Aviso aos navegantes deste blog

Prezados amigos, estive internado em hospital,em caráter de emergência,entre 04 de julho e 26 de julho de 2010.Durante esse período,fiquei impossibilitado de atualizar este tão querido blog. Além do mais,ao regressar à minha residência constatei que o meu PC também não estava funcionando a contento.Somente depois de sanados todos os problemas do computador, poderei ler as inúmeras mensagens recebidas e respondê-las.Meu estado de saúde melhora a todo momento, mas permaneço sendo submetido a hemodiálise , às 3as, 5as e sábados, por períodos de 4 horas.Procurarei mantê-los informados. Ótimas Notícias: 1.Depois de longo período inativo, nosso computador já está recuperado!!! 2.Apesar desse longo período de inatividade, o blog www.esperantoforadatoca.blogspot.com foi incluído no rol dos concorrentes que estão participando do concurso TopBlog2010,na categoria COMUNICAÇÃO( pessoal). Detalhe: na lista, em ordem alfabética, dos selecionados,procurar dentre os que começam com as letras "www". Prazo para votação :O período de votação do SEGUNDO TURNO pelo Júri Popular (Internauta) e avaliação pelo Júri Acadêmico é do dia 10/10/2010, às 02:00am até 10/11/2010, às 11:55pm horário de Brasília. Abraços do amigo de sempre Fernando J G Marinho

terça-feira, 22 de dezembro de 2009

Noticiário Esperantista (semana de 20 a 26/12/2009)

Fabiano Henrique



Gigante da internet homenageia o esperanto




O Google homenageou o esperanto. Na última terça-feira, dia 15, o maior site de buscas da internet estampou a bandeira da língua internacional neutra sobre a logomarca da empresa. A homenagem deu-se em alusão aos 150 anos de nascimento de Lázaro Luís Zamenhof, o criador do idioma. O fato foi constatado por centenas de internautas do mundo inteiro. Ao todo, a bandeira esperantista foi vista em sites do Google em 33 países. Inexplicavelmente, o estandarte do esperanto não apareceu nas páginas do Brasil e de Portugal.

Embaixada da Polônia comemora os 150 anos de Zamenhof






O criador do esperanto foi homenageado na Embaixada da Polônia, em Brasília. A cerimônia ocorreu no dia 11 de dezembro, das sete às onze da noite, em comemoração aos 150 anos de nascimento de Lázaro Luís Zamenhof. Aproximadamente 700 pessoas fizeram-se presentes. A solenidade foi conduzida por Giuseppe e Ursula Grattapaglia. O pianista Lucian Lorenz apresentou peças de Chopin. Em seguida o Embaixador Jacek Kisielewski saudou a todos os presentes. O presidente da Liga Brasileira de Esperanto, o professor José Passini, discursou. Logo depois, leu-se ao microfone uma mensagem enviada por Ludwig Zaleski Zamenhof, neto do criador da língua internacional neutra. O Embaixador foi agraciado com exemplares de livros esperantistas. Ao final, foi servido um coquetel.

Papai Noel aprende esperanto para receber cartas de todo o mundo
O natal se aproxima e do Canadá vem a notícia de que Papai Noel já responde cartas em esperanto. Milhares de crianças de todo o mundo agora podem remeter seus pedidos ao Bom Velhinho, no idioma criado por Lázaro Zamenhof. Para enviar a correspondência, basta endereçá-la ao Avo Frosto, como o Papai Noel é chamado em esperanto, no Pólo Norte, Canadá. É importante indicar no envelope que a missiva está escrita na língua internacional neutra.

Rádio Internacional da China completa 45 anos divulgando o esperanto
O programa de esperanto da Rádio Internacional da China completou 45 anos no ar. O aniversário aconteceu no último sábado, dia 19. Para comemorar a data realizou-se um programa festivo. No site da emissora o ouvinte pode ler o histórico das transmissões. Os textos e as gravações estão disponíveis no endereço http://www.esperanto.cri.cn/.

Esperantistas são entrevistados em Moscou
O sesquicentenário do criador do esperanto foi tema de um programa radiofônico. A Rádio Svoboda, de Moscou, destinou 53 minutos para falar do dia da língua internacional neutra. Os esperantistas Sergej Kuznecov, Nikolaj Gudskov e Garik Kokolija foram entrevistados. A irradiação causou impressão nos ouvintes, rendendo elogios dos samideanos moscovitas.

Dia do esperanto foi festejado em Portugal
Em Portugal também houve comemorações relativas aos 150 anos de nascimento do criador do esperanto. A Sociedade Portuguesa de Naturalogia, situada em Lisboa, recebeu esperantistas e simpatizantes no último dia 13. Na ocasião, houve palestras e apresentação de livros. No dia seguinte, aconteceu uma visita ao Jardim Botânico da capital, almoço de confraternização e exibição de um filme legendado em esperanto.

3 comentários:

Nanuni Kokoritu disse...

Um apoio do Google é sempre bom!

Jorge Purgly disse...

Olá!
É prazer te revisitar no seu blog. Afinal dezembro é um mes de festas.
Gostaria de compartilhar algo que creio de seu interesse e dos leitores do seu blog.
Ontem por sugestão do Adelson Smania do GerenciandoBlog (confira na pesquisa do Google)instalei no meu blog principal a ferramenta Skribit
Confira em http://purgly.blogspot.com
Com ela o leitor pode votar nos temas que gostaria de ver e propor novos temas de interesse.
É um canal de comunicação simples e direto, que gostaria também de compartilhar contigo.
Quem sabe voce pode sugerir um artigo sobre o Esperanto?
Quem ver o blog vai ler e é uma forma fácil de divulgar.
Estou me empenhando bastante para ter os meus demais blogs bem atualizados e de agrado do querido leitor.
Confira em
http://biometrio.blogspot.com
http://konektigi.blogspot.com
http://mastersuno.blogspot.com
http://drbachflower.blogspot.com
http://purgly.wordpress.com
e no meu mapa social em
http://xeesm.com/JorgePurgly
Um forte abraço e um excelente Reveillon!

Fernando J G Marinho disse...

Gratíssimo pelo comentário, Purgly!
Já providenciei minha sugestão no Skribit:Gostaria de ler sua opinião sobre a essência e o futuro do esperanto.Forneci, como uma dica para seu exame, a página http://www.ufv.br/GCult/PGontijo/essencia.htm .
Um novo ano cheio realizações, é o que lhe desejo.
Marinho