Aviso aos navegantes deste blog

Prezados amigos, estive internado em hospital,em caráter de emergência,entre 04 de julho e 26 de julho de 2010.Durante esse período,fiquei impossibilitado de atualizar este tão querido blog. Além do mais,ao regressar à minha residência constatei que o meu PC também não estava funcionando a contento.Somente depois de sanados todos os problemas do computador, poderei ler as inúmeras mensagens recebidas e respondê-las.Meu estado de saúde melhora a todo momento, mas permaneço sendo submetido a hemodiálise , às 3as, 5as e sábados, por períodos de 4 horas.Procurarei mantê-los informados. Ótimas Notícias: 1.Depois de longo período inativo, nosso computador já está recuperado!!! 2.Apesar desse longo período de inatividade, o blog www.esperantoforadatoca.blogspot.com foi incluído no rol dos concorrentes que estão participando do concurso TopBlog2010,na categoria COMUNICAÇÃO( pessoal). Detalhe: na lista, em ordem alfabética, dos selecionados,procurar dentre os que começam com as letras "www". Prazo para votação :O período de votação do SEGUNDO TURNO pelo Júri Popular (Internauta) e avaliação pelo Júri Acadêmico é do dia 10/10/2010, às 02:00am até 10/11/2010, às 11:55pm horário de Brasília. Abraços do amigo de sempre Fernando J G Marinho

quinta-feira, 16 de outubro de 2008

Noticiário Esperantista (semana de 12 a 18/10/2008)

Fabiano Henrique

Congresso Paulista de Esperanto marca o fim-de-semana
Mais de 90 pessoas foram à cidade de Lorena, no Vale do Paraíba, a fim de participar do Terceiro Congresso Paulista de Esperanto. As atividades aconteceram entre os dias 10 de 12 outubro, sob o tema “Ano internacional das línguas”. A imprensa local deu cobertura ao evento. Os congressistas que optaram por alojamento comum foram alocados na Casa Episcopal. Entre os palestrantes destacaram-se Floriano Pessoa, James Piton, Sylla Chaves, Francisco Wechsler, Alfredo Aragon e Geraldo Mattos. A parte artística foi abrilhantada pelos músicos Ivan Guimarães, José Inácio e Pedro Silva. O professor Jorge Linck demonstrou a funcionalidade do ábaco, a milenar calculadora chinesa. A Editora Oportuno aproveitou o ensejo para lançar os livros Breno kaj Lilika (infantil) e Geedza Kanzono (versão em esperanto de Cantiga de Esponsais, de Machado de Assis). Por fim, um grupo de congressistas visitou o monumento em homenagem a Lázaro Luís Zamenhof, numa praça localizada nas proximidades do local do congresso.

Falou-se de esperanto na TV Câmara
O esperanto foi mencionado na TV Câmara. O fato se deu no último domingo, dia 12, por ocasião do programa Sempre um Papo. Os entrevistados Dad Squarisi e Márcio Cotrim referiram-se positivamente à língua internacional neutra. Por volta dos oito minutos do programa, Squarisi teceu comentários sobre a Torre de Babel. Aos 12, Cotrim falou sobre Zamenhof e o esperanto. O assunto principal dos escritores foi a língua portuguesa. O programa pode ser visto no site da emissora, em www.camara.gov.br.

Confeiteiro cria a receita de um doce modo de divulgar o esperanto
O confeiteiro Hermann Kroppenberg, da cidade de Colônia, na Alemanha, uniu suas duas paixões: doces e esperanto. Todo o trabalho de criação resultou nos Bolinhos Zamenhof (tradução aproximada para Ludovikuketoj). Trata-se de uma sobremesa feita em camadas, à base de chocolate. Kroppenberg decidiu comercializar duas versões do doce esperantista. A primeira apresenta a figura do criador da língua internacional neutra, com inscrições alusivas ao idioma, à escolha do freguês. A outra é um boneco de Lazaro Zamenhof. A comunidade esperantista alemã aprovou a iniciativa, considerando-a uma saborosa forma de divulgar o esperanto.

Mais uma biblioteca pública recebe livros esperantistas
A Assessoria de Comunicação da Cooperativa Cultural dos Esperantistas anunciou a remessa de mais um pacote de livros esperantistas a uma biblioteca pública. Desta feita, o Centro de Ensino Vila Isabel, da cidade Três Rios foi o contemplado. Ao todo, foram remetidas dez obras literárias e didáticas escritas em esperanto. Desde julho de 2001, a Cooperativa Cultural dos Esperantistas enviou mais de 700 livros a 60 instituições brasileiras e estrangeiras.

Lançado o portal do curso de esperanto da Universidade Federal do Ceará
Esta na internet o portal do Curso de Esperanto da Univesidade Federal do Ceará. No site encontra-se também a Interlingvistika Revuo, uma revista sobre lingüística, escrita na língua internacional neutra. Entre os redatores estão os professores Leite Junior, Adelson Sobrinho e Alber Uchoa. O endereço do portal é
www.esperanto.ufc.br. O Curso de Esperanto da Universidade Federal do Ceará é um projeto de extensão do Departamento de Literatura. A cada semestre abrem-se inscrições para os níveis elementar e básico, além de outras atividades ligadas à língua criada por Lázaro Zamenhof. Informações e matrículas pelo telefone 0xx85 3366-7617.

Portugueses promovem encontro nacional de esperanto
Aconteceu nos dias quatro e cinco de outubro o XXIV Encontro Português de Esperanto. As atividades tiveram lugar em Alcochete. O evento foi tema de reportagens na imprensa local. Da programação constaram palestras, debates e apresentações artísticas. Alcochete é um município pertencente ao distrito de Setúbal, na região de Lisboa, com cerca de 16 mil habitantes.

Feira de São Cristóvão recebe esperantistas A comunidade esperantista carioca divulgou o esperanto na Feira de São Cristóvão. A visita ao Centro Municipal Luiz Gonzaga de Tradições Nordestinas aconteceu no último sábado, dia 11 de outubro. O público, ao ser abordado, recebeu panfletos de divulgação do esperanto. Segundo o professor Evandro Caboclo, a visita foi um grande sucesso, merecendo a acolhida do público. Os esperantistas posaram para uma sessão de fotos junto ao monumento em homenagem ao Rei do Baião. A iniciativa fez parte do Projeto Esperanto para o Público.

Nenhum comentário: