Aviso aos navegantes deste blog

Prezados amigos, estive internado em hospital,em caráter de emergência,entre 04 de julho e 26 de julho de 2010.Durante esse período,fiquei impossibilitado de atualizar este tão querido blog. Além do mais,ao regressar à minha residência constatei que o meu PC também não estava funcionando a contento.Somente depois de sanados todos os problemas do computador, poderei ler as inúmeras mensagens recebidas e respondê-las.Meu estado de saúde melhora a todo momento, mas permaneço sendo submetido a hemodiálise , às 3as, 5as e sábados, por períodos de 4 horas.Procurarei mantê-los informados. Ótimas Notícias: 1.Depois de longo período inativo, nosso computador já está recuperado!!! 2.Apesar desse longo período de inatividade, o blog www.esperantoforadatoca.blogspot.com foi incluído no rol dos concorrentes que estão participando do concurso TopBlog2010,na categoria COMUNICAÇÃO( pessoal). Detalhe: na lista, em ordem alfabética, dos selecionados,procurar dentre os que começam com as letras "www". Prazo para votação :O período de votação do SEGUNDO TURNO pelo Júri Popular (Internauta) e avaliação pelo Júri Acadêmico é do dia 10/10/2010, às 02:00am até 10/11/2010, às 11:55pm horário de Brasília. Abraços do amigo de sempre Fernando J G Marinho

sexta-feira, 10 de julho de 2009

Noticiário Esperantista (semana de 5 a 11/07/2009)

Fabiano Henrique

Esperanto é proposto a chefes de Estado em encontro de cúpula

A Associação Universal de Esperanto propôs aos chefes de Estado de Brasil, Rússia, Índia e China a adoção da língua auxiliar neutra. A proposta foi redigida pelo presidente da entidade, o indiano Probal Dasgupta, e encaminhada aos líderes dos países que formam o chamado BRIC. O documento foi encaminhado no dia 16 de junho, por ocasião do encontro de cúpula, realizado na cidade russa de Yekaterinburg, aos presidentes Luiz Inácio Lula da Silva, Dmitry Medvedev e Hu Jintao, e ao primeiro-ministro Manmohan Singh. O dirigente esperantista baseou a propaganda do esperanto na experiência da moeda comum européia, afirmando que o dinheiro e as línguas funcionam da mesma forma, no plano internacional. Dasgupta disse que o uso do dólar como unidade monetária de reserva mundial e do inglês como língua comercial somente beneficia os Estados Unidos, em prejuízo dos demais povos. Ao final da carta, o professor indiano conclamou as nações do novo bloco econômico a começarem uma nova era, mais democrática e igualitária nas relações exteriores.


Emoção no último adeus a Sylla Chaves


Um clima de emoção marcou o último adeus ao professor Sylla Chaves. Cerca de três dezenas de alunos, admiradores e familiares foram, na manhã do dia

cinco de julho, à Fazenda Esperanto, cumprir a derradeira vontade do mestre. Junto a um pé de cambucá foram depositadas as cinzas de um homem que, em vida, dignificou a cultura e o saber.





A cantora Neide Barros Rego e o ator André Varella declamaram.

O presidente da Associação esperantista do Rio de Janeiro, o atleta Walter Fontes, discursou, O comunicador Givanildo Costa liderou um coral que entoou músicas em esperanto compostas por Sylla Chaves. Familiares tomaram a palavra, a fim de expressarem manifestação de carinho e apreço pelo ente amado. Em seguida, as cinzas foram vertidas ao redor de um espécime da árvore mais querida pelo recém-falecido

professor. A cerimônia foi encerrada com uma prece que tocou a todos os presentes.











Rádio Rio de Janeiro pronta para o Congresso Brasileiro de Esperanto



A Rádio Rio de Janeiro está pronta para a cobertura do Congresso Brasileiro de Esperanto. O evento acontecerá em Juiz de Fora, entre os dias 12 e 17 deste mês. A Emissora da Fraternidade montou esquemas de transmissão e propaganda de suas atividades. Na próxima terça-feira, dia 14, o comunicador Givanildo Costa irá apresentar O programa Esperanto, a Língua da Fraternidade, ao vivo, direto das dependências do Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora. A irradiação está inserida na programação oficial do congresso. No dia 16, Fabiano Henrique coordenará um simpósio sobre a divulgação da língua internacional neutra pelo rádio. Na ocasião, a Rádio Rio de Janeiro lançará o CD Sylla Chaves no programa Esperanto, a Língua da Fraternidade. Trata-se da íntegra da gravação de uma entrevista concedida pelo recém-falecido professor, na qual ele fala de sua vida e obra. Há mais de 20 anos a Rádio Rio de Janeiro é presença constante na cobertura e divulgação dos Congressos Brasileiros de Esperanto.


Esperantistas lembram quando Michael Jackson utilizou o esperanto

O falecimento do cantor Michael Jackson trouxe de volta a lembrança de quando ele utilizou o esperanto. O idioma foi falado nos minutos iniciais do vídeo-clip History, lançado em 1995. Apesar de a língua internacional neutra ter sido mostrada num ambiente militar, a comunidade esperantista aprovou a iniciativa.


Atletas divulgam o esperanto no Aterro do Flamengo

O esperanto foi divulgado na Corrida da Família. O evento aconteceu no dia 28 de junho, no Aterro do Flamengo, no Rio de Janeiro. Os atletas Walter Fontes e Eric Bernardes disputaram a prova vestidos com camisas alusivas ao idioma, portando bandeiras da língua auxiliar neutra. Segundo Fontes, a participação foi positiva. O corredor aproveitou a oportunidade para convidar os desportistas esperantistas a se inscreverem na Meia-maratona Internacional do Rio de Janeiro, pela equipe Esperanto.


Momentos de incerteza para o esperanto na Rádio Polônia

A equipe da redação em esperanto da Rádio Polônia vive momentos de incerteza. Após ter sido alijado da linha de atrações irradiadas em ondas curtas, o programa em língua internacional deixou de ser veiculado aos sábados e domingos, pela internet. A notícia foi dada na última semana de junho, depois do fim da licença-maternidade da locutora Gabi Kosiarska. A decisão partiu dos novos diretores da Nowe Media, setor que dirige as equipes de produção da emissora. Segundo Kosiarska, a justificativa para a recente deliberação foi a escolha de novas prioridades para o departamento. A comunidade esperantista indignou-se com mais um ato lesivo à cultura do país-natal do criador do idioma auxiliar neutro.


Editora Lorenz lança boletim informativo

A Editora Lorenz lançou mais uma edição do boletim Komunikoj. O destaque do mês é o artigo sobre a participação da entidade nos mais importantes eventos espíritas e esperantistas. Também digno de relevo é o necrológio do professor Sylla Chaves. Na última página aparecem os mais recentes livros publicados pela empresa. O boletim Komunikoj pode ser gratuitamente lido pela internet no endereço http://www.editoralorenz.com/komunikoj.html.


Florianópolis recebe livros esperantistas

A Assessoria de Comunicação da Cooperativa Cultural dos Esperantistas anunciou a remessa de mais um pacote de livros a uma instituição. Desta feita, a contemplada foi a Biblioteca Pública do Estado de Santa Catarina, situada em Florianópolis. Remeteram-se dez obras didáticas e literárias relativas à língua internacional neutra. A iniciativa insere-se na campanha O Esperanto nas Bibliotecas. Desde julho de 2001, foram doados mais de 900 livros a 74 entidades brasileiras e 11 estrangeiras.


Novo CD resgata a voz de um dos pioneiros do esperanto no Brasil


A diretoria da Cooperativa Cultural dos Esperantistas anunciou o lançamento do CD Ismael Gomes Braga – Pioneiro do Esperanto no Brasil. A iniciativa insere-se nas homenagens pelos 40 anos de falecimento de um dos mais importantes mestres da língua internacional neutra.

O disco contém duas palestras proferidas pelo próprio Ismael Gomes Braga, no ano de 1958. Como faixa-bônus, há uma entrevista com Jorge Hess, um dos grandes vultos do esperantismo na Argentina.

A solenidade de lançamento do CD ocorrerá no dia 13 de julho, às 10h, durante o Congresso Brasileiro de Esperanto, em Juiz de Fora. Na ocasião, o professor Affonso Soares irá palestrar.

Segundo o presidente da Cooperativa Cultural dos Esperantistas, Givanildo Costa, trata-se do único registro conhecido da voz de Ismael Gomes Braga. Os trabalhos de produção foram realizados com a colaboração de técnicos da Rádio Rio de Janeiro.


Gravadora esperantista inaugura site

Já está em funcionamento o novo site da gravadora esperantista Vinilkosmo. Na página, o internauta poderá baixar discos inteiros do catálogo da empresa, em formato MP3. Os títulos estão divididos segundo seus respectivos gêneros musicais. Os downloads são pagos, com preços variando de acordo com o CD desejado. O endereço do site é www.vinilkosmo-mp3.com.

Simpósio discutirá a idéia interna do esperanto

Entre os dias 17 e 21 de agosto, acontecerá o Primeiro Simpósio de Homaranismo. O evento terá lugar na cidade suíça de Chaux-de-Fonds. A organização está a cargo do Instituto Científico Zamenhof e do Centro Cultural Esperantista. Haverá palestras, debates, passeios e apresentações de filmes. Homaranismo é a filosofia humanista criada e defendida por Lázaro Luís Zamenhof. Trata-se do embasamento ideológico do esperanto, consubstanciado chamada “idéia interna” do idioma. Graças a esse conjunto de princípios tanto a língua, quanto o movimento esperantista são mundialmente reconhecidos por seus ideais de fraternidade e respeito ao ser humano.


Educandário espírita recebe livros esperantistas

A Assessoria de Comunicação da Cooperativa Cultural dos Esperantistas anunciou a remessa de mais um pacote de livros a uma instituição. Desta vez, o contemplado foi o Educandário Espírita Eurípides Barsanulfo, situado em Goiânia. Remeteram-se dez obras didáticas e literárias relativas à língua internacional neutra. A iniciativa insere-se na campanha O Esperanto nas Bibliotecas. Desde julho de 2001, foram doados mais de 900 livros a 72 entidades brasileiras e 11 estrangeiras.


Site divulga o cinema em esperanto

O Movimento Esperantista Jovem da Rússia lançou o projeto Verda Filmejo. Trata-se de um site criado para divulgar o cinema em esperanto. Segundo o coordenador da iniciativa, Aleksander Osincev, serão apresentados filmes originalmente falados na língua internacional neutra, ou com legendas no idioma. Haverá espaço para documentários, dramas, comédias, musicais e outros gêneros cinematográficos. O site Verda Filmejo encontra-se no endereço http://filmoj.net.


Partido esperantista dá um passo atrás para dar dois adiante

A seção alemã do partido Europa-Democracia-Esperanto não conseguiu o mínimo de votos necessários para receber subvenção estatal. Para atingir a meta, a legenda deveria atingir meio por cento do eleitorado alemão. Ao todo, o EDE foi votado por 11.859 eleitores, de toda a Alemanha. Na França, o partido obteve 29.263 votos. Apesar do resultado, a comunidade esperantista européia não se sentiu derrotada. Além do total de 41.122 votos, recebidos pelo EDE, a deputada polonesa Małgorzata Handzlik foi reeleita.

Nenhum comentário: