Aviso aos navegantes deste blog

Prezados amigos, estive internado em hospital,em caráter de emergência,entre 04 de julho e 26 de julho de 2010.Durante esse período,fiquei impossibilitado de atualizar este tão querido blog. Além do mais,ao regressar à minha residência constatei que o meu PC também não estava funcionando a contento.Somente depois de sanados todos os problemas do computador, poderei ler as inúmeras mensagens recebidas e respondê-las.Meu estado de saúde melhora a todo momento, mas permaneço sendo submetido a hemodiálise , às 3as, 5as e sábados, por períodos de 4 horas.Procurarei mantê-los informados. Ótimas Notícias: 1.Depois de longo período inativo, nosso computador já está recuperado!!! 2.Apesar desse longo período de inatividade, o blog www.esperantoforadatoca.blogspot.com foi incluído no rol dos concorrentes que estão participando do concurso TopBlog2010,na categoria COMUNICAÇÃO( pessoal). Detalhe: na lista, em ordem alfabética, dos selecionados,procurar dentre os que começam com as letras "www". Prazo para votação :O período de votação do SEGUNDO TURNO pelo Júri Popular (Internauta) e avaliação pelo Júri Acadêmico é do dia 10/10/2010, às 02:00am até 10/11/2010, às 11:55pm horário de Brasília. Abraços do amigo de sempre Fernando J G Marinho

domingo, 19 de julho de 2009

UM CONGRESSO INESQUECÍVEL PARA O RÁDIO ESPERANTISTA


(Cópia de mensagem enviada pela internet em 18.7.2009, por Fabiano Henrique,para diversas listas de debates do meio esperantista)

Prezados amigos,

Acabo de retornar de Juiz de Fora, onde participei do 44º Congresso Brasileiro de Esperanto, de 12 a 17/07/2009. Neste evento, a língua internacional neutra foi divulgada e utilizada nos mais variados ramos de atuação do ser humano. No que se refere ao rádio, o congresso foi altamente produtivo.

No dia 14/07, às 15h, a Rádio Rio de Janeiro (ZYJ 462 – 1400 kHz) transmitiu ao vivo o programa Esperanto, a Língua da Fraternidade. Givanildo Costa comandou a emissão, entrevistando esperantistas de países como França, Polônia, Estados Unidos e Brasil. Eu fiz as reportagens, enfatizando os pontos altos da programação do congresso. Renaud Hetmanek ficou na retaguarda, nos estúdios da Emissora da Fraternidade, na Ilha do Governador (RJ). O programa foi reprisado na última sexta-feira (17/07), às 23h.

A Rádio Rio de Janeiro montou um estande para a divulgação de suas atividades. Os congressistas puderam ver não só fotos históricas da emissora, como também imagens do parque de transmissão situado em Magé (RJ). Também foram comercializados CDs produzidos pelo Departamento de Esperanto da emissora.

No dia 16/07, aconteceu o simpósio A Difusão do Esperanto pelo Rádio, cuja honra de coordenar coube a mim. Debateu-se a situação atual do rádio esperantista no Brasil e foram formuladas propostas para a integração dos comunicadores esperantistas. Compuseram a mesa os comunicadores Givanildo Costa e Elmir dos Santos Lima (Rádio Rio de Janeiro), o apresentador de TV Paulo Nascentes (TV Supren – Brasília) e o radioamador Herodice Guimarães (PY4CY – Juiz de Fora/MG).

Herodice Guimarães (PY4CY) distribuiu cartões QSL comemorativos ao 44º Congresso Brasileiro de Esperanto e apresentou o mundo do radioamadorismo ao público presente. Outros radioamadores esperantistas estavam no local, assistindo ao simpósio e interagindo com os componentes da mesa. Guimarães falou do jargão radioamador, mostrou o chamado Call Book e falou da importância de instituições como a LABRE (Liga de Amadores Brasileiros de Rádio Emissão) e a ILERA (Liga Internacional de Radioamadores Esperantistas). Ao final, fez uma demonstração de código Morse (CW), o que impressionou a platéia.

Do 44º Congresso Brasileiro de Esperanto fica a certeza de que os esperantistas que lidam com o rádio precisam se unir para fortalecer a difusão da língua internacional neutra pelas ondas hertzianas.

Fabiano Henrique

Niterói - RJ


Nenhum comentário: