Aviso aos navegantes deste blog

Prezados amigos, estive internado em hospital,em caráter de emergência,entre 04 de julho e 26 de julho de 2010.Durante esse período,fiquei impossibilitado de atualizar este tão querido blog. Além do mais,ao regressar à minha residência constatei que o meu PC também não estava funcionando a contento.Somente depois de sanados todos os problemas do computador, poderei ler as inúmeras mensagens recebidas e respondê-las.Meu estado de saúde melhora a todo momento, mas permaneço sendo submetido a hemodiálise , às 3as, 5as e sábados, por períodos de 4 horas.Procurarei mantê-los informados. Ótimas Notícias: 1.Depois de longo período inativo, nosso computador já está recuperado!!! 2.Apesar desse longo período de inatividade, o blog www.esperantoforadatoca.blogspot.com foi incluído no rol dos concorrentes que estão participando do concurso TopBlog2010,na categoria COMUNICAÇÃO( pessoal). Detalhe: na lista, em ordem alfabética, dos selecionados,procurar dentre os que começam com as letras "www". Prazo para votação :O período de votação do SEGUNDO TURNO pelo Júri Popular (Internauta) e avaliação pelo Júri Acadêmico é do dia 10/10/2010, às 02:00am até 10/11/2010, às 11:55pm horário de Brasília. Abraços do amigo de sempre Fernando J G Marinho

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Noticiário Esperantista (semana de 7 a 13/02/2010)



Fabiano Henrique


Movimento esperantista recupera domínio na Internet

O movimento esperantista recuperou o domínio esperanto.com. O endereço foi comprado por um grupo de samideanos, com a finalidade de criar um novo site de relacionamentos, como Orkut, Facebook, My Space e Twitter. A idéia surgiu após o fim do portal Amikumu, que funcionou durante o ano de 2007, chegando a ter aproximadamente 1700 membros. No novo esperanto.com, o internauta poderá postar fotos, arquivos de áudio, formar grupos e escrever blogs.

Anuncio de pagina inteira comemora aniversario de programa de esperanto

A Rádio Internacional da China comemora intensamente 45 anos de transmissões em língua internacional. A emissora publicou anúncio de página inteira na contracapa da edição de janeiro de revista Esperanto. Da propaganda constam foto da equipe de produtores e locutores, breve histórico e tabela de freqüências e horários das irradiações. Diariamente os apresentadores lêem dezenas de cartas e e-mails de congratulações. O programa em esperanto da Rádio Internacional da China é um dos mais ouvidos no ranking interno da emissora. Milhares de ouvintes, em todo o mundo, acompanham as emissões em ondas curtas e pela internet.

Campo Grande receberá Congresso Brasileiro de Esperanto


Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, será a sede o Congresso Brasileiro de Esperanto deste ano. As atividades acontecerão entre os dias 13 e 16 de julho. O tema central do evento será Avante com os pioneiros. A promoção está a cargo da Sociedade Esperantista do Mato Grosso do Sul. Inscrições e informações no endereço www.esperanto.org.br.

Esperantistas brasileiros premiados no exterior

Dois esperantistas brasileiros foram premiados no exterior. A revista russa La Ondo de Esperanto promoveu o concurso Liro 2009, divulgando os resultados na última semana. A niteroiense Neide Barros Rêgo foi premiada na categoria Poesia Original, com a obra Kial, Florbela?  Elias Antunes, também na mesma categoria, foi laureado com o texto L’Alia.

Liga Internacional de Instrutores de Esperanto tem novo diretor

O venezuelano Leysester Flores Miró foi empossado diretor da seção brasileira da Liga Internacional de Instrutores de Esperanto (ILEI). A notícia foi divulgada na última semana em São Paulo. Leysester Miró é graduado em Filosofia, com pós-graduação em línguas nacionais e estrangeiras. A ILEI tem como objetivo aprimorar o nível do ensino do esperanto.

Lançado novo método de ensino de esperanto

Esperanto para ensino em sala de aula é o novo método elaborado pelo professor Josias Barbosa. Construído segundo as normas da liga internacional de professores do idioma, o livro é ricamente ilustrado. O material é oferecido em dois volumes, além de CD e livro de orientação ao professor. O método segue as normas do Conselho Europeu para o ensino de Línguas. O CD inclui textos introdutórios e dramatização das aulas. Uma pasta com material auxiliar acompanha o conjunto.

Nenhum comentário: