Aviso aos navegantes deste blog

Prezados amigos, estive internado em hospital,em caráter de emergência,entre 04 de julho e 26 de julho de 2010.Durante esse período,fiquei impossibilitado de atualizar este tão querido blog. Além do mais,ao regressar à minha residência constatei que o meu PC também não estava funcionando a contento.Somente depois de sanados todos os problemas do computador, poderei ler as inúmeras mensagens recebidas e respondê-las.Meu estado de saúde melhora a todo momento, mas permaneço sendo submetido a hemodiálise , às 3as, 5as e sábados, por períodos de 4 horas.Procurarei mantê-los informados. Ótimas Notícias: 1.Depois de longo período inativo, nosso computador já está recuperado!!! 2.Apesar desse longo período de inatividade, o blog www.esperantoforadatoca.blogspot.com foi incluído no rol dos concorrentes que estão participando do concurso TopBlog2010,na categoria COMUNICAÇÃO( pessoal). Detalhe: na lista, em ordem alfabética, dos selecionados,procurar dentre os que começam com as letras "www". Prazo para votação :O período de votação do SEGUNDO TURNO pelo Júri Popular (Internauta) e avaliação pelo Júri Acadêmico é do dia 10/10/2010, às 02:00am até 10/11/2010, às 11:55pm horário de Brasília. Abraços do amigo de sempre Fernando J G Marinho

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

O PAI DO " EURO" É UM ESPERANTISTA



(Artigo publicado na revista ESPERANTO, janeiro de 2010, Órgão Oficial da Associação Universal de Esperanto, entidade que mantém relações oficiais com a ONU e UNESCO.)
É pouco conhecido o fato de o criador da palavra " euro", nome da principal unidade de medida monetária da União Europeia, ser o esperantista belga Germain Pirlot, professor de ensino médio de uma escola em Ostendo.
Em carta de 4 de agosto de 1995 Pirlot propôs ao Presidente da Comissão Europeia Jacques Santer que fosse dado o nome "euro" à nova moeda europeia. em carta de 18 de setembro de 1995 Santer agradeceu ao Sr Pirlot pela sugestão ( ref. SG/95/D/86446) e o nome "euro" foi oficialmente aceito por ocasião da Convenção Europeia, realizada em dezembro de 1995, em Madri.
Pirlot durante muitos anos colecionou e publicou regularmente informações sobre opiniões favoráveis ao esperanto emitidas por políticos. Ele também organizou uma campanha de aliciamento a favor do esperanto junto ao Parlamento Europeu. entre 1977 e 1992, Pirlot reuniu e publicou informações sobre cursos de esperanto oficialmente implantados em universidades. Em 2002, reativou esse serviço. Pirlot é membro da AIS( Akademio Internacia de la Sciencoj de San Marino) desde sua fundação ,em 1983. Foi o criador de um prêmio destinado a incentivar a publicação de obras científicas em esperanto.
O euro foi introduzido no dia 1º de janeiro de 1999 como unidade de moeda oficial do então grupo de onze países ( posteriormente 12, pois a Grécia aderiu ao grupo em 2000): a partir dessa data, até 2002 podia-se pagar em euros somente com cartões bancários ou cheques. O euro tornou-se palpável somente a partir de 1º de janeiro de 2002, quando surgiram as notas e moedas.
O euro (EUR, €   ) é a principal unidade monetária da União Europeia: é a única moeda da Áustria, Bélgica, Finlândia, França, Alemanha, Grécia, Espanha, Irlanda, Itália, Chipre, Luxemburgo, Malta, Holanda, Portugal, Eslováquia e Eslovênia , que fazem parte da UME( União Monetária Europeia). Chamamos a este grupo de países de Zona Europeia, Eurogrupo ou Euroland.
O euro também é a principal moeda de algumas nações e " micro-estados" não pertencentes à União Europeia: Andorra, Mônaco, San Marino, Vaticano, Montenegro, Kosovo ( na Sérvia) e  Akrotiri e Dekelia ( no Reino Unido) .
O euro abrange 8 moedas: de 1,2,5,10,20 e 50 centavos, 1 e 2 euros ; e sete notas: de 5,10,20,50,100,200 e 500 euros.
 As notas apresentam figuras de pontes e portais, que são fictícias, mas baseados em 7 estilos diferentes de arquitetura. No verso das moedas há 15 figuras diferentes, sendo uma para cada país.Os países da UME tiveram o direito de escolher os desenhos para o verso de suas respectivas moedas.
O euro tem, pois,  algo em comum com o esperanto  :um esperantista lhe deu o nome. No entanto, há uma diferença: enquanto o euro fez com que desaparecessem as moedas antigas, o esperanto respeita todas as línguas e possibilita contatos interculturais de forma totalmente neutra e democrática.
(Tradução para o português: Fernando J G Marinho)
.

Nenhum comentário: