Aviso aos navegantes deste blog

Prezados amigos, estive internado em hospital,em caráter de emergência,entre 04 de julho e 26 de julho de 2010.Durante esse período,fiquei impossibilitado de atualizar este tão querido blog. Além do mais,ao regressar à minha residência constatei que o meu PC também não estava funcionando a contento.Somente depois de sanados todos os problemas do computador, poderei ler as inúmeras mensagens recebidas e respondê-las.Meu estado de saúde melhora a todo momento, mas permaneço sendo submetido a hemodiálise , às 3as, 5as e sábados, por períodos de 4 horas.Procurarei mantê-los informados. Ótimas Notícias: 1.Depois de longo período inativo, nosso computador já está recuperado!!! 2.Apesar desse longo período de inatividade, o blog www.esperantoforadatoca.blogspot.com foi incluído no rol dos concorrentes que estão participando do concurso TopBlog2010,na categoria COMUNICAÇÃO( pessoal). Detalhe: na lista, em ordem alfabética, dos selecionados,procurar dentre os que começam com as letras "www". Prazo para votação :O período de votação do SEGUNDO TURNO pelo Júri Popular (Internauta) e avaliação pelo Júri Acadêmico é do dia 10/10/2010, às 02:00am até 10/11/2010, às 11:55pm horário de Brasília. Abraços do amigo de sempre Fernando J G Marinho

quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Noticiário Esperantista (semana de 4 a 10/10/2009)

 Fabiano Henrique

Esperantistas saem às ruas para        divulgar   o esperanto                               

                                                  
Aconteceu, no último sábado, mais um ago-tago, o dia em que os esperantistas saem às ruas, a fim de divulgar o esperanto. Em diversas regiões do Estado do Rio de Janeiro houve atos públicos.
A Associação Esperantista do Rio de Janeiro e a Cooperativa Cultural dos Esperantistas ocuparam o Largo da Carioca, no Centro da Capital, onde os pedestres recebiam folhetos e explicações sobre a língua internacional neutra. Na Zona Sul, houve distribuição de panfletos nas estações de metrô Botafogo e Siqueira Campos. Também houve atividades na Avenida Atlântica, na altura da Rua Santa Clara, em Copacabana. Nas zonas da Leopoldina e Oeste, os co-idealistas também tomaram as vias públicas.
Em Niterói, as manifestações ocorreram ao pé da estátua de Araribóia, próximo à estação das barcas. A equipe do Niterói Esperanto Clube foi liderada pelos esperantistas Walter Fontes e Rosa Amatuzo.
Em Belford Roxo, membros da União Esperantista da Baixada Fluminense montaram uma barraca no centro do município.Naquele local o grupo expôs material de propaganda e apresentou números musicais.
 Presidente da Rússia diz NÃO ao esperanto 

O  presidente da Rússia disse não ao esperanto. Dmitrij Medvedev reagiu desfavoravelmente à língua internacional neutra, em carta datada de 15 de setembro, enviada à União Russa de Esperanto. Segundo o site Libera Folio, o chefe de estado justificou seu ponto de vista, alegando que o uso de qualquer outro idioma representaria um atentado à soberania nacional.
A reação de Medvedev foi motivada por uma carta remetida pelo movimento esperantista local, no dia quatro de maio, apontando para o uso excessivo do inglês na rede oficial de ensino e aconselhando a adoção do esperanto nas relações internacionais. O documento fez referência ao sucesso da divulgação da língua auxiliar entre os estudantes da Hungria.
Ao contrário do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o líder russo concluiu que um idioma neutro ameaçaria as culturas nacionais, posição que desagradou aos samideanos de todo o planeta. Lideranças do movimento esperantista da Rússia rebateram as afirmações de Medvedev, lembrando que a ONU e a UNESCO apóiam oficialmente o uso do esperanto. Inúmeras mensagens de repúdio mencionaram a iminente aprovação do ensino facultativo do idioma nas escolas públicas do Brasil, por parte do Senado Federal. Outros lembraram que o esperanto representa a democracia lingüística, idéia ainda pouco comum ao quotidiano da ex-república soviética. 
Esperanto em alta na LBV 
A Legião da Boa Vontade mantém em plena atividade seu departamento de esperanto. O portal na internet contém notícias, mensagens, publicações e um curso gratuito da língua internacional. O endereço do site é www.boavontade.com/esperanto. 

Festival Internacional de Esperanto movimenta a China 

                                                         
Entre os dias 25 e 27 de setembro, ocorreu o Terceiro Festival Internacional de Esperanto. As atividades tiveram lugar na cidade de Zaozhuang, na China. Cerca de três dezenas de participantes, de diversas nacionalidades, prestigiaram o evento. Entre os destaques da programação figuraram o professor Liu Xiaojun, que palestrou sobre Confúcio, e Sun Mingxiao, que tratou dos provérbios chineses. Houve exposição e concurso fotográficos. O presidente da Associação Universal de Esperanto, Probal Dasgupta, enviou mensagem de congratulações. A Rádio Internacional da China fez a cobertura do festival. 
Esperantistas católicos organizam site de rádio 
Esperantistas católicos de todo o planeta podem escutar, pela internet, os programas da Rádio Vaticano em esperanto. Na página, o internauta tem a seu dispor as gravações, no chamado podcast. Podem-se baixar arquivos MP3 de mensagens religiosas e músicas. O endereço do site é www.radio-vatikana-esperanto.org. 

Africanos interessam-se pelo esperanto
 O movimento esperantista do Zimbábue, no sul da África, está em plena atividade. Muitos são os que se interessam em aprender o esperanto. Além da organização de cursos, os esperantistas locais estão se mobilizando para organizar um encontro específico para interessados em fazer turismo em localidades como as Cataratas Vitória e parques com animais selvagens.

Nenhum comentário: