Aviso aos navegantes deste blog

Prezados amigos, estive internado em hospital,em caráter de emergência,entre 04 de julho e 26 de julho de 2010.Durante esse período,fiquei impossibilitado de atualizar este tão querido blog. Além do mais,ao regressar à minha residência constatei que o meu PC também não estava funcionando a contento.Somente depois de sanados todos os problemas do computador, poderei ler as inúmeras mensagens recebidas e respondê-las.Meu estado de saúde melhora a todo momento, mas permaneço sendo submetido a hemodiálise , às 3as, 5as e sábados, por períodos de 4 horas.Procurarei mantê-los informados. Ótimas Notícias: 1.Depois de longo período inativo, nosso computador já está recuperado!!! 2.Apesar desse longo período de inatividade, o blog www.esperantoforadatoca.blogspot.com foi incluído no rol dos concorrentes que estão participando do concurso TopBlog2010,na categoria COMUNICAÇÃO( pessoal). Detalhe: na lista, em ordem alfabética, dos selecionados,procurar dentre os que começam com as letras "www". Prazo para votação :O período de votação do SEGUNDO TURNO pelo Júri Popular (Internauta) e avaliação pelo Júri Acadêmico é do dia 10/10/2010, às 02:00am até 10/11/2010, às 11:55pm horário de Brasília. Abraços do amigo de sempre Fernando J G Marinho

quarta-feira, 8 de outubro de 2008

Noticiário Esperantista (semana de 5 a 11/10/2008)

Fabiano Henrique

Dito e feito: esperantistas tomaram as ruas do Rio de Janeiro
As ruas do Rio de Janeiro assistiram a uma festa esperantista no último sábado. Dezenas de falantes e simpatizantes do esperanto dirigiram-se a praças e logradouros públicos, em diversos pontos do Estado, a fim de divulgar o idioma. A iniciativa inseriu-se nas comemorações do Ago-tago, expressão que pode ser traduzida como o dia da ação em prol da língua internacional neutra.
A Cooperativa Cultural dos Esperantistas organizou manifestações no Largo da Carioca, no Centro da Capital fluminense. Montou-se, no local, uma pequena exposição de livros e revistas de todo o mundo. No Méier, na Zona Norte, distribuíram-se aproximadamente 300 panfletos de propaganda. Logo após, realizou-se um almoço de confraternização em um restaurante próximo.
Em Bonsucesso, na Região da Leopoldina, houve atividades na Praça das Nações. Em Campo Grande, na Zona Oeste, a panfletagem ocorreu no calçadão do bairro. Na Ilha do Governador, os esperantistas concentraram-se nas adjacências do estádio da Portuguesa. Na Baixada Fluminense, os grupos locais reuniram-se em Queimados, junto à Estação Ferroviária.
Membros do Niterói Esperanto Clube montaram uma barraca ao pé da estátua de Araribóia, em frente à Estação das Barcas. Liderados pelo presidente da entidade, o atleta Walter Fontes, os samideanos niteroienses distribuíram folhetos aos adultos e bolas de gás às crianças.
O idealismo e a simpatia dos esperantistas venceram a desconfiança de alguns transeuntes, motivada pela intensa campanha eleitoral. Segundo especialistas, o Ago-tago 2008 pode ser considerado o maior da história, por causa da quantidade de locais onde aconteceram atos públicos.

Marca histórica para o rádio esperantista
A Rádio Vaticano atingiu a marca de quatro mil programas transmitidos em esperanto. O feito histórico aconteceu no último domingo, cinco de outubro. Desde o dia 17 de abril de 1976, o movimento esperantista católico tem a sua voz transmitida aos quatro cantos da Terra, pelas ondas da emissora. Atualmente, a produção e a locução estão a cargo de Carlo Sarandrea. As emissões são realizadas em ondas curtas, via-satélite ou pela internet, às quartas, quintas e aos domingos. Para ouvir em tempo real, basta acessar o endereço
www.radiovaticana.org.

Evento esperantista movimenta a Catalunha

Acontece no próximo sábado, dia 11, a XVI Semana Esperantista Internacional de Cultura e Turismo. As atividades terão lugar na cidade de Salou, na região da Catalunha, na Espanha. Estão marcados debates, palestras, cursos, passeios e apresentações artísticas. Durante o evento, ocorrerá a entrega do Prêmio Ada Fighiera.

Confraternização na Fazenda Esperanto
No próximo domingo, dia 12, a Fazenda Esperanto receberá cerca de cem pessoas para uma confraternização. Serão servidos café da manhã, almoço e lanche para os visitantes. O evento acontecerá de 9h às 17h. Obras recentemente realizadas trouxeram melhorias ao imóvel, proporcionando mais conforto e segurança ao público. A Fazenda Esperanto é uma propriedade da Cooperativa Cultural dos Esperantistas e está localizada na Estrada Guandu do Sena, 5720, em Bangu, no Rio de Janeiro. Informações e reservas pelo telefone 0xx21 2220-7486.

Tudo pronto para o Congresso Paulista de Esperanto

Acontece entre os dias 10 e 12 de outubro o III Congresso Paulista de Esperanto. As atividades terão lugar na cidade de Lorena, no Vale do Paraíba. A organização está a cargo da Associação Esperantista do Estado de São Paulo. Inscrições e informações no endereço
www.easp.org.br.

Esperanto divulga livro espírita no exterior

A versão em esperanto do livro Suicídio e Suas Conseqüências é destaque na edição de outubro da revista Reformador, da Federação Espírita Brasileira. No artigo “Russia: Espiritismo nas asas do esperanto”, o professor Affonso Soares aborda a crítica favorável que a obra de Gerson Simões Monteiro, traduzida por Givanildo Costa, recebeu no periódico La Ondo de Esperanto. Trechos da análise feita pelo articulista russo Nikolaj Penĉukov foram pinçados, a fim de corroborar a campanha de conscientização promovida pelo movimento espírita. Graças ao esperanto, o livro Suicídio e Suas Conseqüências vem conseguindo repercussão internacional
.


Nenhum comentário: