi o saudoso mestre Carlos Juliano Torres Pastorino, homem de cultura extraordinária e de sabedoria notável. No meio educacional era bastante conhecido e respeitado. Sua popularidade expandiu-se mais ainda com a publicação da obra "Minutos de Sabedoria", da Editora Vozes. Mas, o que gostaria de dizer é que, na medida que comecei a conhecer de forma mais clara os objetivos do movimento esperantista e os benefícios que a adoção dessa língua trariam para a humanidade, o desejo de participar ativamente da divulgação dessas informações foi se tornando cada vez mais forte. Os objetivos iniciais foram sendo ampliados, projetos e novas realizações foram acontecendo. "A felicidade acompanha a realização". Aliás, já sabemos que felicidade é fazer.

Sinta você também, amigo leitor, o prazer de participar do movimento esperantista. Visite o sítio da Liga Brasileira de Esperanto (http://www.esperanto.org.br) para saber um pouco mais a respeito do que fazemos e do que pretendemos. Conheça alguns dos nossos projetos e depois inclua no rol dos seus objetivos o aprendizado do esperanto. E, lembre-se: felicidade é fazer!


Nenhum comentário: