Aviso aos navegantes deste blog

Prezados amigos, estive internado em hospital,em caráter de emergência,entre 04 de julho e 26 de julho de 2010.Durante esse período,fiquei impossibilitado de atualizar este tão querido blog. Além do mais,ao regressar à minha residência constatei que o meu PC também não estava funcionando a contento.Somente depois de sanados todos os problemas do computador, poderei ler as inúmeras mensagens recebidas e respondê-las.Meu estado de saúde melhora a todo momento, mas permaneço sendo submetido a hemodiálise , às 3as, 5as e sábados, por períodos de 4 horas.Procurarei mantê-los informados. Ótimas Notícias: 1.Depois de longo período inativo, nosso computador já está recuperado!!! 2.Apesar desse longo período de inatividade, o blog www.esperantoforadatoca.blogspot.com foi incluído no rol dos concorrentes que estão participando do concurso TopBlog2010,na categoria COMUNICAÇÃO( pessoal). Detalhe: na lista, em ordem alfabética, dos selecionados,procurar dentre os que começam com as letras "www". Prazo para votação :O período de votação do SEGUNDO TURNO pelo Júri Popular (Internauta) e avaliação pelo Júri Acadêmico é do dia 10/10/2010, às 02:00am até 10/11/2010, às 11:55pm horário de Brasília. Abraços do amigo de sempre Fernando J G Marinho

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

PORCO NA CABEÇA!

Fernando J. G. Marinho


Um motorista apressado descia determinada serra cheia de curvas. Surge na contramão outro carro em alta velocidade. Enquanto evita o choque, o motorista grita para o que vinha descendo: "-Porco !"
Resposta fulminante: "- Idiota!"
Logo depois da curva, o apressado motorista reconhece o erro de interpretação: cruzando a estrada, um enorme porco colocava em risco os que por ali trafegavam.

Esta é uma conhecida metáfora, usada para ilustrar como estamos sujeitos à influências de inúmeros paradigmas. Por falta de espaço e de competência, não vou me enveredar pelas teorias de Thomas Kuhn e de Fritjof Capra, sobre o tema "paradigmas". Fiquemos em esclarecimento rasteiro: O que levou o apressado motorista a ofender o colega foi a instantânea e involuntária evocação de fatos anteriores que já estavam catalogados para produzirem aquele modelo de reação.
Quando escolhi o título deste artigo, estava querendo criar um outro exemplo de paradigma. O leitor deve ter julgado que o texto trataria de algo relacionado ao "jogo-do-bicho", porque a expressão "porco na cabeça" já está associada, há muito tempo, ao citado jogo. Exemplo de paradigma científico: "o câncer não tem cura". Afirmações deste tipo - principalmente se emitidas por cientistas - criam enormes obstáculos para o êxito do tratamento.

O saudoso Prof. Walter Francini, autor de ESPERANTO SEM PRECONCEITOS, editado pela Associação Paulista de Esperanto (R. Faustolo 124, CEP 05041-000, São Paulo-SP), nos informa que até a idade de trinta e três anos não aceitava o esperanto porque, na universidade que frequentava, um competente professor dizia que artificialismos não vingam no campo linguístico. Nessa interessante obra, ele não só esclarece o que é o esperanto, quais são o seu objetivo e realizações, mas ainda nos mostra que nenhum dos preconceitos contra a língua internacional tem base.

Ao ouvir falar sobre o esperanto, por favor, reduza a velocidade; não se deixe influenciar por paradigmas pseudo-científicos; não se aborreça com a nossa insistência; preste atenção ao interlocutor , pois, provavelmente, ele estará querendo ajudá-lo a encontrar itinerários menos tortuosos, a viajar por caminhos que contenham menos obstáculos, a apreciar melhor as paisagens que as estradas da vida nos oferecem.


E, para terminar, um convite aos leitores internautas: Que tal uma visita ao "site" da Liga Brasileira de Esperanto (http://www.esperanto.org.br)?


(Este artigo foi publicado no Diário de Petrópolis, de 6.6.1999, sob o título "PORCO NA CABEÇA!".
 Veja também:
http://www.npoint.com.br/sementeira/dpartig.html)












Nenhum comentário: